As Nações Unidas (ONU) possuem uma Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que, coletivamente, funcionam como um plano de ação para a transformação global. Juntos, constituem um roteiro para um futuro mais equitativo para todos, independentemente da origem ou das circunstâncias de cada um. E porque esta Agenda é verdadeiramente inclusiva, reconhece as pessoas com deficiência como uma comunidade a ser apoiada juntamente com outros grupos desfavorecidos.

Na Randstad, os nossos valores e ações são impulsionados por um profundo desejo de ver todas as pessoas, em todo o lado, com acesso a oportunidades iguais. Isso inclui oferecer ou construir uma ponte para uma ajuda extra para alcançar os seus objetivos. É por isso que estamos comprometidos com o objetivo de desenvolvimento sustentável nº10 das Nações Unidas: Redução das Desigualdades e, em particular, com o objetivo de "capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou estatuto económico ou outro".

1,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de uma deficiência significativa (Organização Mundial da Saúde - OMS) - para se ter uma perspetiva, é quase a população da Índia ou da China, os países mais populosos do mundo. Dentro deste grupo de talentos, cerca de 90% estão desempregados nos países em desenvolvimento, enquanto 50-70% estão sem emprego nos países desenvolvidos (ONU). Em geral, as pessoas com deficiência têm mais probabilidades de serem inactivas e de enfrentarem obstáculos à educação (Organização Internacional do Trabalho - OIT).

Please use these images in the context of inclusion projects
Please use these images in the context of inclusion projects

apoiar e dar uma ajuda

Com a persistente escassez de talentos, um mundo do trabalho em rápida mudança, e a incerteza económica, precisamos de todas as vozes presentes no mercado de trabalho. O trabalho não só apoia o desenvolvimento de significado na vida de um indivíduo, como também resulta em maiores contribuições de uma pessoa para outra - com impacto em comunidades e nações inteiras. Enquanto maior empresa global de talentos, a Randstad desempenha um papel cada vez mais significativo neste domínio.

Em 2022, a Randstad apoiou 13.024 candidatos com deficiência no acesso ao emprego. São quase 3.000 indivíduos a mais do que no ano anterior, uma conquista que temos a humildade e o orgulho de partilhar como resultado do trabalho excecional realizado pelas nossas equipas em todo o mundo.

 

apoio em todo o mundo

Portugal

Desde 2019, a Randstad Portugal faz parte do Fórum Comunitário Inclusivo (FCI), uma iniciativa que procura promover uma comunidade mais inclusiva. Em ciclos de três semestres, o ICF é dedicado a um tema que tem sempre como denominador comum a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade. A nossa vasta rede de contactos e parceiros permite-nos alavancar e dimensionar não só as iniciativas do ICF, mas também o seu potencial impacto.

No seguimento da implementação da Lei n.º 4/2019, surgiu um novo paradigma de empregabilidade em Portugal: passou a existir um sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência (com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%). Na Randstad, foi selecionado um gestor para liderar uma equipa com várias empresas representativas do mercado português, instituições e associações. Esta equipa é responsável por garantir o sucesso da inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Na Randstad Portugal, existe ainda um manual sobre recrutamento inclusivo, nomeadamente para pessoas com deficiência, que é utilizado na formação interna, mas também para outras empresas. Existe também uma Academia Inclusiva, na qual pessoas com deficiência partilham a sua experiência de inclusão com os clientes. Em 2022, desenvolvemos também um dashboard de EDI&B, que apresenta o nosso monitor de deficiência.

A Randstad foi distinguida com o prémio da Marca de Empregador Inclusivo 2021-2023, uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O prémio destina-se a promover o reconhecimento público e a distinção de práticas de gestão abertas e inclusivas em relação às pessoas com deficiência. A Randstad foi uma das 39 entidades públicas e privadas reconhecidas.

Cada vez mais, os clientes em Portugal estão a solicitar o nosso apoio em projetos de EDI&B e de empregabilidade inclusiva.

responsabilidade social e corporativa

o impacto social da Randstad Portugal

sustentabilidade social

Espanha

Com o nosso alcance global, a Randstad continuará a trabalhar lado a lado com organizações que são nossas parceiras para colmatar o fosso entre deficiência e emprego. Mais do que isso, tomamos ativamente medidas tangíveis para melhorar a empregabilidade, as competências e as oportunidades globais das pessoas com deficiência. 

A história de Aitor, três vezes campeão de surf adaptativo.

Em Espanha, a Fundação Randstad facilitou a reintegração bem-sucedida no mercado de trabalho de mais de 4.900 pessoas com deficiência em 2022. Através da colaboração com nove escritórios, a Fundação envolveu-se com 1.765 empresas e 150 entidades sociais em toda a Espanha, resultando na contratação de mais de 2.000 pessoas.

Além disso, mais de 3.300 pessoas melhoraram a sua empregabilidade através de ações de formação, workshops e sessões de avaliação personalizadas. A Fundação também organizou sessões para fomentar uma cultura positiva, sensibilizar para questões relacionadas com a deficiência e promover a inclusão nas empresas.

Japão

Na Ásia, e em resposta a uma força de trabalho em declínio, o foco na inclusão no local de trabalho tem crescido no Japão. A Randstad Japão destaca-se pela sua abordagem exemplar na oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência, enfatizando as suas capacidades e não as suas limitações. Estas práticas são aproveitadas para ajudar os clientes a atrair e reter uma força de trabalho diversificada.

O Centro Nacional de Emprego da Randstad Japão opera com aproximadamente 60% dos seus empregados como pessoas com deficiência. O centro dedica-se a fazer corresponder candidatos a emprego com posições adequadas, uma função essencial facilitada por chefes de equipa que consideram as deficiências individuais e estabelecem objetivos equitativos. Os colegas com deficiência sentem-se satisfeitos com o seu papel na ligação entre indivíduos e empresas e são valorizados pelas suas contribuições.

Centro Nacional de Emprego da Randstad Japão
Centro Nacional de Emprego da Randstad Japão

Reunião de arranque do Centro Nacional de Emprego da Randstad Japão, que opera com cerca de 60% dos seus empregados como pessoas com deficiência.

Argentina

Focando na América do Sul, a Randstad Argentina deu prioridade à inclusão, fornecendo formação abrangente a consultores em recrutamento de pessoas com deficiência. Este esforço estendeu-se ao apoio a quatro clientes na promoção de culturas mais inclusivas no local de trabalho. Para além destas iniciativas, foram criadas parcerias com ONG especializadas, resultando em entrevistas simuladas para 10 pessoas. Além disso, a Randstad apoiou mulheres com deficiência, iniciando dois programas de mentoria com a duração de três meses cada, com o objetivo de facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Polónia

A Randstad Polónia recebeu a distinção de "Empregador com Coração", no âmbito de uma campanha destinada a melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Através de um ajustamento das suas práticas de trabalho, a Randstad integrou com sucesso, na sua sede em Varsóvia, pessoas com diversas deficiências, incluindo problemas mentais, deficiências visuais, utilizadores de cadeiras de rodas, e pessoas com deficiências auditivas. Estes colegas gerem eficazmente as responsabilidades de RH, tratando de tarefas e documentação relacionadas com talentos.

Este compromisso não só permite que os funcionários com deficiência progridam nas suas carreiras ao lado dos seus pares, como também proporciona uma oportunidade valiosa para obter informações a partir das suas perspectivas únicas. O feedback positivo recebido destes funcionários sublinha o seu contentamento e acrescenta um valor significativo à nossa abordagem inclusiva.

 

Estes são apenas alguns exemplos das formas pelas quais a Randstad continua a esforçar-se para alcançar a ambição de se tornar a empresa de talentos mais equitativa e especializada do mundo. Continuaremos a fazer parcerias com organizações que pensam da mesma forma para alcançar estes objetivos e contribuir positivamente para os ODS da ONU. Para mais informações, consulte o nosso Relatório de Iniciativas de Sustentabilidade Local 2023.

report de sustentabilidade

fazer download