representante comercial

Os representantes comerciais são vitais para todas as empresas. Desempenham um papel essencial na inserção da empresa no mercado, atraindo clientes e retendo as vendas. Saiba mais sobre as responsabilidades, qualificações e vantagens de se tornar um representante comercial.

empregos como sales representative
1

o que é um representante comercial?

Como representante comercial, és o elo direto entre o negócio que representas e os clientes. És responsável por identificar novas perspetivas de mercado e demonstrar-lhes os produtos e serviços. Venderás também estes produtos e serviços e aconselharás o teu empregador sobre formas de melhorar as vendas.

empregos como sales representative
empregos como sales representative
2

salário médio como representante comercial

O salário médio de um representante comercial em Lisboa, Portugal, ronda os 1.181 euros mensais. Vale a pena recordar que o salário de um representante de vendas não é um salário uniforme em todos os setores. Ganharás de forma diferente dependendo da indústria que representas e da natureza dos produtos e serviços que comercializas. Por exemplo, representantes de vendas em serviços profissionais, científicos e técnicos tendem a receber um melhor salário do que representantes comerciais no mercado do comércio retalhista não técnico ou os que trabalham com produtos eletrónicos.

ganhar comissões

Para além do salário de base, poderás usufruir de comissões e bónus pelo trabalho que realizas. Ainda que cada indústria tenha a sua forma de as atribuir, a compensação é geralmente atribuída com base no volume de vendas. O sales representative e o seu empregador têm de chegar a acordo sobre a natureza desta compensação. Por exemplo, se estiveres a ser pago através de comissão percentual, ganhas uma percentagem do total das tuas vendas. Algumas indústrias atribuem este bónus com base no lucro realizado ou nas vendas efetuadas a partir de um determinado número de produtos.

3

tipos de representantes comerciais

Embora as funções dos representantes comerciais sejam as mesmas em todos os setores, é possível distinguir estes profissionais de acordo com a indústria em que trabalham. As três principais categorias de representantes comerciais são: os representantes comerciais dos fabricantes, dos grossistas e dos retalhistas.

  • representante de vendas do fabricante. Como representante de vendas de um fabricante, trabalharás para um fabricante de produtos para vender os seus serviços a grossistas e retalhistas. Terás de entrar no mercado, lançar novos produtos e fornecer stock a pontos de venda de empresas. Na maior parte dos casos, estes representantes comerciais trabalham em regime de comissão direta. Isto significa que as empresas que representam lhes pagam estritamente à comissão por cada produto que vendem. Por isso, a maioria dos representantes comerciais dos fabricantes são vendedores independentes. 
  • representante comercial do grossista. Ao contrário dos representantes comerciais do fabricante, os representantes comerciais do grossista representam um revendedor ou distribuidor de produtos de longa duração ou perecíveis. Se for sales representative de um grossista, serás responsável pelo fornecimento de produtos da tua empresa a retalhistas ou a compradores individuais de stock.
  • representantes comerciais do retalhista. Estes são os representantes comerciais mais conhecidos. Para além de serem o rosto de uma empresa, são encontrados no ponto de encontro com potenciais clientes. Como representante comercial de um retalhista, estarás em constante comunicação com os clientes ao mesmo tempo que vendes produtos e serviços
4

trabalhar como sales representative

Se és apaixonado pela ideia de te tornares um representante comercial, aqui estão os detalhes que precisas de saber sobre a natureza desta profissão.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

A maioria dos empregadores que procuram representantes comerciais requerem presentemente uma licenciatura. Portanto, se desejares ocupar este cargo, precisas de uma licenciatura numa área relacionada com negócios. A exigência mais comum é uma especialização em marketing ou administração de empresas. Teres uma licenciatura dá-te as competências necessárias que te tornam competente no mercado de trabalho. Além da formação educacional, precisas de formação especializada no setor em que queres trabalhar. Esta formação inclui as políticas da empresa e a natureza dos produtos e serviços relevantes. Por exemplo, precisas de formação sobre automóveis para trabalhares para uma empresa de venda de automóveis.

6

FAQs

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre trabalhar como representante comercial.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.