team leader

Se tiveres capacidades de liderança e capacidades interpessoais, considera tornar-te um team leader (líder de equipa) numa empresa. Um team leader supervisiona e motiva os empregados no cumprimento das suas tarefas. Em vez de desenvolveres políticas e procedimentos para o trabalho, demonstrarás os processos de trabalho e darás o exemplo na manutenção de padrões de alta qualidade.

funções de um team leader
1

o que é um team leader?

Numa organização, as funções estão divididas em vários departamentos, e a empresa contrata líderes para supervisionar os trabalhadores de cada grupo. Como team leader diriges um grupo de pessoas com vista a atingir um determinado objetivo. Por exemplo, os executivos de marketing podem ter um líder de equipa que assegura a execução da estratégia de marketing. No entanto, ao contrário de um gestor, que dirige e executa planos organizacionais, um team leader assume um papel motivacional e constrói relações com os trabalhadores.

o que faz um team leader? 

Numa organização, as funções estão divididas em vários departamentos, e a empresa contrata líderes para supervisionar os trabalhadores de cada grupo. Como team leader diriges um grupo de pessoas com vista a atingir um determinado objetivo. Por exemplo, os executivos de marketing podem ter um líder de equipa que assegura a execução da estratégia de marketing. No entanto, ao contrário de um gestor, que dirige e executa planos organizacionais, um team leader assume um papel motivacional e constrói relações com os trabalhadores.

Como líder de equipa, precisas de construir uma relação com os membros da tua equipa e compreender os seus pontos fortes e fracos. Também deves saber o que os inspira e os seus interesses ao atribuir tarefas para alcançar os melhores resultados. Ao atribuíres tarefas, deves considerar a paixão e os conhecimentos do funcionário para alcançar os melhores resultados.

Oportunidades de emprego para team leaders estão disponíveis em várias indústrias que requerem que os empregados trabalhem em grupos para completar projetos. Por exemplo, o setor de produção exige que os líderes de equipa controlem a qualidade durante a montagem ou embalagem dos produtos. As entidades de saúde precisam de team leaders para gerir programas comunitários e supervisionar o pessoal médico.

Trabalhar como team leader seria adequado às tuas capacidades de liderança e interpessoais? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar num papel de líder de equipa. 

manager
manager
2

salário médio de um team leader

Segundo a Talent, um líder de equipa em Portugal recebe uma média de 1.500 euros por mês, correspondentes a 18 mil euros por ano. Inicialmente, poderás ter uma remuneração inferior, na ordem dos 12 mil euros por ano, mas é expectável que os líderes mais experientes atinjam o marco dos 30 mil euros por ano, dependendo da indústria para a qual trabalham. À medida que aumentas a tua experiência e melhoras as tuas competências, os teus ganhos aumentam e, na verdade, é até frequente que um team leader receba também bónus e horas extraordinárias ou subsídios pontuais. Seguro médico, subsídio de transporte e contribuições para um regime de pensões podem estar integrados no contrato efetivado. A maioria dos empregadores também oferece benefícios não monetários como férias pagas e dias de doença.

que fatores afetam o salário de um team leader?

Os salários dos chefes de equipa variam com base nas competências, experiência e desempenho. O empregador avalia as tuas competências e nível de experiência ao nível de inicial e utiliza-as para determinar a tua estrutura salarial. Durante o período do teu contrato, a empresa mede o teu desempenho com base nas expetativas e no cumprimento de metas e objetivos. A avaliação constitui a base dos aumentos salariais e dos bónus.

A tua posição na hierarquia da empresa também influencia a tua remuneração. Se trabalhares ao lado dos gestores, é provável que ganhes mais, devido às elevadas expetativas. As tuas funções podem também influenciar a tua tabela de remuneração. Por exemplo, os team leaders que gerem grandes equipas têm melhores compensações, uma vez que supervisionam, treinam e dirigem as equipas.

3

tipos de team leaders

Os tipos de team leaders dependem da indústria e dos papéis que desempenham numa empresa. Alguns incluem:

  • team leaders de marketing: como líder de equipa de marketing, coordenas as atividades das tuas equipas de vendas e marketing para atingires objetivos. Isto significa que desenvolves uma estratégia de marketing para a tua equipa e a orientas sobre as melhores práticas de marketing. 
  • team leaders de fabrico: a montagem de peças de um produto ou a sua embalagem após a produção requer um grupo de trabalhadores. Como team leader, acompanhas o progresso do trabalho para assegurares que os padrões de qualidade são cumpridos e os empregados terminam o trabalho a tempo. Também treinas os trabalhadores em inspeções pré-entrega. 
  • team leaders comunitários: as instalações de reabilitação e os hospitais acolhem programas comunitários para a prestação de vários serviços. Um team leader supervisiona os programas através da gestão do pessoal e da ligação com o público.
4

trabalhar como team leader

Curioso sobre o que um team leader faz diariamente? Continua a ler para descobrires os deveres, responsabilidades e rotina de trabalho dos team leaders.

descrição do trabalho de um team leader 

Os team leaders fazem malabarismo com múltiplas tarefas todos os dias, incluindo:

  • gerir as operações de uma equipa: como team leader, organizas os funcionários para alcançar os objetivos estabelecidos. Quando és responsável por vários trabalhadores no mesmo projeto, precisas de criar um horário e de atribuir tarefas aos seus membros. Também monitorizas o progresso de cada membro da equipa e dispões dos recursos necessários para alcançares os objetivos. 
  • formar os membros da equipa: um team leader precisa de formar e treinar os funcionários para os ajudar a desenvolver aptidões valiosas e uma ética de trabalho desejável. Para além da formação, o teu trabalho é melhorar o desempenho dos membros através de feedback e da demonstração dos procedimentos para a realização de tarefas. 
  • resolver problemas e conflitos: como team leader, resolves problemas e conflitos entre os membros da equipa. Podes prevenir conflitos, atribuindo tarefas a cada trabalhador e estabelecendo regras básicas para interações dentro da equipa. Quando surge um conflito, é necessário que encontres soluções antes que este se agrave. 
  • motivar os membros da equipa: os team leaders precisam de motivar as suas equipas a atingir os objetivos estabelecidos e a impulsionar o desempenho. Deves construir uma boa relação com os trabalhadores através da partilha de feedback e planear reuniões regulares para discutir questões que os afetam. Outras funções que impulsionam o desempenho incluem planos de desenvolvimento pessoal, incentivos ou recompensas e apoio a atividades sociais. A tua equipa será bem sucedida se prestares o apoio adequado e colmatares as lacunas de desempenho com programas de mentoria.
5

educação e aptidões

Embora as tuas competências e experiência de trabalho anterior num papel de liderança sejam mais importantes, as qualificações educacionais também são um bónus. Ao nível inicial, precisas de qualificações no setor industrial para o qual pretendes trabalhar, se quiseres desenvolver a tua perícia. Por exemplo, se trabalhares num centro de reabilitação, um certificado ou diploma em trabalho social ajuda-te a conduzir programas comunitários. Se trabalhas no comércio a retalho, um background em vendas ou uma licenciatura em marketing melhora as tuas competências. Podes também preparar-te para a função de gestão, licenciando-te nesta área ou num área equivalente. Existem ainda cursos profissionais orientados para esta área de negócios.

aptidões e competências 

Os team leaders de sucesso têm grandes capacidades de liderança, mas também precisam das seguintes aptidões e competências:

  • conhecimentos técnicos: como team leader, precisas de ser um especialista na área em que trabalhas e ter experiência técnica. A tua capacidade de treinar e supervisionar a execução de tarefas depende da tua experiência e conhecimentos em áreas relevantes.
  • inteligência emocional: como team leader, tens de construir relações de trabalho saudáveis para te destacares. Podes gerir as tuas emoções e reconhecer ou influenciar as emoções de outras pessoas com inteligência emocional. A inteligência emocional também aumenta as tuas capacidades sociais e ajuda-te a promover o envolvimento e a gerir os níveis de stress na tua equipa. 
  • capacidade de fornecer feedback objetivo: um team leader mede o desempenho de cada membro da equipa e fornece feedback construtivo. Mesmo quando o feedback é negativo, é necessário dares a tua opinião e recomendar formas de melhorar o desempenho. 
  • capacidades de comunicação: como team leader, estás em constante comunicação com os membros da equipa, a direção e outras partes interessadas. As capacidades de comunicação ajudam-te a fornecer instruções claras aos funcionários e a comunicar as suas queixas ao gestor. As capacidades de comunicação escrita são também importantes para a realização de avaliações de desempenho e elaboração de relatórios. 
  • capacidades de decisão: os team leaders tomam decisões durante a fase de execução do projeto para orientar os membros da equipa. Isto significa que é necessário teres acesso a informação relevante sobre o projeto e a capacidade de tomada de decisões para fazeres as melhores escolhas para o projeto.  
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como team leader.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.