<p>"Colaboradores felizes originam clientes felizes". É esta a fórmula da cultura employee centric. Mas o que é uma empresa employee centric? Como é que esta cultura se concretiza e que benefícios pode trazer? </p>
<p>Pouco a pouco, a estrutura organizacional das empresas está a mudar, como resultado do novo paradigma económico. Num mundo globalizado e de acesso cada vez mais fácil a todo o tipo de informação. Os clientes podem comprar e escolher, virtualmente entre todas as empresas. Assim, percebe-se que, para a maior parte das empresas, o foco ainda esteja no cliente, independentemente do tipo de negócio. Em última análise, é dos clientes que depende o lucro e, logo, a sustentabilidade do negócio. Mas para os clientes voltarem, precisam de estar felizes com o atendimento/serviço prestado. </p>
<p>É aqui que entre a importância de uma cultura employee centric. Se determinada empresa tiver uma reputação questionável na forma como trata os seus colaboradores, a palavra “espalha-se” e, muito provavelmente, os clientes irão optar pelos produtos/ serviços de outra empresa. Ainda que possam eventualmente oferecer um serviço mais barato e isso seja atribuído ao facto de, por exemplo, pagar mal aos seus colaboradores, pois há uma crescente consciencialização social dos consumidores. E uma imagem negativa projectada para o exterior pode ser fatal.</p>
<p>Assim, o conceito employee centric traduz uma mudança de paradigma em que o foco da organização é, antes de mais, nos seus colaboradores. A lógica é que, para fortalecer o relacionamento com os clientes, os colaboradores têm de estar comprometidos com a empresa. Conhecer a estratégia e os objectivos e querer contribuir para que sejam alcançados.</p>
<p>De forma simples, uma empresa employee centric cria um ambiente de trabalho que proporciona oportunidades e dá incentivos aos seus profissionais. É fundamental que se sintam parte de um todo, que a empresa cuida deles, que os valoriza e respeita, ao mesmo tempo que os põe à prova e desafia. </p>
<p>Se o foco da empresa estiver nos colaboradores, é natural que se sintam motivados e como parte do projecto. E isso vai transparecer na relação com o cliente. Afinal, os trabalhadores são os melhores embaixadores de uma marca e, ao mesmo tempo, "clientes internos" da empresa.<br></p>

<h5>quais as vantagens da cultura employee centric?</h5>
<p>Construir uma experiência positiva para os talentos de uma empresa não implica nenhum risco. E as vantagens são várias:</p>
<p>- Criar uma força de trabalho capacitada. Um espaço de trabalho intuitivo, com tecnologia focada no colaborador, ajuda os profissionais a encontrar as informações com mais facilidade, evitando perdas de tempo. <br><br>
- Facilita a adaptação. Nenhuma organização quer investir em tecnologia que não é usada. Se o foco for em ferramentas que ajudem os colaboradores a aumentar a sua produtividade e capacidade de colaboração, a adaptação será rápida e intuitiva.<br><br>
- Melhor retenção de clientes. A qualidade das soluções a que um colaborador tem acesso afecta directamente o nível de serviço que pode oferecer ao cliente. Só é possível criar um estabelecer um relacionamento de longo prazo com os clientes se conseguir responder de maneira rápida e eficaz. <br><br>
- Melhor resultado comercial. Um software específico employee centric gera dados que podem ser interpretados e analisados e, assim, ajudar a melhorar produtividade.</p>

<h5>dicas para uma estratégia employee centric bem sucedida</h5>
<p>- Ouvir ativamente;<br>
- Envolver colaboradores na estratégia da empresa;<br>
- Envolver os managers na criação de uma boa employee experience;<br>
- Aumentar a flexibilidade, a autonomia e ter em atenção o bem-estar dos colaboradores;<br>
- Promover o talento, “desenhando” planos personalizados e adaptados às necessidades de cada profissional;<br>
- Uso de tecnologia pensada para os colaboradores;<br>
- Aplicar o conceito do "design thinking" à gestão de pessoas;<br>
- Adoptar novas formas de organização do trabalho;<br>
- Analisar todas as métricas de engagement e ser pro-activo na resolução dos “problemas” identificados.<br>
- Fazer os colaboradores sentirem-se parte da empresa e reconhecer o seu trabalho;<br>
- Estar atento ao feedback, directo ou indirecto, e dar feedback. É importante para manter o alinhamento com os objectivos, criar estratégias, desenvolver melhorias de produtos e serviços e melhorar relacionamentos e muito mais. <br>
- Comunicação peer to peer: melhorar a comunicação entre os membros da equipa, para que possam colocá-lo em prática com os clientes e alcançar maior proximidade desejado. Manter uma atitude aberta, reconhecer o esforço, usar plataformas de mensagens instantâneas para maior facilidade de comunicação, promover o trabalho em equipa, a honestidade e dar feedback construtivo.<br><br>
Para optimizar uma relação de mútuo benefício, é necessário que os colaboradores estejam convencidos, mais do que nunca, do valor da organização para a qual trabalham. Os colaboradores de hoje não querem apenas ganhar um salário, querem sentir que fazem parte de um grupo unido, que age com propósito. <br><br>
Resumindo: não consegue ter uma cultura employee centric se não se tiver profissionais motivados. E os métodos são simples. Ouvir e deixar os colaboradores terem um papel importante.<br></p><div> </div>