software engineer

És especialista em tecnologia? Gostas de resolver problemas usando tecnologia? Então porque não considerares tornares-te um software engineer? A profissão envolve conceber e criar software e aplicações informáticas que resolvam problemas do mundo real. Assim, tens de ser um pensador crítico e inovador para desenvolveres produtos digitais.  

empregos como software engineer
1

o que é umsoftware engineer?

Como engenheiro de software, trabalhas sobre um setor das ciências informáticas. Estás envolvido na evolução e na construção de software. Isto pode estar relacionado com o sistema operativo de um computador (SO) ou com um programa que se baseia em aplicações, como um browser ou base de dados. Para além disso, ajudas a criar programas para dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Os engenheiro de softwares são peritos na matéria no que diz respeito a linguagens de programação e respetivos sistemas. Como resultado, produzem produtos personalizados para diferentes clientes. O objetivo é gerar a base sólida de um programa com os seus conhecimentos de engenharia antes de o projeto avançar.

Como software engineer, podes trabalhar de forma independente, em equipa ou com clientes. Em muitos casos, fazes parte de um grupo que trabalha com diferentes produtos para uma empresa. Desta forma, mudarás regularmente, de modo a acomodar as necessidades de todos. A carreira vai além de trabalhar para uma empresa informática ou de software. Os engenheiros de software são indispensáveis na maioria dos setores empresariais. As organizações de desenvolvimento contratam frequentemente engenheiros de software para ajudar os clientes. Podes também ser contratado por empresas de produção, financeiras ou agrícolas para desenvolver programas que simplifiquem os processos dentro destes sectores empresariais.

Será que uma carreira em TI e tecnologia como software engineer se adequaria às tuas capacidades de pensamento crítico e inovação? Então lê para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar numa função de engenheiro de software. 

Smiling man is working on his laptop
Smiling man is working on his laptop
2

salário médio de um software engineer

Segundo a Talent, o pagamento de um engenheiro de software varia muito de acordo com muitos fatores, sendo que o valor médio do salário deste tipo de profissional em Portugal ronda os 1.875 euros mensais, correspondentes a 22.500 euros anuais. Num nível inicial, no entanto, o salário poderá estar fixado nos 20 mil euros anuais, aumentando até 29.500 ou mais quando o engenheiro de software já tem qualificações e experiência comprovada. Além do salário base, como software engineer poderás ter outros benefícios além do salário base, assim como bónus e prémios.

que fatores afetam o salário de um engenheiro de software?

Vários elementos afetam a remuneração dos engenheiro de softwares. Um deles é o seu nível de experiência. Os indivíduos que saem da escola ou de um programa de formação começam por receber um rendimento mais baixo. No entanto, se fores bem sucedido na tua posição, muitas empresas podem rapidamente aumentar o teu salário. Outro fator é a formação e a certificação. O trabalho de um software engineer não é um trabalho estático. Tens de continuar a aprender sobre novas tecnologias e formas de programação para permaneceres eficiente. Se tiveres tanto formação como competências para utilizar os teus conhecimentos, os teus rendimentos serão mais elevados. Os profissionais das tecnologias de informação (TI), como os engenheiros de software, são muito procurados. Desta forma, mesmo aqueles que acabaram de sair da escola recebem frequentemente taxas de remuneração medianas ou elevadas.

3

tipos de software engineer

Há dois papéis principais na engenharia de software:

  • engenheiro de software de aplicação: o teu trabalho é criar novo software ou adaptar produtos existentes para negócios e outras empresas. Fazes isto através da análise das necessidades dos teus clientes. Por vezes, como engenheiro de aplicação és responsável pela instalação e manutenção de uma aplicação ao longo da sua vida útil. 
  • engenheiro de software de sistemas: como engenheiro de sistemas, desenvolves programas para os sistemas informáticos de uma empresa. Por outras palavras, crias operações lógicas para ajudar os dispositivos a trabalhar conjuntamente. Por exemplo, constróis interfaces de programação de aplicações (APIs) que ligam duas máquinas ou programas diferentes. Em geral, os engenheiros de sistemas desenvolvem itens que mantêm a velocidade, a produtividade e a segurança. 

Se quiseres ler sobre as diferenças entre um engenheiro de software e um programador full stack, vê aqui.  

4

trabalhar como software engineer

Se estiveres interessado em engenharia de software, é útil saberes o que esperar. Continua a ler para saberes mais sobre as tuas tarefas típicas, horários e ambiente de trabalho.

descrição do trabalho como engenheiro de software

As responsabilidades de um engenheiro de software são específicas de cada empresa, mas as funções mais comuns incluem:  

  • identificar e analisar as necessidades dos utilizadores: como software engineer, é necessário delineares o processo e elaborares um plano para a criação de uma aplicação. Isso significa que te irás reunir com o cliente para discutir detalhes específicos. Reunirás informações sobre a funcionalidade e caraterísticas de que o cliente necessita. 
  • escrever código: como engenheiro de software, escreves códigos para desenvolver aplicações para dispositivos. Por exemplo, podes escrever código para aplicações Android ou jogos de plataformas de software. Também utilizas os teus conhecimentos de programação para assegurar que os sistemas informáticos comuniquem uns com os outros para alcançar uma função específica. 
  • programas de teste: após o desenvolvimento de software ou aplicação, é necessário testar e avaliar a sua funcionalidade antes de a lançar no mercado. Também analisas os requisitos e ajustas o software conforme as necessidades. 
  • atualizar e modernizar o software atual: como software engineer, lanças as atualizações de software testando as aplicações existentes para detetar problemas de mau funcionamento e retificar os problemas. Também otimiza o software para maior velocidade e adaptabilidade. 

 

 

5

educação e aptidões

Como software engineer, necessitas das seguintes qualificações académicas:

 

  • licenciatura: os engenheiros de software precisam geralmente de completar uma licenciatura em ciências informáticas ou engenharia de software. Quando terminares a licenciatura, começas a tua carreira como engenheiro de software estagiário. Concluir um mestrado é uma grande ideia se quiseres avançar para uma função superior ou fazer a transição de outro curso para engenharia de software. Alguns empregadores também aceitam um diploma nacional mais elevado para posições de nível básico. 
  • certificação extra: alguns empregadores valorizam certificados de apoio à tua especialização em engenharia de software. Por exemplo, podes completar a certificação Arquitetura de Rede e Segurança ou como programador. 

aptidões e competências

Uma carreira em engenharia de software requer conhecimentos técnicos e competências básicas para que possas ter sucesso. Algumas das qualidades de que necessitas incluem:

 

  • capacidade de codificação e programação: escrever código é uma grande parte da engenharia de software. Por isso, é necessário que tenhas proficiência em linguagens de codificação front-end e back-end como Ruby, Java, C++ e Python. Podes assistir a cursos de iniciação à programação ou outras formações para melhorares as tuas capacidades de codificação. 
  • competências de equipa: como engenheiro de software, não trabalharás isoladamente, uma vez que irás colaborar com outros profissionais e estabelecer contacto com as partes interessadas. A manutenção e desenvolvimento de programas de software requer também o contributo de vários profissionais. Assim sendo, terás de trabalhar bem com outros para atingires objetivos organizacionais. Aprenderás a comprometer-te e a comunicar com outros ao longo dos projetos. 
  • capacidade de resolução de problemas: como software engineer, precisas de destreza na identificação e resolução de problemas que surgem em sistemas ou aplicações informáticas. Tens de ser curioso e analítico para desenvolveres soluções criativas no sistema. 
  • atenção aos detalhes: os engenheiros de software precisam de ser rigorosos e meticulosos. Competências orientadas para o detalhe ajudam-te a codificar e testar projetos de software.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como engenheiro de software.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.