A transformação do negócio não é fácil, rápida ou indolor. Cada organização que revolucionou a forma como faz negócios teve de abraçar uma nova forma de planear, fazer e refletir. Mas quando se pergunta aos líderes dessas empresas se os resultados justificam os seus esforços, a resposta retumbante é "sim".

Os seus esforços para mudar as práticas de capital humano na sua empresa podem enfrentar barreiras semelhantes: pensamento enraizado em silos, uma infra-estrutura tecnológica inadequada e um medo de mudança; no entanto, no mercado de talentos altamente competitivo de hoje, não se pode dar ao luxo de manter o status quo. Para criar uma vantagem empresarial através do talento, ou apenas para acompanhar os seus concorrentes mais próximos, é altura de adoptar uma abordagem holística.

Sob o pensamento tradicional, a aquisição de talento é baseada no emprego, ou seja, os recursos são adquiridos com base em budgets e práticas históricas de contratação. Esta abordagem não considera necessariamente a disponibilidade de talento nem a adequação dos recursos para o negócio. Uma mentalidade integrada do talento está a emergir como o novo paradigma de utilização do talento, permitindo aos empregadores a entrega rápida, eficiente e rentável das competências corretas, onde e quando a organização necessitar. O talento é utilizado com base na disponibilidade e adequação ao negócio.

Uma abordagem integrada de talentos proporciona uma visão 360º de todas as suas vertentes de trabalho: permanente, temporário, independente e human cloud. Mas não é apenas a visibilidade da força de trabalho que eleva o seu programa; é a capacidade de fornecer as competências certas ao negócio e de prever as necessidades futuras de talentos através de insights. Os gestores contratados trabalham com consultores de talento para ter acesso ao tipo exacto de trabalhadores necessários para cumprir os objetivos do negócio. Com acesso a um conjunto mais vasto de talentos a nível de classificação, um empregador pode implementar qualquer combinação de competências no momento certo e da forma mais rentável.

Adotar esta mentalidade não é fácil. Requer mudanças significativas no pensamento e práticas organizacionais. Os silos entre RH e aprovisionamento, e entre talento permanente e contingente, devem ser quebrados. Os executivos devem estar comprometidos com esta transformação. De acordo com o nosso inquérito anual sobre as tendências de recursos humanos, realizado junto de centenas de líderes de capital humano em todo o mundo, os profissionais integrados reportam consistentemente uma elevada satisfação com os resultados dos seus esforços, apesar do trabalho árduo que por vezes é necessário.

Como funciona uma solução integrada de recursos humanos?

Uma solução integrada de recursos humanos é uma abordagem abrangente para a obtenção das pessoas certas . A solução engloba todos os tipos e fontes de trabalhadores, incluindo contratações permanentes, temporários, freelancers e independentes,, trabalhadores a tempo parcial, trabalhadores assalariados e trabalhadores sazonais. O objetivo desta solução é derrubar os muros do talento e olhar mais amplamente, uma vez que as pessoas estão mais dispostas do que nunca a considerar alternativas de trabalho ao tradicional emprego a tempo inteiro.

O fornecedor de uma solução integrada de recursos humanos pode gerir alguns ou todos estes tipos de trabalhadores através de modelos de oferta como o outsourcing do processo de recrutamento (RPO), programas de gestão de serviços (MSP) e soluções de pagamento; no entanto, estes programas não operam de forma isolada. Por exemplo, o prestador de serviços pode procurar diretamente talentos para posições permanentes e temporárias no mesmo grupo de talentos, garantindo ao gestor contratado um acesso rápido aos melhores candidatos. A solução deve incluir uma plataforma abrangente de análise de recursos humanos para fornecer uma visão completa da força de trabalho do cliente. Cada programa é personalizado de acordo com as necessidades, cultura e estrutura do cliente.

Embora mais complexa e desafiante de implementar do que uma MSP ou RPO autónoma, uma solução integrada de recursos humanos proporciona o maior valor à organização compradora. Centraliza as políticas e práticas de contratação, dá às empresas uma visão em tempo real de quem entra e sai da sua organização e fornece a base para uma verdadeira agilidade nos negócios. Incorpora também inteligência de mercado e de negócio, melhores práticas em torno do engajamento e aquisição de recursos humanos e gestão eficiente de gastos. Em última análise, isto leva à implementação dos melhores talentos a um custo mais baixo, porque uma abordagem integrada considera todos os tipos de trabalhadores com base nas necessidades.

5 questões a considerar ao avaliar o seu modelo de gestão de recursos humanos

Com pouco tempo a perder à medida que a escassez de talento aumenta, disponibilizamos algumas das questões que deve considerar na avaliação do seu modelo de gestão de recursos humanos  que o  levarão ao caminho certo para uma mão-de-obra mais eficaz e produtiva:

  1. “Os RH e o Procurement estão alinhados no planeamento da nossa força de trabalho total, ou seja, consultores a tempo inteiro, contingentes, freelance e de declaração de trabalho?”
  2. “A minha estratégia de recursos humanos garante que adquiro os melhores e mais adequados tipos de talento para as minhas necessidades?”
  3. “Existe uma supervisão centralizada dos custos totais dos recursos humanos, incluindo os dados analíticos utilizados para o benchmarking?”
  4. “Todos os processos de aquisição de recursos humanos estão em conformidade com as instruções internas e externas?”
  5. “A minha estratégia de recursos humanos aumenta a produtividade organizacional?"

fonte: randstad sourceright