como causar boa impressão no novo emprego

Todos sabemos a importância de uma primeira impressão. Ultrapassadas as fases de triagem de currículos e dos processos de entrevistas, a impressão causada no primeiro dia de trabalho não é menos relevante. No site LiveCareer, a especialista Angela Copeland deixa algumas dicas:

 

1 – Ter uma atitude positiva

Nada funciona melhor a causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho do que uma atitude positiva. Deixem que o vosso entusiasmo por fazer parte da equipa e da organização seja visível a todos com quem interagem.

 

2 – Vistam-se profissionalmente

Nunca devem subestimar a importância de um vestuário adequado no primeiro dia de trabalho. O código de vestuário varia conforme a organização. A melhor forma de decidir é perguntar e observar quem se encontra à vossa volta, e perceber se está num contexto de vestuário mais tradicional (fato), causal business (um pouco menos formal; pode dispensar a gravata, por exemplo e calças ou saia de fato), ou casual (pode usar calças de ganga, por exemplo)

 

3 – Aprender rapidamente o nome dos colegas

Ninguém espera que se saiba o nome de todos os colegas no final do primeiro dia, mas se tem má memória para nomes, talvez deva passar algum tempo a tentar lembrá-los. Há alguns truques, como associar factos às pessoas.

 

4 – Fazer perguntas/pedir ajuda

Também não se espera que se aprenda tudo sobre a empresa e processos de trabalho no primeiro dia de trabalho, por isso faça perguntas ou peça ajuda, se necessário. É preferível pedir clarificações do que perder tempo a fazer uma tarefa da maneira errada. Ouvir os colegas e comunicar abertamente com os supervisores sobre problemas que possam surgir também é importante.

 

5 – Tirar notas e ir às sessões de orientação

No primeiro dia de trabalho, é importante tirar notas sobre os sistemas e regras da nova organização. Participe em todas as sessões de orientação e aceite as formações que forem disponibilizadas. Estude o manual da empresa, se existir um. Nada o fará avançar mais depressa num emprego novo. A participação mostra interesse e ambição, e vontade de estar rapidamente a par de tudo.

 

6 – Tomar iniciativa

Na maioria das situações, no primeiro dia, não deverá receber grande volume de trabalho. Começar devagar permite “molhar os pés sem irem ao fundo”. Mas quando acabar o que lhe foi pedido e estiver pronto para “arriscar” um bocadinho, mostre iniciativa e peça mais tarefas. Marque reuniões com o seu novo chefe para estar a par do trabalho que está a ser feito e do que é preciso fazer

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7 – Aprender tudo o que for possível sobre o novo empregador

Em teoria, já deveria ter feito o trabalho de casa durante a fase de entrevistas, mas há sempre mais a aprender quando se integra uma empresa. O manual de acolhimento, se existir, vai ajudar. Estude-o. Os relatórios disponíveis, o site da empresa ou notícia que tenham sido divulgadas por outros meios são importantes fontes de informação.

 

8 – Chegar a horas

Deve fazê-lo sempre, mas principalmente no primeiro dia é fundamental chegar a horas. Se possível, um pouco mais cedo, até. Não se alongue à hora do almoço e na hora de saída não esteja a olhar para o relógio, para sair assim que fizerem as oito horas (se for o caso). Assim que compreender melhor a cultura do escritório, talvez possa fazer alguns ajustes.

 

9 – Evitar guerras e mexericos

Esta pode ser difícil. Não é invulgar haver rumores e mexericos no local de trabalho. A sua missão é estar acima disso. Evite os mexericos de escritório e não se envolva em guerras, muito menos no primeiro dia. Mas o ideal é afastar-se delas o máximo de tempo possível.

 

10 – Lidar o mínimo possível com questões pessoais durante o horário de trabalho

Estudos mostram que quase todas as pessoas lidam com questões pessoais na hora do expediente – ver emails, reservar uma mesa num restaurante, mandar mensagens, fazer compras online… Mas há que tentar manter as questões pessoais no mínimo indispensável e estar concentrados no trabalho.

 

11 – Aproveite as actividades pós-laborais

Muitas empresas têm actividades formais ou informais em horário pós-laboral, como equipas desportivas, por exemplo. Envolva-se – mesmo que seja a dar apoio nas bancadas – porque este tipo de iniciativas é excelente para criar laços com os colegas. Mas há que ter alguns cuidados, como não beber demais, mesmo que, tecnicamente, já não esteja a trabalhar.

 

12 – Ouvir mais do que falar

Principalmente no primeiro dia de trabalho, oiça 90% do tempo e fale apenas 10% do tempo. Ouvir mais do que falar pode ser uma das competências mais difíceis de aprender, principalmente para os extrovertidos. Contudo, não vai querer ganhar a reputação de “sabichão” do escritório – ou pior, alguém que quer chamar a atenção. Isto não quer dizer que, se tiver um contributo a dar não o faça.

 

13 – Mostrar gratidão

É importante mostrar gratidão pela ajuda dada pelos outros, dos colegas à recepcionista. Reconhecer quem o ajudou a ambientar-se mostrará a sua gratidão. Por vezes basta dizer “obrigado”, mas pode ir mais longe e, se a pessoa tiver de facto tido uma grande importância na sua integração, quem sabe levá-la a almoçar ou trazer-lhe uma pequena lembrança, como biscoitos.

 

14 – Encontrar um mentor

Não tem que o fazer logo no primeiro dia de trabalho, mas à medida que lhe vão sendo apresentados aos colaboradores seniores, comece a pensar em desenvolver uma relação de aprendizagem com um deles. Ter um mentor tem inúmeros benefícios, desde poder pedir conselhos a ter alguém que o ajude a direccionar e a progredir na carreira.

 

15 – Ser organizado

Tenha uma agenda e controle o seu trabalho. Use um calendário online com lembretes para prazos importantes, crie uma folha de cálculo Excel ou escreva uma simples lista de coisas a fazer no início e final de cada dia. Cada pessoa tem um sistema que funciona melhor para si.

 

16 – Definir objectivos

Defina objectivos e trabalhe para os atingirem. Reveja a lista de objectivos ao fim de uns meses. O que é importante nos primeiros três meses de um emprego, poderá será diferente do que será importante quando estiver no cargo há seis meses.

 

17 – Criar ligações – dentro e fora do escritório

Aproveite as oportunidades para criar ligações importantes com profissionais da sua área. Comparecer em conferências e feiras de negócios vai ajudar. Fora do trabalho, pode tirar cursos adicionais para estarem na vanguarda da área. Mesmo com um emprego novo, deve gerir e fazer crescer a sua lista de contactos.

 

Reflexões finais

Ser o membro mais recente da organização – o novato – é desafiante e estimulante. Não se preocupe se não causar uma primeira impressão perfeita no primeiro dia – poucas pessoas o conseguem. Relaxe e mantenha a mente aberta, conheça os colegas e faça o seu trabalho. É meio caminho andado para ser bem-sucedido.