<p>Começámos o mês de abril a apresentar a opinião dos portugueses sobre as empresas mais atrativas para trabalhar e confirmámos a urgência de uma estratégia de atracção e retenção de talento para Portugal. <br>Uma estratégia de valorização da nossa marca que tem de olhar para o nosso talento, mas também para o mundo e para os fluxos migratórios.</p>
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<p>No ano passado, no nosso país regularizaram-se mais de 16 mil pessoas, cerca de cinco vezes mais trabalhadores imigrantes do que no ano anterior, sendo a maioria brasileiros. Este aumento deve-se principalmente à flexibilização das regras. Uma simplificação que teve efeitos imediatos e que respondeu às necessidades de recrutamento por parte das empresas.</p>
<p>(<a href="ler">https://observador.pt/2019/04/14/mais-de-16-mil-imigrantes-regularizado… no observador</a>)</p>
<p>Mas as medidas de captação de pessoas não ficaram por aqui.</p>
<p>O programa “Regressar” introduziu a exclusão de IRS sobre 50% dos rendimentos de trabalho auferidos por pessoas que tenham saído de Portugal até 2015 e que agora se tornem de novo residentes no nosso país, mas apenas este ano ou no próximo.</p>
<p>Outro exemplo é o roadshow que junta governo, universidades e politécnicos com destino aos países com maiores comunidades portuguesas. O objetivo é seduzir os lusodescendentes para virem estudar para Portugal, reservando mesmo 7% das vagas para estes jovens</p>
<p>E ainda a Connect Portugal, uma comunidade criada este mês com objectivos de ligar o talento nacional e alavancar a imagem do nosso país no mundo.</p>
<p>(<a href="ler">https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/programa-regressar-fisco-escla… no jornal económico</a>, <a href="ler">https://www.dn.pt/edicao-do-dia/22-abr-2019/interior/universidades-em-r… no dn</a> e <a href="ler">https://executivedigest.sapo.pt/connect-portugal-junta-profissionais-po… na executive digest</a>)</p>
<p>Medidas populistas para uns, de pré campanha para outros ou… genuínos primeiros passos.</p>
<p>Mais do que criticar importa assumir que temos um problema que temos de resolver.</p>
<p>Todos os meses os números são claros. Faltam pessoas, existe escassez de talento em competências críticas e este não é um problema do meu sector, da minha empresa mas sim do meu país e por isso precisamos de uma estratégia global, de uma proposta de valor e de trabalhar o employer brand de Portugal.</p>
<p>Desafiamos a esta reflexão, mas mais ainda à criação de um grupo de trabalho que avance com um plano de acção para garantir a competitividade do nosso país.</p>
<p>Confirmando este sentido de urgência, as mais recentes previsões apontam para que em 2038 as pensões da Segurança Social possam colapsar. Uma incerteza que se baseia em factos concretos e preocupantes e que exigem uma estratégia imediata de atracção de fluxos migratórios e também de uma política que incentive a natalidade.</p>
<p>(<a href="ler">https://www.dinheirovivo.pt/economia/pensoes-entram-em-colapso-em-2038-… no dinheiro vivo</a>)</p>
<p>Abril foi o mês da guerra dos tronos, não apenas na televisão mas de um debate político que começa nas europeias mas que espreita as legislativas.</p>
<p>E como não é surpresa tivemos as greves e os combustíveis que ocuparam o trono de todas as guerras. Mas este é apenas o primeiro terço do ano, temos ainda dois terços onde devemos optar cada vez mais pela conciliação e investir pessoalmente para que 2019 seja um ano de crescimento e não de lamentações.</p>