Se a diversidade, a equidade e a inclusão não estão na sua agenda quando define as suas prioridades de recrutamento e de mão de obra, deveriam estar.

Cada vez mais pessoas à procura de emprego consideram a diversidade atractiva (ou mesmo essencial) quando procuram um empregador. E numerosos estudos demonstraram que as organizações mais diversificadas têm até um melhor desempenho financeiro.

Se a sua empresa está na fase inicial da sua jornada com a diversidade, equidade e inclusão e pertença (DEI, ou DEI&B) e procura argumentos, inspiração e motivação para começar a trabalhar ativamente com ela, este artigo dar-lhe-á os recursos de que necessita. Vejamos mais de perto alguns dos benefícios comprovados da diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho.

faça download da nossa lista para um processo de recrutamento inclusivo

faça download da nossa lista para um processo de recrutamento inclusivo

faça download aqui

a diversidade no local de trabalho conduz a um melhor desempenho financeiro

Os benefícios da diversidade, equidade e inclusão vão para além do resultado final, mas é um facto que ter um grupo de colaboradores mais diversificado conduz a um melhor desempenho empresarial. Isto não é assim tão surpreendente quando se considera que grupos de pessoas com diferentes formações, experiências e conhecimentos podem ser melhores a encontrar soluções inovadoras para os desafios do que um grupo mais homogéneo.

Há anos que várias instituições e organizações de consultoria têm vindo a investigar os argumentos económicos a favor da diversidade, e os resultados falam por si. Um estudo de 2021 realizado pela SQW e encomendado pelo Financial Reporting Council do Reino Unido revelou uma relação positiva entre a proporção de mulheres nos conselhos de administração das empresas e os resultados financeiros da empresa.

A empresa de consultadoria McKinsey tem vindo a realizar estudos nesta área há vários anos e, no seu mais recente relatório 2023, em que analisou milhares de empresas em todo o mundo, concluiu que as empresas que se encontravam no primeiro lugar em termos de diversidade étnica tinham mais 39% de probabilidades de superar a concorrência do que as que se encontravam no último lugar.

uma força de trabalho diversificada e inclusiva atrai os melhores candidatos

Atualmente, a contratação de talentos de topo é um grande desafio em quase todos os sectores. As empresas estão a enfrentar uma concorrência mais dura do que nunca para atrair e contratar pessoal com as competências e a experiência de que necessitam. 

Se a sua empresa também está a enfrentar este problema, não se pode dar ao luxo de ignorar a diversidade e a inclusão. Por exemplo, se não tiver tornado o seu ambiente de trabalho totalmente acessível para incluir colegas com deficiência, terá dificuldade em recrutar pessoas com deficiência e, potencialmente, perderá uma importante reserva de talentos de topo no processo.

Além disso, vários inquéritos mostram que esta é uma das principais qualidades que os candidatos a emprego procuram num empregador. O nosso próprio relatório Workmonitor 2024, que inquiriu 27 000 trabalhadores em 34 mercados, concluiu que 39% das pessoas não aceitariam um emprego se a empresa não estivesse a fazer um esforço proactivo para melhorar a sua diversidade e equidade. Da mesma forma, 38% recusariam se a empresa não estivesse alinhada com os seus valores ambientais e sociais - com este número a aumentar para 47% entre os inquiridos da Geração Z.

Não subestime o impacto que um sentimento de pertença no local de trabalho pode ter. Quando os potenciais candidatos vêem pessoas com antecedentes semelhantes a serem bem sucedidas na sua empresa, há uma grande probabilidade de aceitarem a sua oferta de emprego em vez da de um concorrente.

ter sucesso com a diversidade, a equidade e a inclusão dá-lhe uma vantagem competitiva

As empresas que investem na DEI têm uma série de benefícios - tanto financeiros como culturais. Assim, quando cada vez mais empresas começam a trabalhar ativamente no aumento da sua diversidade, as organizações que continuam a ignorá-la correm o risco de ficar para trás.

Para muitas empresas, o tempo é essencial - cada vez mais inquéritos e estudos mostram que a DEI está a subir na agenda das empresas de todas as dimensões. De acordo com a McKinsey, as empresas a nível mundial gastarão 15,4 mil milhões de dólares em DEI até 2026, mais do dobro dos 7,5 mil milhões de dólares gastos em 2020.

Em breve, poderá ser tão importante igualar os esforços de DEI do seu concorrente como é igualar o seu nível de preços, inovação ou serviço ao cliente. Todas as empresas precisam de se manter competitivas para terem sucesso e, com a DEI, é altura de começar já.

Man and woman getting out of a bus.
Man and woman getting out of a bus.

a diversidade e a inclusão podem ajudar a desenvolver o talento interno

Ao mesmo tempo que as empresas enfrentam desafios de contratação, manter os empregados existentes também está a tornar-se mais difícil.

Os trabalhadores modernos, especialmente os dos grupos etários mais jovens, são historicamente "desleais" para com os seus empregadores - se estiverem insatisfeitos ou receberem uma oferta melhor, é mais provável que mudem de emprego. Um inquérito aos trabalhadores de 2023 realizado pela PwC, por exemplo, revelou que 35% dos inquiridos da Geração Z planeavam mudar de emprego no ano seguinte, em comparação com 26% do grupo total do inquérito.

A sua empresa beneficia com esta tendência, uma vez que facilita a atração de talentos da concorrência. Mas também arruína as suas taxas de retenção, cria custos através de processos de integração demorados e dificulta o desenvolvimento de talentos internos. Como é que se pode cultivar os líderes de amanhã quando eles planeiam deixar a empresa dentro de alguns anos?

faça download da nossa lista para um processo de recrutamento inclusivo

faça download da nossa lista para um processo de recrutamento inclusivo

faça download aqui

Concentrar-se em tornar o local de trabalho e a cultura geral da empresa mais inclusivos e diversificados pode ser a chave. Os trabalhadores querem sentir-se representados, respeitados e incluídos na sua empresa e, tal como afirmou o diretor executivo da Randstad, Sander Van't Noordende, nesta entrevista de podcast da Harvard Business School: "A única dica que eu daria aos líderes empresariais e aos líderes de RH: Estejam muito atentos ao que os talentos procuram, porque se querem as melhores pessoas, têm de lhes dar o que elas querem. Não tudo, sempre, a toda a hora. Mas se a vossa proposta para o talento não for a correcta, vão ter problemas enquanto organização."

Com uma força de trabalho retida, será mais fácil desenvolver e expandir as competências dos funcionários - graças ao seu trabalho com a diversidade e a inclusão.

uma liderança diversificada e inclusiva é uma liderança mais forte

Promover a diversidade e uma atmosfera de inclusão na sua equipa de liderança também é importante para a retenção e o desenvolvimento de talentos - é provável que os membros da equipa tenham mais probabilidades de permanecer na sua organização se virem pessoas com um passado semelhante a tomar decisões importantes no topo da empresa. Os líderes também desempenham o papel mais importante na definição e incorporação da cultura de uma empresa - por isso, se abraçarem a inclusão, é mais provável que esta se transmita ao resto da organização.

No entanto, alguns estudos também demonstraram que as equipas de liderança que são diversificadas - por exemplo, em termos de nacionalidade, idade, equilíbrio entre os sexos, percurso profissional ou experiência no sector - tomam melhores decisões estratégicas e fazem melhores investimentos. 

Um estudo, publicado na Harvard Business Review, analisou o desempenho de empresas do sector do capital de risco, a diversidade das suas equipas de liderança e os resultados de dezenas de milhares dos seus investimentos ao longo de vários anos. Entre estas empresas, os investigadores descobriram que a diversidade "melhora significativamente o desempenho financeiro" e aumenta a probabilidade de investimentos rentáveis.

está a pensar em como pode aumentar a diversidade na sua empresa?

Os benefícios da diversidade, equidade e inclusão para as grandes organizações são claros. No entanto, pode ser difícil visualizar o que isso significa na prática. O que é que a sua organização precisa de ter para ser considerada "diversificada"? Qual é o aspeto da equidade no local de trabalho, na vida real? Qual é o aspeto de uma cultura inclusiva em comparação com uma cultura não inclusiva?

faça download da nossa lista para um processo de recrutamento inclusivo

faça download da nossa lista para um processo de recrutamento inclusivo

faça download aqui