Com a aceleração da digitalização nas empresas como uma das consequências da pandemia, a procura de programadores de software também aumentou. De facto, a procura por programadores e outros perfis técnicos manteve-se elevada durante toda a pandemia, os salários em locais como o Silicon Valley aumentaram mais rapidamente do que a inflação. De acordo com a App Developer Magazine, a taxa de desemprego no sector tecnológico dos EUA foi de apenas 3%, em comparação com 6,7% para a economia global dos EUA.

Assim, com a procura inalterada durante a pandemia, as empresas que lutam por software developers enfrentam desafios, mesmo quando aceleram a sua própria transformação digital. Os empregadores, independentemente do sector, estão todos a competir pelas mesmas skills. Isto significa, mais do que nunca, que as empresas precisam de uma estratégia de atração e engagement para conseguir captar os melhores candidatos. 

A abordagem certa começa com uma proposta de valor atraente para os trabalhadores, identificando os canais para criar o maior impacto junto dos promotores e um sólido plano de envolvimento para captar a sua atenção. Quando todos estes elementos se juntam, a aquisição destes talentos é mais fácil do que se pensa. Mas como se pode começar?

reforçar o EVP 

Para muitas empresas, a criação de uma proposta de valor para os trabalhadores é um exercício que pode já ter sido realizado aquando do desenvolvimento da sua employer brand. No entanto, para atrair estes profissionais, pode ser necessário reexaminar o que esses trabalhadores geralmente procuram num empregador ideal. Comece por considerar os benefícios que mais procuram. 

De acordo com um inquérito a mais de 70.000 developers realizado HackerRank (ferramenta de avaliação de competências técnicas), o acesso ao crescimento profissional e à aprendizagem são os pontos mais procurados por estes trabalhadores num empregador, seguido de um bom equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal e depois de um salário competitivo. De acordo com o HackerRank, os programadores são na sua maioria aprendizes "vorazes", que compreendem que o rápido ritmo de mudança no campo tecnológico exige que mantenham uma aprendizagem constante e requalificação para permanecerem relevantes num mercado de trabalho em constante mudança.

Com os benefícios salariais classificados em terceiro lugar, este é decididamente uma distinção em relação à maioria dos trabalhadores de outras áreas. O Randstad Employer Brand Research global mostra que entre 185.000 adultos em idade activa, inquiridos em 33 mercados de todos os sectores, uma boa remuneração é consistentemente o fator mais mais valorizado num empregador.

O HackerRank no seu "2020 Developer Skills Report" demonstrou também que a forma mais importante de desenvolvimento profissional é a oportunidade de aprender novas competências técnicas, seguida da capacidade de assumir mais responsabilidades; desenvolver competências transversais; e obter certificações profissionais.

Claramente, para atrair eficazmente os programadores de software será necessária uma comunicação clara sobre o potencial para evoluir, assim que um candidato decida fazer parte de uma organização. Os empregadores terão também de salientar a sua capacidade de proporcionar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas competir apenas nos benefícios salariais não será provavelmente uma estratégia de atração sustentável. 

ativar a sua marca

Definir quais os EVP é essencial para construir uma marca empregadora forte que seja capaz de atrair estes profissionais, mas reforçar a marca como forma de chegar a estes candidatos é também é fundamental. Isto requer o apoio de uma série de intervenientes, incluindo atuais e antigos trabalhadores, fornecedores e clientes, e até mesmo outros candidatos. É por isso que a implementação de uma boa experiência de candidato é também muito relevante para atrair programadores.

Este reforço da imagem da marca requer também a identificação dos canais que sejam capazes de chegar às maiores comunidades de programadores. Felizmente, há muitos canais com audiências globais; alguns muito específicos para programadores, enquanto outros são subsecções de comunidades maiores. Por exemplo, StackOverflow, GitHub e HackerNews são três sites muito visitados onde os programadores se reúnem. Existem ainda alguns sites online de interesse geral, tais como Meetup, Reddit e Discord, que oferecem grupos especificamente para programadores. Todos estes sites potenciam oportunidades para atrair talento técnico.

reforçar a estratégia de marketing

Uma estratégia de atração pode ser muito potenciada recorrendo a uma estratégia de marketing de recrutamento eficaz. A utilização de uma metodologia inbound - que com um objetivo de engagement em conjunto com uma estratégia de atração -  ajuda a construir relações mais fortes com os programadores mesmo que estes não sejam contratados ou optem por funções noutras organizações.  Estes tipo de perfis procuram frequentemente projectos e funções que os exponham a novas competências e tecnologias e tendem a ter períodos de permanência mais curtos nas empresas. Um estudo do LinkedIn descobriu que o sector de software teve o maior volume de negócios (13,2%) entre todos os sectores - o que significa que o desenvolvimento de uma relação a longo prazo com os programadores pode ser benéfico para as organizações empregadoras.

Para o fazer, as empresas deverão estimular continuamente os candidatos a essas funções, mesmo quando as mesmas já foram preenchidas. Isto pode ser feito colocando-os numa base de dados específica para estes talentos, mantendo contacto regular através de partilha de conteúdos ou alertando-os para as novas oportunidades de emprego, mesmo que sejam candidatos passivos. Cada vez mais as empresas estão a alavancar o marketing de talentos como forma de preencher a sua base de dados, e tais práticas são especialmente eficazes quando se trata de programadores e perfis do setor das tecnologias da informação.

A contratação de programadores de software continuará a ser um desafio para a maioria das empresas num futuro próximo. Essa foi uma das razões pela qual os salários para estas funções continuaram a subir em 2020, apesar dos números recorde de desemprego a nível mundial, de acordo com a Dice. Mesmo assim, as empresas podem melhorar as suas hipóteses de captar estes talentos, através de  uma forte estratégia de atração que inclua o engagement e criação de uma relação com estes profissionais.