digital marketer
Anseias por versatilidade na tua carreira? És inovador e criativo? Então considera uma carreira como digital marketer. Como digital marketer, és responsável por supervisionar e desenvolver estratégias de marketing online para grandes e pequenas empresas. Asseguras-te de que as campanhas digitais decorrem sem problemas e produzem os resultados desejados.
ver oportunidadeso que é um digital marketer?
Como digital marketer, desenvolves e implementas campanhas de marketing nas redes sociais e plataformas digitais. Promoves os produtos e serviços de uma empresa e aumentas a notoriedade da marca no espaço digital. Desempenhas também um papel significativo na promoção do tráfego para o website do teu empregador e na obtenção de leads através de plataformas digitais.
Os digital marketers identificam e avaliam as novas tecnologias digitais e encontram formas de explorar novas oportunidades de comercialização de produtos. Utilizarás ferramentas de análise da web para optimizar campanhas de marketing através dos meios de comunicação social, e-mail e publicidade em motores de busca. Por exemplo, no marketing de pesquisa, encontrarás formas de melhorar a visibilidade dos produtos do teu empregador através de conteúdos online. Utilizas também a análise da web para descobrir informações sobre o teu público-alvo. O teu papel envolve colaborar com gestores de meios de comunicação social e outras funções do marketing para te assegurares que as mensagens da empresa estejam em consonância em todos os canais de marketing.
A dimensão do negócio determina a forma como o teu papel será desempenhado na prática. Por exemplo, numa pequena start-up, a tua função é criar a estratégia de marketing, planear a execução e implementar cada campanha de marketing digital. Em grandes empresas, trabalhas com uma grande equipa de marketing digital e concentras-te na estratégia e execução de tarefas. Como consultor de marketing digital, podes trabalhar em várias empresas, incluindo empresas de tecnologia, serviços financeiros, empresas de telecomunicações e empresas de consultoria de marketing.
Será que trabalhar como digital marketer se adequaria à tua criatividade e pensamento estratégico? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares nesta função.
salário médio de um digital marketer
Segundo o Glassdoor, um digital marketer em Portugal recebe, em média, 1.237 euros mensais, o que corresponde a 14.844 euros por ano. Ainda assim, no nível de entrada, o teu salário pode ser inferior. Com o teu crescimento na carreira e ao ganhares experiência, o valor do teu salário pode atingir os 3 mil euros mensais.
O pacote de compensação inclui normalmente vários subsídios como seguros de saúde, alojamento e transporte. Algumas empresas também dão bónus aos consultores de marketing digital por alcançarem marcos importantes, enquanto outras empresas têm comissões extra e regalias adicionais.
que fatores influenciam o salário de um digital marketer?
Vários fatores têm impacto no seu pacote de compensação como digital marketer. Por exemplo, os teus antecedentes e qualificações profissionais afetam o salário que uma empresa está disposta a pagar-te. É prática corrente dos recrutadores considerar a tua experiência no setor ao calcular a oferta salarial. Quando és novo no ramo, começas com um pacote de remuneração mais baixo. Os teus salários melhoram significativamente à medida que acumulas os conhecimentos especializados e as competências procuradas.
A dimensão da empresa também influencia os teus ganhos, uma vez que as grandes empresas podem pagar salários mais elevados do que as pequenas start-ups. No entanto, trabalhar para uma pequena empresa dá-te mais experiência, devido ao amplo espectro de responsabilidades.
tipos de digital marketers
Alguns dos tipos de digital marketers incluem:
- especialistas em marketing digital para meios de comunicação social: como digital marketer, podes concentrar-te em obter tráfego e melhorar o conhecimento da marca em plataformas de meios de comunicação social. O teu trabalho envolverá a publicação de conteúdos relevantes para o público-alvo para melhorar as conversões e guiá-los através do funil de vendas.
- especialista em marketing de conteúdo: alguns digital marketers são especializados em marketing de conteúdo, o que envolve a criação de conteúdos e narrativas para fornecer informação ao público-alvo. O teu trabalho envolve a construção de uma relação com potenciais clientes, oferecendo conteúdos relevantes e valiosos.
- marketing de otimização de motores de busca (SEO): como agente de marketing digital, podes também especializar-te em melhorar a optimização de motores de busca para criares tráfego para o teu empregador e melhorar a notoriedade da marca. As táticas devem gerar leads de qualidade e melhorar as taxas de conversão. Estes profissionais também são conhecidos como SEO specialists.
trabalhar como digital marketer
Trabalhar como digital marketer envolve atividades de curadoria no espaço digital para melhorares o conhecimento da marca e a visibilidade online. A função tem excelentes perspetivas de carreira e oportunidades de crescimento e especialização.
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descrição do trabalho como digital marketer
Algumas das tarefas de um digital marketer incluem:
- conceber campanhas: como digital marketer, a tua principal responsabilidade é promover os produtos e serviços de uma empresa. Isso significa que desenvolves campanhas promocionais. Planificas os detalhes da campanha, desde a redação de conteúdos até às ofertas promocionais para os clientes. A conceção de campanhas requer a conhecimento sobre o teu mercado para garantir que ofereces valor e que as tuas promoções se relacionam com um público alargado.
- supervisionar a criação de conteúdos: todas as campanhas de marketing digital necessitam da criação de conteúdos para serem bem sucedidas. Podem ser conteúdos simples como a conceção de banners e a criação de livros brancos e livros eletrónicos ou material complexo como a criação de vídeos. Como digital marketer, supervisionas a criação do conteúdo ou crias tu próprio o conteúdo. Na criação do conteúdo, determinas o tipo de conteúdo e a sua posição ideal no funil de marketing.
- gestão de campanhas nos meios de comunicação social: como digital marketer, precisas de compreender as plataformas dos meios de comunicação social e as melhores formas de chegar ao teu público. O teu trabalho envolve a gestão de seguidores para assegurares o máximo envolvimento, impacto e vendas. Controlas o tipo de conteúdos e a marca da empresa para assegurar que estes mantêm uma boa reputação. Também auxilias a tua equipa na utilização de ferramentas de publicidade nos meios de comunicação social para aumentares o tráfego e as taxas de conversão.
- comunicar estratégias de marketing digital aos clientes: como especialista em marketing digital, precisas de atualizar o teu empregador sobre o valor de uma campanha e explicar as taxas de conversão de cada campanha. Também te asseguras que os clientes compreendem o valor dos esforços de marketing digital.
- gerir o e-mail marketing: o trabalho que lhe compete é desenvolver uma estratégia de e-mail marketing e supervisionar a sua implementação. Embora não cries conteúdos para o e-mail marketing, és a força motriz por detrás do tom e da estratégia. Por exemplo, determinas o número de e-mails enviados aos clientes todos os meses. Também crias campanhas publicitárias mobile-friendly.
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ambiente de trabalho
Como digital marketer, trabalhas em qualquer indústria que necessite de serviços de marketing online ou empresas de consultoria que ofereçam serviços especializados de marketing digital. Trabalhas num escritório, independentemente do setor empresarial ou do empregador. O teu ambiente de trabalho é colaborativo, pois interages constantemente com as equipas de marketing digital. Passas a maior parte do tempo a trabalhar no teu computador ou a utilizar o telefone para comunicar com os colegas. A maioria dos empregadores proporciona ambientes de trabalho bem iluminados para os digital marketers. A função envolve deslocações mínimas, mas podes participar em conferências e reuniões fora do escritório. Também podes cumprir as tuas funções à distância.
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quem são os teus colegas?
Como digital marketer, os teus colegas podem incluir gestores de marketing, criadores de conteúdo ou copywriters, web developers, especialistas de SEO e gestores de redes sociais. É também provável que trabalhes em estreita proximidade com diretores de vendas, executivos de vendas e designers gráficos, bem como com outros especialistas que podem incluir gestores de produto e supervisores de apoio ao cliente.
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horário de trabalho
A maioria dos digital marketers trabalha horários de trabalho a tempo inteiro, de 40 horas por semana. Dependendo das tuas responsabilidades, a tua semana de trabalho pode ser um horário de trabalho regular das 9h às 17h ou um horário mais irregular. Por vezes, trabalhas ao fim-de-semana e à noite para completares as tuas tarefas. Alguns empregadores oferecem oportunidades de trabalho a tempo parcial ou permitem-te trabalhar a partir de casa. Os digital marketers podem também trabalhar como freelancers ou com contratos a curto prazo.
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perspetivas de emprego de um digital marketer
Os digital marketers têm boas perspetivas de carreira porque o marketing digital é o futuro da promoção de produtos e do conhecimento da marca. Podes especializar-te em tipos específicos de marketing digital, como gestão de meios de comunicação social, e-mail marketing ou criação de conteúdos. Se quiseres progredir, tens oportunidades de passar a funções mais elevadas de marketing, como gestor de desenvolvimento de negócios e diretor de marketing.
ver carreiras -
vantagens de encontrar trabalho como digital marketer pela randstad
Encontrares o teu trabalho de digital marketer através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como digital marketer é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente aliciante. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Podes tornar-te um digital marketer com as seguintes qualificações:
- licenciatura: para te tornares num digital marketer, precisas de uma licenciatura em áreas relevantes como comunicação, marketing e gestão de empresas.
- pós-graduações: ainda que possas ser digital marketer sem um mestrado ou um doutoramento, estas qualificações irão dar-te vantagem competitiva no mercado.
- experiência profissional: é necessária uma vasta experiência antes de te tornares um especialista em marketing digital. Podes começar como estagiário licenciado ou em posições de nível básico em marketing e desenvolver as tuas competências até te tornares um digital marketer.
aptidões e competências
Algumas das qualidades de um digital marketer incluem:
- pensamento estratégico: a estratégia é vital no marketing digital. Precisas de capacidades de pensamento estratégico para pensar de forma perspicaz e utilizar estratégias de marketing para melhorar as taxas de conversão em vários canais de marketing digital.
- análise de dados: a análise de dados é uma parte crucial do marketing digital, pois ajuda-te a analisar o desempenho das tuas campanhas e as formas de melhorar o conhecimento da tua marca. Necessitas de competências de análise de dados para avaliares os dados e compreenderes as áreas que precisam de ser melhoradas.
- competências interpessoais: como especialista em marketing digital, interages diariamente com muitas pessoas e profissionais. Precisas de boas capacidades de trabalho em equipa para trabalhares bem com os outros e comunicares claramente. As aptidões interpessoais também te ajudam a ser um bom ouvinte e a negociar contratos com sucesso.
- gestão do tempo: os digital marketers têm múltiplas tarefas, e muito do trabalho pode ser reativo. Por conseguinte, precisas de competências excecionais de gestão do tempo para gerires os prazos e definires o teu horário de trabalho.
- olho para o detalhe: como digital marketer, precisas de estar atento aos detalhes para garantir que todas as diretrizes da marca são seguidas. A combinação do teu olho para o detalhe com o teu talento criativo ajuda-te a sobressair na função.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como digital marketer.
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quais são as funções dos digital marketers?
Um especialista em marketing digital é responsável pela promoção dos produtos de uma empresa em plataformas digitais, incluindo páginas e websites de redes sociais.
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de que aptidões precisa um digital marketer?
Como digital marketer precisas de ser criativo e organizado para assegurares a conclusão do teu trabalho dentro do prazo estipulado. Necessitas também de boas capacidades interpessoais para colaborar com outros.
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quanto é que os digital marketers ganham?
O teu salário como digital marketer rondará os 1.237 euros mensais, segundo a Glassdoor. A média salarial em Portugal é de 2.180 euros por mês.
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o marketing digital é uma boa carreira?
Ser um digital marketer é uma boa carreira com perspetivas entusiasmantes de crescimento e um salário lucrativo.
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como posso candidatar-me a uma vaga como digital marketer?
Candidatares-te a um trabalho como digital marketer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!