Provavelmente já ouviu a sua quota-parte de conselhos sobre o que o fará mais feliz e produtivo no trabalho. Estamos aqui para acrescentar a essa lista. A adoção de novos hábitos é sempre um desafio, mas estes valem a pena, prometemos.

1. leia algo todos os dias

Reserve algum tempo todos os dias para ler um ou dois artigos online, ou pegar num livro, numa revista, ou numa banda desenhada. Não importa realmente quais são as suas palavras de escolha. O que se lê não é tanto o objetivo, mas sim o que se ganha com isso.

A leitura é uma habilidade para toda a vida que muitos de nós tomam como certa. Mantém a sua mente afiada. Permite-lhe aceder a novas informações e pontos de vista.

Este ponto poderia ser tão facilmente "aprender algo novo todos os dias", porque é o que se está a fazer quando se lê. Se quiser dar um passo em frente, faça questão de ler algo de novo sobre a sua indústria todos os dias. Isso ajudá-lo-á a manter-se um passo à frente das tendências e torná-lo-á um especialista indispensável no assunto.

2. faça mais perguntas

Há uma impressão de que os bons trabalhadores devem ser independentes e saber fazer tudo por si próprios. Isso não é realista. Todos nós temos momentos de insegurança em que não temos a certeza se estamos a fazer algo da forma correta. Algumas culturas de trabalho consideram fazer perguntas como um comportamento de novato; como se fazer demasiadas perguntas o tornasse não qualificado, desconhecido, ou de outra forma inadequado para o seu trabalho.

Está na hora de dar um pontapé nesse tipo de pensamento para a calçada. Fazer perguntas é como se aprende, cresce e se torna melhor. Ninguém deve ter vergonha de fazer perguntas ou ser tratado como menos do que por o fazer. Por isso, em vez de seguir em frente e tentar descobrir algo por si próprio quando não tem a certeza, procure um colega especialista e faça perguntas.  Tenha o hábito de fazer perguntas e aprenderá mais depressa, provavelmente aprenderá alguns truques e conselhos, e reforçará a sua relação com o seu colega de trabalho (a maioria das pessoas gosta de se sentir como um perito que tem conhecimentos para partilhar).

3. faça uma pausa para almoço

No clássico Wall Street de 1987, Gordon Gekko declara, "o almoço é para os fracos"... É compreensível que alguém possa precisar de faltar ao almoço aqui ou ali, quando algo importante surge. Mas não deve ser uma coisa normal do dia-a-dia. Faltar ao almoço não faz de si um melhor empregado, apenas lhe dá fome. Também o priva de um impulso energético ao meio-dia que é realmente melhor para a sua produtividade. No mínimo, levante-se da sua secretária, dê um pequeno passeio até à cozinha do escritório e almoce lá. Mas se tiver espaços verdes ou espaços para comer ao ar livre, é altamente recomendável que saia para almoçar e absorva um pouco de vitamina D - apenas não se esqueça do seu protetor solar ou chapéu.

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4. crie uma lista de tarefas diárias

"Diariamente" é a frase chave aqui. Muitas pessoas mantêm listas mais longas do que a lista do Pai Natal. A ideia de verificar tudo num único dia é risível. Em vez de (ou pelo menos para além de) manter uma lista de afazeres de quilómetros com um período de tempo nebuloso anexado, rompa as suas principais prioridades e faça um afazer diário todas as manhãs. A noite anterior também funciona, se for do tipo "prepare-se para o dia seguinte". As listas de afazeres diários são mais produtivas porque obrigam a afinar as suas prioridades e o que se pode razoavelmente realizar num dia. Se encontrar regularmente nas suas listas de tarefas diárias restos de artigos inacabados, é provável que esteja a ser um pouco ambicioso demais. Tente acrescentar tempos estimados a cada tarefa (sempre sobrestimar) para construir uma imagem mais realista do que pode ser feito todos os dias. Admita também que a ideia de verificar todos os itens da sua lista de afazeres todos os dias parece realmente satisfatória, não é?

5. dê um passeio

Não estamos de facto algemados às nossas secretárias. É bom para a sua saúde e corpo levantar-se algumas vezes por dia, esticar as pernas e ser activo. Os especialistas recomendam uma pausa de hora a hora para esticar e mover-se. Se é do tipo de faltar regularmente ao almoço, isto é ainda mais importante. Mas a sério, não falte ao almoço. Se faltar a uma refeição e ficar acorrentado à sua secretária é a única forma de impressionar o seu chefe, é altura de repensar a sua cultura de trabalho e como ela está a ter impacto na sua saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. De qualquer modo, este não é outro ponto sobre não faltar ao almoço. 

6. faça algo de bondoso

Todos ouviram falar do movimento pay-it-forward. Pense nisto como a mesma coisa, mas para a sua vida profissional. Faça um prioridade fazer pelo menos uma coisa agradável para alguém no trabalho todos os dias. Embora sejamos honestos, fazer uma coisa simpática é colocar a fasquia muito baixa. Devemos todos esforçar-nos por ser simpáticos, tanto quanto possível. Mas isso é mais fácil de dizer do que de fazer quando o trabalho é levantado e temos uma lista de lavandaria de outras coisas altamente importantes que precisam de ser feitas todos os dias. Por muito ocupado que esteja, nunca há muito pouco tempo para ser simpático. E, nunca se sabe, essa boa vontade profissional que se constrói pode ser útil um dia, quando se precisa de um favor. Mas não o faças pelos favores. Faça-o porque é a coisa certa a fazer.  

se não houver amanhã, foi feliz hoje?

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