Uma vez que a COVID-19 continua a ter um custo para as empresas, indústrias e economias inteiras, garantir a continuidade do negócio continua a ser a principal prioridade para muitas organizações, especialmente PMEs. Para ultrapassar este período difícil, é necessário assegurar que tem o talento certo e o número certo de pessoas na sua força de trabalho, mas também que não está a desperdiçar tempo e dinheiro em processos de RH ineficientes.

A parceria com uma empresa de serviços de RH experiente ajudá-lo-á a adquirir o talento de que necessita e também a alcançar um elevado nível de flexibilidade organizacional, que é essencial em tempos instáveis.

Aqui estão alguns dos benefícios específicos que pode obter ao trabalhar com um parceiro especializado em RH:  

 

Recuperar o seu tempo

Para que o seu negócio tenha sucesso no ambiente atual (e mesmo a qualquer momento), deve ser capaz de tomar as decisões correctas de contratação. Isso significa dedicar tempo a processos chave de recrutamento como a criação de uma descrição detalhada do perfil que procura e pensar nas melhores plataformas para se envolver com eles. Escrever ofertas de emprego interessantes, selecionar candidatos, realizar entrevistas e verificar referências são também importantes. A execução destas tarefas a um nível elevado irá ajudá-lo a encontrar talentos que possam transformar o seu negócio, reduzindo ao mesmo tempo o risco de más contratações.

No mundo das PMEs, é comum os gestores terem uma vasta gama de responsabilidades e pouco ou nenhum tempo para actividades de recrutamento como, por exemplo:

 

  1. Filtragem e avaliação de muitas candidaturas
  2. Gestão e acompanhamento de anúncios de emprego
  3. Gestão de recusas
  4. Organização de entrevistas
  5. Realização de testes
  6. Propostas internas a candidatos

 

A entrega destas responsabilidades a um parceiro de RH dar-lhe-á a si e à sua equipa mais tempo para se concentrarem em atividades que geram valor imediato para o seu negócio. Terá sempre a última palavra sobre quem a empresa contrata, o que significa que pode manter o controlo sobre as decisões de recrutamento sem ter de estar envolvido em todas as fases do processo. Pode estar envolvido o quanto quiser, quer queira ocupar um lugar secundário e deixar um recrutador cuidar das suas necessidades, ou estar mais envolvido em cada etapa da viagem.

 

Assegurar competências

As lacunas de competências são um desafio para todos os empregadores, mas podem revelar-se particularmente problemáticas para as empresas mais pequenas que não têm os recursos financeiros para competir com as grandes empresas que procuram o mesmo talento.

Mais de metade (52%) dos proprietários de PMEs que responderam ao inquérito Q2 2019 da CNBC/SurveyMonkey, Small Business Survey, afirmaram que se tinha tornado mais difícil encontrar pessoal qualificado no ano que antecedeu o estudo. Isto aumentou para 63% das empresas com mais de 50 empregados.

O mercado de trabalho mudou significativamente em 2020, claro, com o desemprego global a aumentar em resultado da pandemia. Consequentemente, muitos gestores contratados enfrentam o desafio de lidar com um elevado número de candidaturas, em vez de encontrarem candidatos adequados.

No entanto, isto não significa que se deva tomar como certo que as competências de que se necessita estarão facilmente disponíveis no mercado de trabalho, especialmente para funções altamente técnicas. É especialmente importante ter uma estratégia clara de aquisição de talentos se operar numa indústria que se espera ver agravada a escassez de competências nos próximos anos, tais como a engenharia ou indústria fabril.

Um dos benefícios mais valiosos que as empresas de RH oferecem aos seus clientes é o acesso a uma grande rede de candidatos aprovados e de confiança, que já demonstraram as suas competências com outras empresas que enfrentam desafios semelhantes.

 

Tomar as decisões salariais certas

Fixar salários para papéis específicos pode ser um acto de equilíbrio difícil. Pagar demasiado traz desvantagens financeiras óbvias, mas pagar pouco coloca-o em risco de perder os trabalhadores talentosos que podem encontrar melhores ofertas noutros locais.

Quando está a competir por talentos a pedido que podem fazer uma verdadeira diferença no seu negócio, precisa de conseguir este equilíbrio correcto. Afinal, o pagamento continua a ser o factor mais importante nas decisões das pessoas sobre para quem querem trabalhar. No último estudo de employer branding realizado pela Randstad, 57% dos inquiridos citaram salários e benefícios atrativos como a sua principal razão para escolher um empregador.

As agências de recrutamento especializadas e os prestadores de serviços de RH passam todo o tempo a trabalhar neste campo, para que possam dar-lhe a informação mais atualizada sobre as taxas salariais e o que deve oferecer para garantir a sua competitividade.

Além disso, um bom parceiro será capaz de o manter informado sobre as tendências e desenvolvimentos relacionados com as suas atividades de contratação, tais como a escassez de talentos com determinadas competências ou experiência. Ter esta informação coloca-o numa posição mais forte para tomar as decisões certas em matéria de remuneração.

 

Acompanhar as tendências e tecnologias

Os recursos humanos estão em rápida evolução, com novas inovações a surgir a todo o momento. É importante manter-se na linha da frente da mudança, em primeiro lugar para garantir que se está a beneficiar dos métodos e tecnologias mais valiosos - entrevistas em vídeo e virtual onboarding, por exemplo - mas também para mostrar aos potenciais empregados que tem um negócio moderno e ágil.

A ligação com um fornecedor de serviços de RH dar-lhe-á acesso imediato às últimas informações e conhecimentos sobre a forma como o campo está a evoluir. Um parceiro especializado poderá também aconselhá-lo sobre as ferramentas e tecnologias específicas que oferecem o maior potencial para otimizar as suas atividades em termos de pessoal.

Outra vantagem chave da subcontratação é manter-se a par dos últimos desenvolvimentos no que os candidatos querem das empresas, o que o ajudará a construir uma poderosa marca de empregador.

A Randstad realiza o estudo do employer branding para identificar os fatores-chave que influenciam as decisões das pessoas de trabalhar para determinadas organizações.

Fonte: Randstad Países Baixos