Como o prazo de validade das competências continua a diminuir, nunca foi tão importante ou desafiante para os colaboradores ter as competências certas na altura certa. A qualificação dos colaboradores é o que assegura uma uma força de trabalho à prova do futuro. Beth Kempton analisa este tema e partilha como o Randstad RiseSmart BrightFit pode ser uma ajuda preciosa.

 

Segundo o Fórum Económico Mundial, 85 milhões de empregos serão deslocados até 2025 e 97 milhões de novos empregos serão criados. Além disso, um relatório recente da Deloitte sobre as tendências da força de trabalho concluiu que a principal necessidade entre os executivos é a capacidade do seu pessoal para se adaptar, reciclar e assumir novos cargos. Com estes números em mente, as organizações com visão de futuro estão a concentrar-se menos na contratação para cargos específicos e mais na contratação de competências e no desenvolvimento interno de aptidões.

O inquérito 2021 HR Priorities Survey da Gartner constatou que 68% dos líderes de Recursos Humanos citaram o desenvolvimento de aptidões e competências críticas como a prioridade número um em 2021. No entanto, embora a maioria das organizações esteja a dar prioridade às competências dos colaboradores, muitas usam uma abordagem desatualizada do desenvolvimento de competências e de percursos de carreira, assumindo que o passado será um guia preciso para funções futuras e competências necessárias.

Para superar este desafio, desenvolvemos o Randstad RiseSmart BrightFit, uma tecnologia que tem em consideração o mundo do trabalho em rápida mudança, incluindo a automatização, digitalização e IA, para prever a perspetiva de mercado (desejabilidade) dos empregos e as competências a pedido desejadas pelos empregadores.

O BrightFit fornece conhecimentos atuais e preditivos - e não apenas dados - sobre carreiras e competências para ajudar os trabalhadores atuais e os afetados pela reestruturação da força de trabalho a explorarem cargos com uma perspetiva de mercado animadora, a descobrirem as suas lacunas de competências e a identificarem cursos que levem as suas competências ao nível seguinte.

Quando os dados do BrightFit são combinados com a experiência e perícia dos coaches de carreira da RiseSmart, os indivíduos podem escolher o melhor caminho para as suas carreiras, enquanto as organizações ficam numa melhor posição para desenvolverem uma força de trabalho sustentável. Chamamos a isto “inteligência profissional”. Mesmo com acesso a perspetivas relevantes do mercado de trabalho, todos os colaboradores podem beneficiar de uma orientação individual e personalizada fornecida por um coach de carreira.

O coaching personalizado ajuda os colaboradores a expandirem as suas perspetivas sobre as suas opções profissionais e a concentrarem-se nas melhores escolhas de carreira e de competências. A orientação do coaching pode ajudar as pessoas a seguirem carreiras que não tinham considerado anteriormente, a descobrirem competências inexploradas ou a concentrarem-se no desenvolvimento de novas competências necessárias para preencher lacunas críticas que ajudam um negócio a prosperar.

De uma perspetiva de outplacement, o BrightFit apoia a transição de colaboradores, apontando-lhes oportunidades que tenham uma forte perspetiva de mercado e cargos que melhor correspondam aos seus conjuntos de competências. De um ângulo de redistribuição e desenvolvimento de carreira, o BrightFit ajuda a produzir uma força de trabalho mais ágil e sustentável e aumenta a empregabilidade - e portanto a retenção. Quando os trabalhadores podem não só ver as oportunidades internas à sua disposição, mas também um caminho para avançar nas suas carreiras com a ajuda de competências e recursos de coaching, é mais provável que permaneçam na empresa. 

Esta combinação de tecnologia preditiva e coaching personalizado apresenta vários benefícios fundamentais tanto para as organizações como para os trabalhadores. Abaixo, destacamos como esta abordagem pode levar a melhores resultados nas iniciativas de qualificação. 

 

Benefícios para os colaboradores

 

  • Fornece contexto para a mobilidade na carreira e promove decisões profissionais mais inteligentes

O Randstad Workmonitor, edição de Dezembro de 2020, descobriu que 40% dos trabalhadores a nível mundial têm dificuldade em apreenderem as novas competências necessárias nesta nova era digital. Enquanto muitas organizações oferecem aos colaboradores uma lista de cursos disponíveis e acesso a recursos de formação, os colaboradores muitas vezes não têm os conhecimentos ou orientação necessários para desenvolverem competências que se alinhem com as suas paixões e objetivos de carreira e que são procuradas tanto na sua organização atual como no mercado de trabalho mais vasto. Isto pode deixar os colaboradores sobrecarregados e concentrados em competências e percursos profissionais que não são necessariamente os mais relevantes.

Os colaboradores não precisam necessariamente de mais dados e mais escolhas. Precisam de conhecimentos e de um roteiro estratégico. Com percepções preditivas, podem estar melhor posicionados para fazer evoluir os seus conjuntos de competências e/ou crescerem nas suas funções atuais, ou para assumir novas funções internamente à medida que as necessidades empresariais evoluem. Os conhecimentos do BrightFit permitem aos indivíduos compreender melhor as suas aptidões e competências em relação aos seus cargos atuais e desejados, e receber instantaneamente uma lista classificada de competências a pedido, cursos relevantes e sugestões de cargos alternativos.

 

  • Carreiras à prova de futuro

Segundo a Gartner, o número de competências necessárias para um único emprego aumentou 10% de ano para ano desde 2017 - e a pandemia global exacerbou ainda mais as lacunas de competências dos colaboradores. Quando as competências dos colaboradores se tornam desatualizadas, os problemas são resolvidos de formas antigas utilizando metodologias antigas, o que pode ter um impacto negativo no sucesso empresarial a longo prazo. Competências desatualizadas também prejudicam a empregabilidade a longo prazo dos indivíduos e o seu crescimento profissional.

Quando as pessoas têm uma mentalidade de "aprendizagem permanente" e exploram as percepções preditivas, conseguem planear estrategicamente as suas trajetórias de carreira e manter-se concentradas no desenvolvimento de competências que são agora procuradas e que o serão no futuro.

 

  • Diminui o tempo para conseguir novos cargos

Quer os trabalhadores estejam a transitar para um novo cargo internamente ou tenham sido afetados por uma redução da força de trabalho, uma solução de qualificação que combine a previsão com a orientação estratégica ajuda os indivíduos a identificar rapidamente as competências necessárias e a seguir o melhor curso de ação.

Segundo o nosso inquérito global Skilling Today, dos empregadores que foram submetidos a uma redução da força de trabalho, 50% ofereceram qualificações aos colaboradores em outplacement. Entre este grupo, 85% disseram acreditar que isso os ajudou a encontrar novos empregos.

O investimento na qualificação como parte do outplacement pode parecer contra-intuitivo, mas ajudar os colaboradores afetados a recuperar e a melhorar a qualificação pode muito bem ajudá-los a conseguir novos cargos mais cedo, por sua vez, reduzindo potencialmente os custos de despedimento do empregador e os impostos de desemprego.

Ao investirem nos colaboradores e ajudá-los a aumentar as suas competências, mesmo depois de tomarem a difícil decisão de reestruturar a sua força de trabalho, podem aumentar a probabilidade de estes indivíduos conseguirem o seu próximo cargo mais cedo, ao mesmo tempo que apoiam a sua empregabilidade a longo prazo - o que se refletirá positivamente no employer brand.

 

Benefícios para os empregadores

 

  • Envolve os indivíduos na procura de carreiras significativas

Os colaboradores de topo prosperam com novos desafios e oportunidades que aperfeiçoam as suas competências. Se não conseguirem encontrar estas oportunidades no seu atual empregador, não hesitarão em procurar novos cargos noutros locais. Um inquérito da Prudential Financial revelou que dos trabalhadores que planeiam deixar os seus empregos este ano, 72% afirmam que a pandemia os levou a repensar os seus conjuntos de competências e 80% estão preocupados com o crescimento da sua carreira. Além disso, os dados do inquérito mostram que, entre os trabalhadores que planeiam procurar um novo emprego em 2021, ter "oportunidades de mobilidade" é um fator de topo que os encorajaria a permanecer com o seu atual empregador.

 

Com a solução certa de qualificação, os indivíduos podem assumir o controlo das suas carreiras e estar confiantes de que as tarefas e as escolhas de qualificação que fazem produzirão carreiras óptimas e satisfatórias. Quando os colaboradores participam no desenvolvimento de carreiras e nas oportunidades de reaproveitamento de competências que incluem uma combinação de tecnologia e orientação humana, podem procurar mais eficazmente oportunidades que são tanto do seu interesse como do da organização. É provável que os efeitos a jusante incluam um impulso na produtividade, no empenho e na retenção.

Para os indivíduos afetados pela reestruturação da força de trabalho, a oferta de competências durante o outplacement pode ajudar não só a fazer bem por estes indivíduos, mas também a gerar sentimentos positivos de ex-colaboradores que podem aparecer em críticas positivas nas redes sociais e locais de monitorização de empregos. Dados do Glassdoor revelaram que 86% das mulheres e 67% dos homens nos EUA não adeririam a uma empresa com uma reputação negativa, o que significa que manter uma reputação positiva é fundamental para atrair os melhores talentos.

 

  • Constrói uma força de trabalho produtiva, ágil e sustentável

O nosso recente inquérito Skilling Today concluiu que, das organizações que ofereceram requalificação e upskilling em 2020, apenas 9% dos profissionais de RH estão confiantes de que os colaboradores conseguem orientar eficazmente as suas próprias trajetórias de qualificação. Quando se perguntou aos profissionais de RH o que teria ajudado os colaboradores a fazerem melhores escolhas sobre os cursos a seguir ou sobre as oportunidades de aprendizagem experimental no trabalho a procurar, as respostas de topo incluíram:

- avaliações de competências, interesses de carreira e possíveis percursos profissionais (57%)

- acesso a uma ampla visão das oportunidades de aprendizagem, incluindo cursos, certificações, - graus académicos e aprendizagem experimental (50%)

- orientação com a seleção das melhores opções de qualificação (43%)

- conhecimentos sobre competências a pedido (41%)

Quando os colaboradores têm a tecnologia e os recursos certos para manterem as suas competências relevantes, a sua organização pode criar uma força de trabalho ágil e sustentável que esteja melhor preparada para quaisquer mudanças empresariais surjam no seu caminho.

 

  • Reduz os custos de aquisição de talentos a longo prazo

Quando os indivíduos desenvolvem continuamente as competências de maior valor, as organizações podem gerar um fluxo interno de talentos que seja mais capaz de satisfazer a procura de novas aptidões e competências.

 

O relatório Randstad Sourceright 2021 Talent Trends concluiu que 87% dos líderes de capital humano e de executivos de topo acreditam que a requalificação dos seus colaboradores irá reforçar a retenção. Além disso, dados de um estudo de 2020 do LinkedIn mostram que os colaboradores que fazem uma mudança lateral dentro de três anos após a sua entrada numa empresa têm 62% de hipóteses de permanecerem a longo prazo com o seu atual empregador, 17% mais do que os colaboradores que não fazem mudanças profissionais internas.

Oferecer aos colaboradores uma solução de qualificação de impacto não só ajuda a promover a retenção e o empenho, como também pode levar a uma poupança de custos a longo prazo. De acordo com dados da Josh Bersin, pode custar até seis vezes mais contratar externamente em vez de desenvolver talento a partir de dentro de uma organização. Entre as despesas relacionadas com anúncios de emprego, verificações de antecedentes, avaliações, onboarding e formação, os novos custos de contratação podem acumular-se rapidamente.

Combinando os conhecimentos orientados por dados com a perícia dos coaches da RiseSmart, a inteligência profissional é oferecida aos indivíduos em cada fase - quer estes estejam a prosseguir o desenvolvimento da sua carreira, a mudar internamente ou a passar para o seu próximo cargo fora da organização.