digital marketer

Anseias por versatilidade na tua carreira? És inovador e criativo? Então considera uma carreira como digital marketer. Como digital marketer, és responsável por supervisionar e desenvolver estratégias de marketing online para grandes e pequenas empresas. Asseguras-te de que as campanhas digitais decorrem sem problemas e produzem os resultados desejados.

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o que é um digital marketer?

Como digital marketer, desenvolves e implementas campanhas de marketing nas redes sociais e plataformas digitais. Promoves os produtos e serviços de uma empresa e aumentas a notoriedade da marca no espaço digital. Desempenhas também um papel significativo na promoção do tráfego para o website do teu empregador e na obtenção de leads através de plataformas digitais.

Os digital marketers identificam e avaliam as novas tecnologias digitais e encontram formas de explorar novas oportunidades de comercialização de produtos. Utilizarás ferramentas de análise da web para optimizar campanhas de marketing através dos meios de comunicação social, e-mail e publicidade em motores de busca. Por exemplo, no marketing de pesquisa, encontrarás formas de melhorar a visibilidade dos produtos do teu empregador através de conteúdos online. Utilizas também a análise da web para descobrir informações sobre o teu público-alvo. O teu papel envolve colaborar com gestores de meios de comunicação social e outras funções do marketing para te assegurares que as mensagens da empresa estejam em consonância em todos os canais de marketing.

A dimensão do negócio determina a forma como o teu papel será desempenhado na prática. Por exemplo, numa pequena start-up, a tua função é criar a estratégia de marketing, planear a execução e implementar cada campanha de marketing digital. Em grandes empresas, trabalhas com uma grande equipa de marketing digital e concentras-te na estratégia e execução de tarefas. Como consultor de marketing digital, podes trabalhar em várias empresas, incluindo empresas de tecnologia, serviços financeiros, empresas de telecomunicações e empresas de consultoria de marketing.

Será que trabalhar como digital marketer se adequaria à tua criatividade e pensamento estratégico? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares nesta função.

 

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salário médio de um digital marketer

Segundo o Glassdoor, um digital marketer em Portugal recebe, em média, 1.237 euros mensais, o que corresponde a 14.844 euros por ano. Ainda assim, no nível de entrada, o teu salário pode ser inferior. Com o teu crescimento na carreira e ao ganhares experiência, o valor do teu salário pode atingir os 3 mil euros mensais.

O pacote de compensação inclui normalmente vários subsídios como seguros de saúde, alojamento e transporte. Algumas empresas também dão bónus aos consultores de marketing digital por alcançarem marcos importantes, enquanto outras empresas têm comissões extra e regalias adicionais.

que fatores influenciam o salário de um digital marketer?

Vários fatores têm impacto no seu pacote de compensação como digital marketer. Por exemplo, os teus antecedentes e qualificações profissionais afetam o salário que uma empresa está disposta a pagar-te. É prática corrente dos recrutadores considerar a tua experiência no setor ao calcular a oferta salarial. Quando és novo no ramo, começas com um pacote de remuneração mais baixo. Os teus salários melhoram significativamente à medida que acumulas os conhecimentos especializados e as competências procuradas.

A dimensão da empresa também influencia os teus ganhos, uma vez que as grandes empresas podem pagar salários mais elevados do que as pequenas start-ups. No entanto, trabalhar para uma pequena empresa dá-te mais experiência, devido ao amplo espectro de responsabilidades.

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tipos de digital marketers

Alguns dos tipos de digital marketers incluem:

  • especialistas em marketing digital para meios de comunicação social: como digital marketer, podes concentrar-te em obter tráfego e melhorar o conhecimento da marca em plataformas de meios de comunicação social. O teu trabalho envolverá a publicação de conteúdos relevantes para o público-alvo para melhorar as conversões e guiá-los através do funil de vendas. 
  • especialista em marketing de conteúdo: alguns digital marketers são especializados em marketing de conteúdo, o que envolve a criação de conteúdos e narrativas para fornecer informação ao público-alvo. O teu trabalho envolve a construção de uma relação com potenciais clientes, oferecendo conteúdos relevantes e valiosos. 
  • marketing de otimização de motores de busca (SEO): como agente de marketing digital, podes também especializar-te em melhorar a optimização de motores de busca para criares tráfego para o teu empregador e melhorar a notoriedade da marca. As táticas devem gerar leads de qualidade e melhorar as taxas de conversão. Estes profissionais também são conhecidos como SEO specialists.
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trabalhar como digital marketer

Trabalhar como digital marketer envolve atividades de curadoria no espaço digital para melhorares o conhecimento da marca e a visibilidade online. A função tem excelentes perspetivas de carreira e oportunidades de crescimento e especialização.

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educação e qualificações

Podes tornar-te um digital marketer com as seguintes qualificações:

  • licenciatura: para te tornares num digital marketer, precisas de uma licenciatura em áreas relevantes como comunicação, marketing e gestão de empresas.
  • pós-graduações: ainda que possas ser digital marketer sem um mestrado ou um doutoramento, estas qualificações irão dar-te vantagem competitiva no mercado. 
  • experiência profissional: é necessária uma vasta experiência antes de te tornares um especialista em marketing digital. Podes começar como estagiário licenciado ou em posições de nível básico em marketing e desenvolver as tuas competências até te tornares um digital marketer. 

aptidões e competências

Algumas das qualidades de um digital marketer incluem:

  • pensamento estratégico: a estratégia é vital no marketing digital. Precisas de capacidades de pensamento estratégico para pensar de forma perspicaz e utilizar estratégias de marketing para melhorar as taxas de conversão em vários canais de marketing digital. 
  • análise de dados: a análise de dados é uma parte crucial do marketing digital, pois ajuda-te a analisar o desempenho das tuas campanhas e as formas de melhorar o conhecimento da tua marca. Necessitas de competências de análise de dados para avaliares os dados e compreenderes as áreas que precisam de ser melhoradas. 
  • competências interpessoais: como especialista em marketing digital, interages diariamente com muitas pessoas e profissionais. Precisas de boas capacidades de trabalho em equipa para trabalhares bem com os outros e comunicares claramente. As aptidões interpessoais também te ajudam a ser um bom ouvinte e a negociar contratos com sucesso. 
  • gestão do tempo: os digital marketers têm múltiplas tarefas, e muito do trabalho pode ser reativo. Por conseguinte, precisas de competências excecionais de gestão do tempo para gerires os prazos e definires o teu horário de trabalho. 
  • olho para o detalhe: como digital marketer, precisas de estar atento aos detalhes para garantir que todas as diretrizes da marca são seguidas. A combinação do teu olho para o detalhe com o teu talento criativo ajuda-te a sobressair na função.
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FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como digital marketer.

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