Já não suporta a desorganização do seu ambiente de trabalho?  A limpeza do seu computador pode ser tão catártica como uma limpeza à sua casa. Aqui estão algumas dicas para organizar o seu computador de trabalho.

Consultora ao computador
Consultora ao computador

limpe a sua área de trabalho

Para muitos de nós, o nosso ambiente de trabalho (ou pasta de downloads) é onde acabam todos os ficheiros aleatórios em que trabalhamos. Portanto, tende a ser o primeiro lugar a tornar-se uma confusão. É um cemitério para imagens antigas, rascunhos e toneladas de outros ficheiros antigos e desnecessários para os quais provavelmente nunca mais vai olhar. Envie qualquer coisa que não precise no futuro para o caixote da reciclagem e arquive tudo o resto no seu devido lugar.

“destralhe” os seus ficheiros

Seja implacável na avaliação dos ficheiros. Pergunte a si mesmo: "Será que vou voltar a olhar para isto?" Se a resposta for não, está na hora de dizer adeus. Embora não seja bem o método de Marie Kondo: "Será que isso provoca alegria", a ideia é a mesma. Se a utilidade não está lá, livre-se dele. Estamos a falar de todos aqueles screenshots e gifs salvos que acumulou. Meses para fazer listas e anotações que há muito tempo já foram finalizadas. Rascunhos de arquivos que já tem uma cópia mais recente. Fotos embaraçosas da festa de Natal da empresa que você prefere esquecer. Se tiver absolutamente de as guardar para efeitos de arquivo, considere guardá-las no seu disco partilhado ou na nuvem, mas não no seu disco do computador. Isto irá libertar espaço e tornar o seu computador mais rápido.

tenha uma pasta para tudo o que guarda

A chave para um computador organizado é um sistema de arquivo eficiente. O nosso método pessoal favorito é criar uma pasta para cada projecto ou cliente. Tenha uma pasta de arquivo para onde pode mover estas pastas quando o projecto estiver concluído (ou anualmente, se for um projecto/cliente em curso). Outros preferem organizar cronologicamente com uma pasta para cada mês. A estrutura de pastas que adoptar dependerá do número de ficheiros que utiliza regularmente e do que lhe facilitará a localização dos ficheiros de que necessita no futuro. O seu sistema de arquivo deve ser intuitivo o suficiente para que possa encontrar qualquer arquivo sem se lembrar onde o colocou. As pastas devem ser nomeadas logicamente e levá-lo onde você precisa ir.

limpe o histórico e o cache do seu navegador

Se fez um erro de digitação num URL uma vez, ele não vai parar de aparecer no autocompletar todas as vez que você tentar digitar o URL correto. Visitou um site há um mês atrás e ainda o seguem incessantemente pela web, mesmo que o seu interesse  no produto seja absolutamente nulo? Ou talvez tenha sido liberal ao aderir à política de navegação na Internet da sua empresa. Seja como for, está na hora de limpar o histórico e o cache do seu navegador! Isto dar-lhe-á uma folha limpa quando se trata de texto preenchido automaticamente e outras coisas que o seguem pela web. Tenha em mente que se limpar a sua cache, terá de voltar a aceder a todas as suas contas online, mas isto não deverá ser um problema se tiver guardado as suas palavras-passe ou se utilizar um sistema de gestão de palavras-passe (o que é uma excelente ideia por razões de privacidade e segurança!)

faça backup de todos os seus arquivos

Faça sempre uma cópia de segurança dos seus ficheiros. A maioria das médias e grandes empresas terá uma unidade partilhada ou armazenamento em nuvem ideal para isso. Isto protege todo o seu trabalho no caso de algo terrível acontecer ao seu computador. Os cafés derramados ou vírus atacam mais do que imagina. Num mundo ideal, já estaria a fazer backup dos seus ficheiros semanal ou mensalmente, mas agora é melhor do que nunca! Logo após a limpeza completa do seu computador é a altura perfeita para fazer o backup dos seus ficheiros, pois tudo está bem organizado e no local certo.. Se está a limpar o seu computador porque está a deixar um trabalho, colocar os seus ficheiros numa unidade partilhada a que os seus colegas de trabalho podem aceder é também uma forma simples de lhes fornecer uma cópia de todos os seus documentos para garantir a continuidade para a pessoa que irá assumir o seu trabalho.

organize os seus ficheiros pessoais

Como regra geral, é uma boa ideia manter os seus ficheiros pessoais separados dos seus ficheiros de trabalho. No entanto, no nosso mundo digital acontece uma sobreposição.Se estiver a armazenar ficheiros pessoais, tais como fotografias, declarações de impostos, recibos de pagamento, facturas, o seu currículo ou qualquer outra coisa a que não queira que outros tenham acesso, apague-os. Se precisar de uma cópia deles, tenha uma conta na nuvem (como dropbox ou google drive) para os guardar. Uma pen USB que pode utilizar para os transferir para o seu computador pessoal também funciona.

apague ou actualize os logins guardados

Dê uma vista de olhos nos logins guardados no seu browser (normalmente no separador das definições) e elimine os que já não utiliza, e actualize os que tenham alterado a palavra-passe. Isto pode ser um salva-vidas quando tenta entrar numa conta, e a senha está pronta para ser completada automaticamente sem que a tenha de procurar! Enquanto estiver a navegar pelas definições do seu browser, também pode dar uma vista de olhos a todas as definições predefinidas (ou seja, motor de busca, cores, tamanho da letra, etc.) e certificar-se de que está satisfeito com elas. 

esvazie a reciclagem

Não se esqueça de esvaziar o caixote da reciclagem (ou o lixo se estiver num Mac) quando terminar a limpeza do seu computador! Sabia que quando apaga um ficheiro, este não desaparece realmente até esvaziar o caixote do lixo? Os ficheiros na sua pasta de lixo também ocupam espaço no seu computador e podem torná-lo mais lento. Se já não esvazia o seu caixote do lixo há algum tempo (ou nunca o fez) pode ficar surpreendido com a rapidez com que o seu computador o esvazia! Se não sabe como esvaziar o seu caixote do lixo, é fácil. Clique com o botão direito do rato no ícone do caixote do lixo reciclado no seu ambiente de trabalho (ou na doca para Mac) e selecione a opção de esvaziar.

 

fonte: randstad canada