O segredo para um novo emprego bem-sucedido? Causar uma primeira impressão inesquecível!

Descobre as dicas imperdíveis de Angela Copeland, partilhadas no site LiveCareer, e destaca-te desde o primeiro dia de trabalho.

1. Ter uma atitude positiva

Nada funciona melhor a causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho do que uma atitude positiva. Deixem que o vosso entusiasmo por fazer parte da equipa e da organização seja visível a todos com quem interagem.

2. Vistam-se profissionalmente

Nunca deves subestimar a importância de um vestuário adequado no primeiro dia de trabalho. O código de vestuário varia conforme a organização. A melhor forma de decidir é perguntar e observar quem se encontra à vossa volta, e perceber se estás num contexto de vestuário mais tradicional (fato), causal business (um pouco menos formal; podem dispensar a gravata, por exemplo e calças ou saia de fato), ou casual (podem usar calças de ganga, por exemplo)

3. Aprender rapidamente o nome dos colegas

Ninguém espera que se saiba o nome de todos os colegas no final do primeiro dia, mas se tens má memória para nomes, talvez devas passar algum tempo a tentar lembrá-los. Há alguns truques, como associar factos às pessoas.

4. Fazer perguntas/pedir ajuda

Também não se espera que se aprenda tudo sobre a empresa e processos de trabalho no primeiro dia de trabalho, por isso faz perguntas ou pede ajuda, se necessário. É preferível pedir clarificações do que perder tempo a fazer uma tarefa da maneira errada. Ouvir os colegas e comunicar abertamente com os supervisores sobre problemas que possam surgir também é importante.

como lidar com colegas de trabalho difíceis?

colegas difíceis

5. Tirar notas e ir às sessões de orientação

No primeiro dia de trabalho, é importante tirar notas sobre os sistemas e regras da nova organização. Participa em todas as sessões de orientação e aceite as formações que forem disponibilizadas. Estude o manual da empresa, se existir um. Nada te fará avançar mais depressa num emprego novo. A participação mostra interesse e ambição, e vontade de estar rapidamente a par de tudo.

6. Tomar iniciativa

Na maioria das situações, no primeiro dia, não deverá receber grande volume de trabalho. Começar devagar permite “molhar os pés sem irem ao fundo”. Mas quando acabares o que te foi pedido e estiveres pronto para “arriscar” um bocadinho, mostra iniciativa e pede mais tarefas. Marca reuniões com o teu novo chefe para estar a par do trabalho que está a ser feito e do que é preciso fazer.

7. Aprender tudo o que for possível sobre o novo empregador

Em teoria, já deverias ter feito o trabalho de casa durante a fase de entrevistas, mas há sempre mais a aprender quando se integra uma empresa. O manual de acolhimento, se existir, vai ajudar. Estuda-o. Os relatórios disponíveis, o site da empresa ou notícia que tenham sido divulgadas por outros meios são importantes fontes de informação.

8. Chegar a horas

Deves fazê-lo sempre, mas principalmente no primeiro dia é fundamental chegar a horas. Se possível, um pouco mais cedo, até. Não te alongues à hora do almoço e na hora de saída não estejas a olhar para o relógio, para sair assim que fizerem as oito horas (se for o caso). Assim que compreenderes melhor a cultura do escritório, talvez possas fazer alguns ajustes.

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9. Evitar guerras e mexericos

Esta pode ser difícil. Não é invulgar haver rumores e mexericos no local de trabalho. A tua missão é estar acima disso. Evita os mexericos de escritório e não te envolvas em guerras, muito menos no primeiro dia. Mas o ideal é afastares-te delas o máximo de tempo possível.

10. Lidar o mínimo possível com questões pessoais durante o horário de trabalho

Estudos mostram que quase todas as pessoas lidam com questões pessoais na hora do expediente – ver emails, reservar uma mesa num restaurante, mandar mensagens, fazer compras online… Mas há que tentar manter as questões pessoais no mínimo indispensável e estar concentrados no trabalho.

11. Aproveite as atividades pós-laborais

Muitas empresas têm atividades formais ou informais em horário pós-laboral, como equipas desportivas, por exemplo. Envolve-te – mesmo que seja a dar apoio nas bancadas – porque este tipo de iniciativas é excelente para criar laços com os colegas. Mas há que ter alguns cuidados, como não beber demais, mesmo que, tecnicamente, já não estejas a trabalhar.

12. Ouvir mais do que falar

Principalmente no primeiro dia de trabalho, ouve 90% do tempo e fala apenas 10% do tempo. Ouvir mais do que falar pode ser uma das competências mais difíceis de aprender, principalmente para os extrovertidos. Contudo, não vais querer ganhar a reputação de “sabichão” do escritório – ou pior, alguém que quer chamar a atenção. Isto não quer dizer que, se tiveres um contributo a dar não o faça.

13. Mostrar gratidão

É importante mostrar gratidão pela ajuda dada pelos outros, dos colegas à rececionista. Reconhecer quem te ajudou a ambientar-se mostrará a tua gratidão. Por vezes basta dizer “obrigado”, mas podes ir mais longe e, se a pessoa tiver de facto tido uma grande importância na sua integração, quem sabe levá-la a almoçar ou trazer-lhe uma pequena lembrança, como biscoitos.

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14. Encontrar um mentor

Não tem que o fazer logo no primeiro dia de trabalho, mas à medida que te vão sendo apresentados os colaboradores seniores, começa a pensar em desenvolver uma relação de aprendizagem com um deles. Ter um mentor tem inúmeros benefícios, desde poder pedir conselhos a ter alguém que te ajude a direcionar e a progredir na carreira.

15. Ser organizado

Tem uma agenda e controla o teu trabalho. Usa um calendário online com lembretes para prazos importantes, cria uma folha de cálculo Excel ou escreve uma simples lista de coisas a fazer no início e final de cada dia. Cada pessoa tem um sistema que funciona melhor para si.

16. Definir objetivos

Define objetivos e trabalha para os atingires. Reveja a lista de objetivos ao fim de uns meses. O que é importante nos primeiros três meses de um emprego, poderá ser diferente do que será importante quando estiveres no cargo há seis meses.

17 . Criar ligações – dentro e fora do escritório

Aproveite as oportunidades para criar ligações importantes com profissionais da tua área. Comparecer em conferências e feiras de negócios vai ajudar. Fora do trabalho, podes tirar cursos adicionais para estares na vanguarda da área. Mesmo com um emprego novo, deves gerir e fazer crescer a tua lista de contactos.

 

Reflexões finais

Ser o membro mais recente da organização – o novato – é desafiante e estimulante. Não te preocupes se não causares uma primeira impressão perfeita no primeiro dia – poucas pessoas o conseguem. Relaxa e mantem a mente aberta, conhece os colegas e faz o teu trabalho. É meio caminho andado para ser bem-sucedido.