metatag
metatag

A 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU chega num momento crítico este ano, uma vez que numerosos desenvolvimentos ameaçam a recuperação económica numa economia global pós-pandémica. A tensão geopolítica, a crise climática e um fosso crescente de riqueza estão a causar uma tremenda perturbação e instabilidade a milhares de milhões de vidas em todo o mundo. Por esta razão, é mais importante do que nunca que a comunidade global se una e colabore em muitas questões que têm consequências a longo prazo nas sociedades e na força de trabalho

Desde 2015 que este esforço coletivo tem vindo a unir-se em torno dos objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, que, segundo o organismo internacional é "um projeto partilhado de paz e prosperidade para as pessoas e para o planeta". Como parte da agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, estes objetivos pretendem combater a pobreza, criar mais prosperidade económica, através de trabalho digno, e melhorar o clima global, entre outros esforços importantes.

Como líder no negócio dos serviços de recursos humanos, a Randstad está concentrada no avanço de cinco ODS, para os quais estamos melhor posicionados para efetuar mudanças. Estes têm como ambição:

  • Assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4);
  • Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas (OBS 5);
  • Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho digno para todos (OBS 8);
  • Reduzir a desigualdade dentro e entre países (OBS 10);
  • Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos (OBS 13).

Estas são ações que requerem esforços imediatos e coletivos da comunidade global. Sendo uma organização cujas atividades têm um forte impacto sobre as pessoas desta forma, a Randstad continua a facilitar uma mudança positiva no mundo do trabalho. Estes valores são especialmente importantes para o nosso CEO, Sander van't Noordende, que tem defendido os direitos da comunidade LGBTQI+, servindo em conselhos como o Out & Equal Advocates, uma organização sem fins lucrativos dedicada a alcançar a igualdade no local de trabalho. Está também numa missão de promover oportunidades económicas para todos através da criação de trabalho decente.

Todos os anos contribuímos para estas ODS através do nosso negócio e de uma série de iniciativas locais sustentáveis. Por exemplo, anualmente ajudamos dois milhões de pessoas a encontrar os empregos adequados para elas, e mais de meio milhão de pessoas recebem diariamente missões de trabalho através da Randstad. Os nossos consultores também desempenham um papel fulcral no avanço das ambições dos trabalhadores, prestando apoio consultivo e aconselhamento na aquisição, não só, de um emprego, como de emprego que apoie as suas ambições de carreira.

Em apoio à educação de qualidade, em 2021, fornecemos 6,6 milhões de horas de formação a candidatos e empregados para se prepararem para um mercado de trabalho altamente dinâmico. E, após a sua formação, ajudámo-los a encontrar emprego, colocando 762.000 candidatos com menos de 25 anos de idade em funções, e 2.600 em estágios.

Nos nossos esforços para promover a igualdade, colocámos 10.000 candidatos com deficiência em empregos significativos, em 2021. Dentro da nossa organização, praticamos o que pregamos, sendo as mulheres responsáveis por mais de 50% das nossas funções de liderança sénior.

Além disso, a Randstad está empenhada na iniciativa "Science Based Targets Business Ambition", com o objetivo de alcançar uma pegada Net Zero até 2050. Com as emergências climáticas que têm atormentado regiões em todo o mundo este ano, este é talvez um dos objetivos mais urgentes que todas as organizações devem apoiar.

Há uma necessidade imediata de esforços coletivos por parte da comunidade global. O mundo está a caminhar para um momento excecionalmente desafiante, e será necessário que todas as partes envolvidas ultrapassem as ameaças e crises recentemente vividas, provocadas pela pandemia e pela escassez de mão-de-obra. Por si só, as pessoas e os seus empregadores têm um impacto limitado na realização dos 17 ODS da ONU, mas quando colaboramos e coordenamos esforços, os benefícios são exponencialmente aumentados. Para o fazer, considere o seguinte:  

  • Identificar os ODS para os quais, em conjunto com a sua organização, pode contribuir de forma mais eficaz. O compromisso com uma campanha Net Zero é uma possibilidade para o seu negócio? Pode a forma como promove pessoas de cor ou orientação sexual diferente, ou pessoas com deficiência  trazer maior igualdade ao seu mercado de trabalho?
  • Desenvolver uma estratégia para a criação de objetivos e os planos e processos para os alcançar. Uma vez concentrado no que é alcançável, precisará de KPIs claros e de um roteiro a seguir. Isto requer o apoio da liderança e de todos os candidatos. Mesmo individualmente, considere como as suas ações diárias podem contribuir para os seus ODS.
  • Evangelizar os sucessos para inspirar outros a agir. Iniciativas eficazes de empresas e indivíduos podem servir para inspirar aqueles à sua volta a agir. Crie um plano para comunicar a sua jornada e as suas realizações, seja através da sua marca, nas redes sociais ou através de redes profissionais.
  • Amplifique os seus esforços através da colaboração das partes interessadas. Crie parcerias para ajudar a acelerar as mudanças sistémicas necessárias para criar uma sociedade melhor e um planeta habitável.

Com o mundo cada vez mais polarizado, é mais importante do que nunca que todos os grupos de interessados se reúnam em torno dos ODS da ONU. Ao reduzir as desigualdades, aumentar as oportunidades económicas, combater as alterações climáticas e enfrentar outros desafios críticos, a comunidade global pode beneficiar os seus próprios cidadãos, ao mesmo tempo que se aproxima cada vez mais.

 

Marlou é o chefe global da sustentabilidade na Randstad Global. Juntou-se à Randstad Global em 2005, e iniciou a estratégia de sustentabilidade da empresa.

about the author
marlou leenders
marlou leenders

Marlou Leenders

global head of sustainability at randstad global