2021 chegou e com ele a altura de mergulharmos de cabeça e pensarmos em como a nossa carreira está a progredir. Está feliz com a sua função actual? Ou está na altura de passar a pastos mais verdes e a um novo emprego? Aqui estão algumas dicas e recursos para o ajudar a avaliar a sua carreira e fazer um plano para o que vem a seguir.

Decidir quais são os seus objectivos

À medida que o ano chega ao fim, os projectos e tarefas são encerrados. Todos querem amarrar o seu ano com um laço antes de partirem para as férias. Uma vez que provavelmente já fechou um capítulo sobre muitas das coisas em que estava a trabalhar no ano anterior, o Ano Novo é uma altura perfeita para reavaliar os seus objectivos de carreira. Em que tipos de projectos quer trabalhar? É neste ano que pretende uma promoção? Há alguma coisa que queira alcançar este ano? Ter objectivos a longo e curto prazo é o ideal, uma vez que lhe permitirá verificar os objectivos ao longo do ano, mas ainda assim ter algo de importante para trabalhar.

existem novas competências que queira aprender?

A maioria dos empregos evolui à medida que o mundo e a tecnologia mudam. Tire um momento para parar e pensar no seu conjunto de competências e no que quer do seu trabalho. Se está no seu emprego há mais de alguns anos, pode ter-se estabelecido numa rotina confortável. Embora não haja nada de errado com isso, manter-se a par do que está a acontecer na sua indústria garantirá que permanecerá empregável durante anos futuros.

Existe alguma nova ferramenta ou certificação que possa obter e que dê um pequeno impulso ao seu currículo? Ou talvez haja apenas uma nova habilidade que gostaria de aprender. Pode ser tão simples como decidir que quer ficar mais confortável com as suas competências de apresentação, ou que quer trabalhar nas suas competências de organização. Além disso, muitos empregadores valorizam a requalificação e alguns até têm incentivos financeiros, como o pagamento de cursos de formação ou a participação em conferências. Portanto, se houver uma oportunidade profissional que possa fortalecer o seu trabalho, pode valer a pena falar com o seu chefe sobre isso.

O seu currículo está actualizado?

Quer pretenda procurar emprego no Ano Novo ou não, é uma boa ideia actualizar o seu currículo. No final do ano, provavelmente, terá concluído muitos dos seus grandes projectos. Agora é a altura perfeita para adicionar todos os seus projectos do ano anterior ao seu currículo, antes de os esquecer e passar para outras tarefas. Como regra geral, é uma boa ideia actualizar o seu currículo pelo menos uma ou duas vezes por ano, quer esteja ou não a planear uma caça ao trabalho. Isto mantém a informação fresca e assegura que tem menos trabalho a fazer para a pôr em dia quando estiver pronto para iniciar uma procura de emprego. Com os sentimentos de reflexão no ar no início de um novo ano, é o momento perfeito para se tornar um pouco introspectivo sobre as realizações da sua carreira ao longo do ano passado. Consulte o nosso último guia de redacção de currículos para saber como elaborar um currículo claro que impressionará qualquer pessoa.

E quanto às suas redes sociais?

No mundo digital actual, as suas redes sociais são uma parte importante da sua marca profissional, especialmente se está a planear procurar um emprego. Ao pensar nas redes sociais para fins profissionais, a maioria das pessoas tende a pensar no LinkedIn. É um pensamento lógico, pois 95% dos recrutadores admitem que o LinkedIn se o seu canal de mídia social for o canal de eleição. É o primeiro lugar onde vão quando procuram contratar e verificar o percurso profissional de um candidato. No entanto, não se esqueça de quaisquer relatos que tenha que sejam públicos. Verifique os nossos conselhos sobre a importância de fazer uma limpeza dos meios de comunicação social quando se procura emprego.

Colocar o seu perfil no LinkedIn em ordem e fazer uma pequena limpeza no início do ano vai colocá-lo num bom lugar quando e se estiver pronto para explorar as suas opções de carreira. Certifique-se apenas de desligar as notificações que permitem a todos saber que está a fazer alterações, para que não sejam bombardeados por actualizações (isto também é útil se estiver a manter a sua caça ao emprego de ano novo em baixo). Além disso, assim que o seu perfil estiver actualizado, não se esqueça de ligar a opção que permite aos recrutadores saberem que está aberto a oportunidades de emprego. Isto torna mais fácil para eles encontrá-lo.

Está a ganhar uma taxa de mercado justa na sua função?

Está a maximizar o seu potencial de ganhos na sua função actual? Talvez tenha recebido um aumento de salário no ano passado e esteja a sentir-se bem com o seu salário actual. Ou talvez tenha adquirido algumas novas competências e sinta que o seu salário está a começar a ficar para trás dos seus pares? Seja como for, o Ano Novo é um excelente momento para avaliar o seu salário e determinar onde cai na escala de remunerações. Faça algumas pesquisas com base no seu título de trabalho e localização para ver o que outros na sua profissão estão a fazer. Consulte o nosso guia salarial para ter uma ideia do que deve ganhar.

Se for mal pago, o Ano Novo é uma excelente altura para abordar o seu patrão sobre um aumento, uma vez que os orçamentos ainda estão a ser acordados e finalizados em muitas empresas e pode ainda haver algum espaço de manobra. Ou se não se sentir bem com as suas perspectivas de aumentar o seu salário com o nosso actual empregador, Janeiro é um dos meses de contratação mais movimentados do ano, à medida que os empregadores se reagrupam após a movimentada época de férias e se preparam para entrar em acção no novo ano.

Está satisfeito com o seu papel actual?

No final do dia, uma das questões mais importantes a colocar a si próprio sobre a sua carreira é se o faz ou não feliz. Nem todos têm a sorte de se encontrarem numa carreira que é a sua verdadeira paixão (e não faz mal, se for esse o caso!) mas no mínimo a sua carreira deve ser algo em que se sinta geralmente bem e que goste de fazer. Tem mais dias bons do que dias maus? Gosta de vir trabalhar a maioria dos dias, e gosta das pessoas com quem trabalha? Contenta-se com o trabalho que faz e com os projectos em que trabalha? Se a resposta à maioria destes for "sim", está numa boa posição. Se a resposta for 'não', é altura de avaliar o seu percurso profissional e tomar algumas decisões difíceis sobre se o seu emprego actual (ou mesmo o campo em que está a trabalhar) é uma boa opção para si. Veja o nosso artigo: um guia prático para encontrar um emprego de que gosta para dicas e conselhos sobre como encontrar um emprego que se adapte bem a si.

Faça um plano de carreira

Depois de ter feito um mergulho profundo no que se passa na sua carreira, é tempo de começar a fazer planos sobre o que fazer a seguir. Voar pelo assento das suas calças raramente é uma boa estratégia quando se trata de desenvolver a sua carreira. Para que as coisas aconteçam, tem de decidir onde quer estar (é aqui que entra em jogo o primeiro item desta lista, estabelecendo objectivos para si próprio). Quando souber o que pretende, construa um plano realista para lá chegar. Por exemplo, se encontrar um novo emprego faz parte do seu plano, as medidas que pode tomar incluem certificar-se de que todos os seus documentos estão actualizados, aperfeiçoar as suas capacidades de entrevista, e decidir para que tipos de empregadores quer trabalhar. Ou se a obtenção de um aumento é o seu objectivo principal - criar um documento que descreva porque vale a pena perguntar, e um plano para falar com o seu chefe. Precisa de mais dicas para construir um plano de carreira? Veja o nosso artigo sobre como construir um plano de carreira no início do ano.