Todos nós já tivemos aqueles dias em que não conseguimos começar nada. Há tarefas que se sabe que é preciso realizar, mas que se evita. Continuamos a adiá-las e a trabalhar noutras coisas em vez disso. A isso chamamos de procrastinar.

Não é que não esteja a fazer nenhum trabalho; está apenas a atrasar ou a adiar uma acção ou tarefa específica. Com o passar do tempo, demasiada evasão pode afectar a sua produtividade. Felizmente, fazer algumas alterações subtis na sua abordagem pode melhorar a sua produtividade no trabalho. Neste artigo, discutiremos razões comuns que nos levam a procrastinar no trabalho e dar-lhe-emos dicas eficazes para quebrar os seus maus hábitos de procrastinação.

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As pessoas procrastinam por várias razões. Algumas das mais comuns são:

  • não gostam de fazer uma determinada tarefa
  • estão preocupadas com um resultado negativo ou um mau desempenho
  • a tarefa é desafiante
  • é uma acção que as deixa ansiosas
  • adiam a tarefa porque tem muito tempo
  • não há uma direcção clara ou ordem de passos
  • pouco valor ou nenhuma recompensa

Maneiras de quebrar maus hábitos de procrastinação

Quer fazer mais no trabalho? Pare com a procrastinação do local de trabalho com estas simples dicas:

 

1. criar uma lista de tarefas realista

As listas de tarefas são altamente eficazes, se forem listas realistas. Pode exercer muita pressão desnecessária sobre si próprio, criando listas de afazeres que não são manejáveis dentro do período de tempo que tem para trabalhar nelas. Seja realista com o seu tempo! Considere quanto tempo leva a completar tarefas e quanto pode ser feito durante um dado dia, semana, ou mês. 

2. Comece com uma tarefa de que goste

Comece sempre o dia com algo que goste de fazer. Isto irá ajudá-lo a entrar no fluxo do dia de trabalho. Pode ser algo tão pequeno como verificar o seu email, ter uma reunião diária com a sua equipa, rever a sua agenda, ou qualquer coisa que o ponha na mentalidade de trabalho correcta. Além disso, poderá verificar algo da sua lista de to-do’s.

3. dividir as tarefas em acções mais pequenas e mais fáceis de gerir

As pessoas frequentemente procrastinam quando se sentem sobrecarregadas. Uma forma eficaz de tornar as coisas mais fáceis de gerir é decompor uma tarefa em acções mais pequenas e mais fáceis de gerir. Concentrar-se em completar estas acções mais pequenas uma a uma até que a tarefa maior esteja concluída.

4. parar de ser excessivamente prometedor

O excesso de promessas pode colocar muita pressão sobre si para actuar. Se não conseguir fazer algo, diga-o. O seu tempo é limitado e é importante geri-lo bem. Quando se é demasiado prometedor, é fácil ficar stressado com tudo o que precisa de fazer. Acaba por se stressar com o que precisa de fazer, em vez de o conseguir realmente fazer.

5. não tente fazer multitasking

Concentre-se numa coisa de cada vez. Dê toda a sua atenção até que a tarefa esteja completa. Uma vez terminada, avance para a próxima coisa em que precisa de trabalhar. Continue este processo até completar todas as suas tarefas do dia.

6. classifique as tarefas por prioridade

Classificar as tarefas diárias por prioridade permite-lhe fazer as coisas mais importantes primeiro, quando está fresco. As tarefas podem demorar mais tempo do que o previsto e outras coisas podem surgir durante o dia. Se começar com as tarefas mais importantes, mesmo que não complete toda a sua lista, as coisas mais importantes continuam a ser feitas.

7. comprometer-se com um prazo

É importante estabelecer uma linha temporal para as tarefas. Pode ajudá-lo a planear tarefas a curto e longo prazo. Tem uma melhor ideia de quando trabalhar nas tarefas, e o mais importante, quando tem absolutamente de as completar.

8. Reduzir as distracções

As distracções são um assassino de tempo. Elas desviam a sua atenção do que precisa de fazer e quebram o seu foco. Feche o seu e-mail, guarde o seu telefone, e mude os alertas das redes sociais.

9. Comece cada dia de novo

Esqueça a procrastinação passada. Não há necessidade de se debruçar sobre o passado. Mesmo que tenha tido um dia difícil anteriormente, concentrar os seus esforços nas tarefas de hoje irá ajudá-lo a recuperar o atraso. Lembre-se, há dias em que não se fará tanto quanto se desejaria, mas também haverá dias em que se realizará muito.

10. Faça pausas curtas mas frequentes

É um desafio para as pessoas concentrarem-se em plena capacidade durante mais de 90 minutos de cada vez. Uma vez ultrapassado este limiar, a sua eficiência descerá e terá maior dificuldade em concentrar-se. Encare as tarefas em blocos realistas. Faça pequenas pausas frequentes para manter a sua mente fresca e permitir-se recarregar.

A procrastinação no trabalho é comum. Mas também pode afectar o seu desempenho global. Se tiver tendência para a procrastinação, tente as dicas acima para reduzir a sua tentação de evitar certas tarefas e acções no local de trabalho.

fonte: randstad canada