A indústria automóvel global e a sua cadeia de fornecimento estão a atravessar um período de grandes mudanças. Para se manterem a par, as empresas terão de ser ágeis, conscientes das tendências da indústria automóvel em rápida evolução e prontas para efetuar mudanças significativas nas suas práticas operacionais e pessoais. 

Neste artigo, analisaremos em profundidade algumas das tendências e desafios mais significativos que a indústria enfrenta. Examinaremos também as implicações para os RH nas empresas do ramo automóvel e identificaremos as estratégias de gestão da força de trabalho que serão necessárias à medida que o setor evolui.

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tendências globais que moldam a indústria automóvel

As empresas da indústria automóvel estão a enfrentar uma série de obstáculos, desde a perturbação contínua da indústria até aos novos desafios provocados pelas forças económicas globais e pelos desafios da cadeia de fornecimento. À medida que orienta a sua empresa durante este período de turbulência, as suas práticas de aquisição e gestão de talentos revelar-se-ão fundamentais para determinar o seu sucesso.

 

lidar com a disrupção

A tecnologia vai continuar a revolucionar o setor automóvel nos próximos anos, mas é a força de trabalho que vai determinar a evolução da indústria.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) sublinhou esta ideia, salientando que o setor chegou a um ponto de viragem e "enfrenta um futuro cada vez mais incerto". As empresas terão de enfrentar questões como as tensões e restrições comerciais globais, a evolução das preferências dos consumidores e as crescentes pressões regulamentares. A indústria está também a enfrentar uma escassez contínua de semicondutores, obrigando os OEM a reduzir o volume de produção e a repensar a transparência ao longo da cadeia de abastecimento.

Num ambiente com desafios e oportunidades em constante mudança, uma força de trabalho talentosa pode criar a adaptabilidade de que necessita para ter sucesso.

"Há um amplo reconhecimento de que a disrupção se tornará, em grande medida, uma caraterística permanente da indústria nos próximos anos e que a indústria automóvel do futuro será marcadamente diferente da indústria automóvel de hoje", afirmou a OIT no seu relatório. "O futuro da indústria automóvel dependerá, em grande medida, das capacidades e competências das mulheres e dos homens que trabalham na indústria."

 

volatilidade das vendas

Uma tendência que tem evidenciado as dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor automóvel é o declínio das vendas. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as vendas globais de automóveis têm vindo a diminuir desde 2018. A indústria perdeu 15 milhões de vendas entre 2019 e 2020, e a recuperação tem sido lenta. Após um modesto aumento de 4,5% em 2021, o Scotiabank conclui que as vendas se mantiveram globalmente estáveis em 2022.

Embora se espere que as vendas de automóveis regressem ao normal nos próximos anos, muitas empresas continuarão a debater-se com os efeitos duradouros da pandemia. Estes desafios são intensificados pela atual incerteza nas economias regionais, na oferta de matérias-primas e na procura dos consumidores.

Os analistas do ramo apresentaram estimativas conservadoras de crescimento das vendas para 2023. A Economist Intelligence Unit prevê um crescimento mínimo. A S&P Global Mobility reduziu as suas expetativas de produção de veículos em 2022 em 2,6 milhões, para 88,5 milhões, devido a problemas de abastecimento decorrentes das restrições da COVID-19 em curso na China e da invasão russa na Ucrânia.

Alguns mercados têm uma perspetiva mais otimista. Nos EUA, a CEO da GM, Mary Barra, previu que as vendas de veículos novos irão recuperar em 2023. Ela também reconheceu a incerteza no mercado, dizendo que "ninguém sabe realmente" o que vai acontecer na economia.

 

expansão dos veículos elétricos e autónomos

O impacto crescente das novas tecnologias é outra tendência fundamental na indústria automóvel. Os desenvolvimentos tecnológicos terão um impacto particularmente significativo nas competências de que os fabricantes de automóveis e os prestadores de serviços necessitam para serem bem sucedidos. Isto é evidente no crescimento dos veículos autónomos e eléctricos (VE) - uma tendência que definirá a década.

Os números da IEA mostram que as vendas globais de veículos eléctricos (VE) estão a aumentar. No primeiro trimestre de 2022, registaram-se 2 milhões de vendas de VE, o que representa um aumento de 75% em relação ao primeiro trimestre de 2021.

No final de 2021, a pesquisa da IEA mostrou 16,5 milhões de VEs em serviço em todo o mundo. A organização prevê que poderá haver até 300 milhões de VE na estrada até 2030, se os governos introduzirem políticas mais fortes para alcançar os seus objetivos climáticos. O setor privado desempenhará um papel fundamental nesta tendência, à medida que mais empresas fizerem a transição para frotas elétricas.

Os fabricantes de automóveis também estão a investir fortemente em veículos autónomos. Em maio de 2022, o Mercedes-Benz Drive Pilot tornou-se o primeiro sistema autónomo de Nível 3 a receber a certificação completa. A McKinsey espera que a tecnologia acelere rapidamente, sugerindo que os veículos autónomos de Nível 4 poderão ser uma realidade para os consumidores nos próximos 1 ou 2 anos.

Outra tendência que merece destaque é a crescente popularidade dos veículos definidos por software. Estes automóveis com ligação wireless permitem aos fabricantes oferecer uma série de funcionalidades, incluindo atualizações remotas, alertas de manutenção e funcionalidades adicionais de info-entretenimento. Em 2021, 237 milhões de veículos na estrada tinham alguma forma de conetividade incorporada. Em 2030, estas funcionalidades estarão disponíveis em 96% dos automóveis.

A inovação está a acontecer mais rapidamente do que nunca no setor automóvel, pelo que a sua empresa tem de estar preparada com a estratégia certa de RH e de aquisição de talentos para acompanhar o ritmo.

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5 pontos-chave para os RH

À medida que as últimas tendências da indústria automóvel remodelam o setor, os colaboradores terão de desenvolver novas competências orientadas para a tecnologia. Grande parte do fardo recairá sobre o departamento de RH; é fundamental determinar agora as suas prioridades em termos de talento e força de trabalho para garantir que a sua organização está posicionada para o sucesso no futuro.

 

1. aquisição de talentos preparada para o futuro

A evolução tecnológica da indústria automóvel sublinha a importância da contratação de talentos de elevada qualidade. As empresas dependerão dos conhecimentos, competências e experiência dos trabalhadores para acompanhar as tendências significativas do setor e determinar como tirar partido delas.

De acordo com o Institute of the Motor Industry, a indústria está a enfrentar o pior défice de competências dos últimos 20 anos e muitas empresas estão a ficar aquém das necessidades. O mercado de software automotivo valia 19.123 milhões de dólares globalmente em 2021; as previsões sugerem que, em 2030, atingirá um valor de 57.689 mil milhões de dólares.

McKinsey destacou algumas das melhores práticas para otimizar a aquisição, gestão e retenção de talentos. Recomendou:

  • Promover a colaboração entre o CEO, o CFO e o diretor de RH para garantir que as estratégias estratégicas, comerciais e de talento da empresa estão estreitamente alinhadas
  • Identificar os "2% críticos" de funções que geram o maior valor para o negócio e desenvolver talentos para essas posições
  • Aumentar a agilidade através da criação de pequenas equipas multifuncionais com uma mistura de capacidades a aplicar a tarefas específicas
  • Utilizar novas ferramentas digitais e analíticas para melhorar processos vitais, como o planeamento da força de trabalho, a identificação de talentos, o recrutamento, a integração, a aprendizagem e a gestão do desempenho

 

2. preparação da força de trabalho para a automatização e a robótica

A automação e a robótica estão em vias de desempenhar um papel cada vez mais importante no funcionamento da indústria automóvel.

De acordo com o IMARC Group, o mercado global de robótica automóvel tem vindo a registar um crescimento constante. Valia 8,69 mil milhões de dólares (8,19 mil milhões de euros) em 2021 e espera-se que cresça para 17,34 mil milhões de dólares (16,35 mil milhões de euros) até 2027.

A automatização tem o potencial de transformar linhas de produção inteiras. De acordo com a OIT, "a digitalização está a anunciar uma nova era de fabrico avançado na indústria automóvel, cujos elementos foram descritos como 'Indústria 4.0'. Estas tecnologias incluem a integração de analítica avançada, inteligência artificial, tecnologias de sensores, a Internet das coisas, computação em cloud, blockchain, sistemas ciber-físicos, aprendizagem automática, robótica e impressão 3D."

À medida que a sua empresa investiga a automatização de processos-chave, os seus colaboradores podem estar preocupados com a perda de postos de trabalho. Se esta situação surgir, o departamento de RH deve concentrar-se em envolver os colaboradores e partilhar informações sobre as mudanças que estão a acontecer e porquê.

Estes debates podem incidir sobre

  • Responder às perguntas mais comuns dos colaboradores
  • Fornecer informações sobre quaisquer novos sistemas e tecnologias que a empresa esteja a utilizar
  • Fornecer informações sobre quaisquer novos sistemas e tecnologias que a empresa esteja a utilizar
  • Introduzir programas de reskilling e upskilling que ajudarão as pessoas a adquirir novas capacidades e a aumentar a sua empregabilidade a longo prazo
  • Esforços de mobilidade interna que podem ajudá-lo a proporcionar uma melhor experiência aos funcionários e a reter talentos

 

3. segurança, saúde e bem-estar dos talentos

Se quiser reter os seus colaboradores mais valiosos e atrair novos talentos, deve ser capaz de mostrar o seu empenho em proteger a saúde e o bem-estar das pessoas. Isto é mais importante do que nunca após a pandemia, uma vez que os empregadores estão sob maior pressão para proteger os colaboradores e minimizar os riscos para a saúde no local de trabalho.

As empresas do ramo automóvel devem também ter em conta os riscos específicos que os colaboradores enfrentam neste setor. A OIT salientou que o setor registou melhorias significativas nas normas de proteção e segurança dos talentos nos últimos anos, mas "continua a ser perigoso". Destacou fatores de risco específicos, tais como:

  • Exposição ao ruído
  • Escorregadelas, tropeções e quedas
  • Incêndios
  • Exposição a substâncias perigosas

Reconhecer estes perigos e mostrar as medidas e salvaguardas específicas que tem em vigor para os proteger será essencial se quiser construir uma employer brand que o ajude a atrair novos talentos e a reter os atuais colaboradores.

 

4. diversidade e inclusão dos talentos

A diversidade é um fator-chave para os RH na indústria automóvel, especialmente tendo em conta a persistente escassez de mão de obra a nível mundial. Quando o recrutamento é alargado a um leque mais vasto de candidatos, há mais hipóteses de encontrar talentos de elevado desempenho.

As empresas têm de inovar para serem bem sucedidas, uma vez que a tecnologia domina as tendências da indústria automóvel, e a investigação demonstrou que a diversidade e a inclusão podem alimentar a inovação. Um estudo do Boston Consulting Group concluiu que a criação de equipas de liderança mais diversificadas dá origem a padrões de inovação mais elevados e, em última análise, melhora o desempenho financeiro. Entretanto, a McKinsey concluiu que as empresas com equipas executivas mais diversificadas em termos de género tinham 25% mais probabilidades de obter lucros acima da média do que os concorrentes menos diversificados.

Muitas organizações da indústria automóvel têm desafios claros a ultrapassar nesta área. Os líderes das empresas estão conscientes da importância estratégica da diversidade, mas, numa perspetiva operacional, a escassez de pessoal tem frequentemente prioridade. Este facto pode dificultar a manutenção de um compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão (DEI), criando uma desconexão entre as operações e a estratégia.

Então, que medidas práticas podem os RH das empresas do ramo automóvel implementar para criar uma força de trabalho diversificada?

  • Garantir a adesão da direção às políticas de diversidade e inclusão, apresentando um caso comercial claro e ligando esta questão aos objetivos mais amplos da empresa.
  • Fornecer formação sobre diversidade para aumentar a sensibilização e promover a discussão deste assunto a todos os níveis, desde a administração sénior ao staff júnior.
  • Nas descrições de funções, utilize uma linguagem e táticas inclusivas que encorajem uma série de candidatos. Por exemplo, pode limitar os requisitos do cargo às competências essenciais.
  • Trabalhe com um parceiro de soluções de RH para planear uma abordagem mais personalizada e orientada para o recrutamento.

 

5. formação e desenvolvimento de competências

Uma forma de combater a escassez global de mão de obra é concentrar-se no desenvolvimento de aptidões e novas competências na sua força de trabalho atual. A OIT acredita que o investimento das empresas em competências e na aprendizagem ao longo da vida será um elemento crucial para "promover o trabalho digno e sustentável na indústria automóvel, bem como para assegurar uma transição justa para um futuro do trabalho que contribua para o desenvolvimento sustentável".

O reskilling and upskilling dos seus colaboradores são cruciais, uma vez que os sistemas e tecnologias de ponta moldam a forma como os automóveis são concebidos, fabricados e utilizados. Ao cultivar capacidades-chave na sua força de trabalho, pode preparar a sua empresa para o futuro. Veja-se o caso dos veículos eléctricos, por exemplo - os técnicos terão de receber nova formação para trabalharem em segurança com sistemas de alta tensão.

As tendências da indústria automóvel também criarão uma forte concorrência pelos melhores talentos, tornando o desenvolvimento ainda mais importante. O nosso Employer Brand Research revelou que, em 2022, os colaboradores citam a progressão na carreira como um fator-chave na escolha de um empregador. Um programa de formação abrangente pode ajudá-lo a manter os profissionais atuais e a recrutar novos talentos.

Para ser bem sucedido neste ambiente cada vez mais desafiante, terá de se manter atualizado com as tendências mais recentes e relevantes, tanto na indústria automóvel como um todo, como no espaço dos RH e da gestão de talentos.

À medida que a sua empresa se adapta às forças económicas e às novas tecnologias, mantenha-se a par dos últimos desenvolvimentos consultando o nosso relatório sobre as tendências da indústria automóvel.

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