pintor
Tem olho para a cor ou para os detalhes? Se gostas de decorar espaços e és bom com as mãos, uma carreira como pintor ou decorador pode ser boa para ti. Os pintores utilizam papel de parede, tinta e outros acabamentos para decorar as superfícies interiores ou exteriores dos edifícios e estruturas. Esta função envolve trabalhar com empresas de construção ou empresas de design de interiores.
ver oportunidades
o que é um pintor?
Como pintor ou decorador, utilizas várias ferramentas e materiais para melhorar a textura e o aspeto das superfícies. O teu trabalho envolve normalmente a pintura de superfícies interiores e exteriores utilizando vernizes, tintas, pigmentos ou vedantes. O teu trabalho começa com a preparação de paredes e superfícies através de rebocos para alterar a textura antes de decorar. Tens de raspar tinta antiga ou utilizar lixa para alisar as superfícies ou adicionar enchimento para selar buracos nas paredes de edifícios antigos.
o que faz um pintor?
Os pintores trabalham em empresas de construção, o que significa que decoram tanto propriedades comerciais como residenciais. Nas empresas de manutenção de edifícios, o teu trabalho inclui frequentemente a aplicação de papel de parede, a inclusão de tecidos de vinil para paredes e outros tipos de instalação para melhorar a aparência das superfícies interiores.
Para te tornares um pintor de sucesso, precisas de um olho para a cor para evitar misturar as tintas erradas ou aplicar as cores erradas. Por vezes, é necessário misturar as cores e outros materiais para obter a textura ou tonalidade certas para as superfícies em que se estás a trabalhar, utilizando múltiplas ferramentas.
Como pintor, trabalhas em conjunto com a equipa de construção. Isso significa que tens de cumprir os prazos e assegurar que os padrões de qualidade são cumpridos, utilizando produtos de alta qualidade. Além disso, tens de te manter fiel ao custo aceitável do material e deves evitar o desperdício de recursos.
Trabalhar como pintor parece adequar-se à tua atenção para os detalhes e capacidades criativas? Então, lê mais para descobrires quais as competências e qualificações de que precisas para prosperar numa função de pintor.
salário médio de um pintor
Segundo a Talent, o salário médio de um pintor é de 1.042 euros mensais, o que corresponde a 12.500 euros por ano (e a 6.41 euros por hora). Ainda que assim seja, o vencimento de uma posição de nível inicial poderá ser de apenas 9.600 euros anuais, valor que, com a experiência, poderá ascender de forma significativa e atingir os 20 mil euros por ano. Algumas empresas pagam salários mensais aos decoradores, enquanto outras preferem pagar as horas de trabalho. Além do salário, outros benefícios podem ser oferecidos por algumas empresas, incluindo férias pagas e seguros de saúde. As horas extra são também pagas e existem benefícios para trabalhos em horários excecionais.
que fatores afetam o salário de um pintor?
O salário de um pintor varia em função das competências, da formação e do empregador. Quando és um pintor com formação e anos de experiência, o teu salário é mais elevado do que o de um pintor de nível básico com uma formação mínima. As qualificações educacionais demonstram as competências que trazes contigo e os empregadores estão dispostos a pagar mais por um trabalho excecional.
A dimensão da empresa também afeta o teu pacote de remuneração e o teu potencial de ganhos. As empresas de média dimensão têm orçamentos limitados e não podem pagar tanto como as grandes multinacionais. Contudo, elas permitem-te crescer e desenvolveres as tuas competências. As grandes empresas também têm pacotes de remuneração mais elevados devido à complexidade do trabalho e aos rigorosos requisitos de elegibilidade. Também podes melhorar o teu potencial salarial se mudares para locais que pagam mais, como as grandes cidades.
tipos de pintor
Tornares-te pintor não significa que estás limitado a pintar paredes e superfícies. Aqui estão vários tipos de pintores:
- pintores industriais: como pintor industrial, melhoras a estética das estruturas industriais durante a construção. Geralmente, isto envolve o acabamento do exterior de um edifício e a colocação de tinta para o tornar visualmente apelativo.
- pintores decorativos: como pintor decorativo, melhoras a aparência interior de uma casa utilizando tinta. Podes misturar as cores para criar um aspeto contemporâneo ou uma aparência tradicional minimalista.
- pintores de design: não limites as tuas capacidades de pintura à construção de interiores, quando podes expandir os teus conhecimentos à moda e ao design de interiores. Produz acabamentos de parede como papéis de parede e desenhos decorativos de cartazes ou padrões de tecido.
- pintores de restauro: como pintor de restauro, recrias arte antiga e fazes com que pareça nova. Precisas de capacidades excecionais para devolveres às pinturas antigas o seu estado original. Por vezes, é necessário que tenhas formação adicional para te tornar um pintor de restauro.
trabalhar como pintor
Ser pintor ou decorador é uma carreira emocionante, com horários de trabalho flexíveis e ambientes de trabalho estimulantes. Continua a ler para obteres informações sobre as atividades diárias de um pintor.
-
deveres e responsabilidades
Os deveres específicos de um pintor dependem do projeto e do empregador, mas algumas responsabilidades comuns incluem:
- avaliar o estado e a dimensão das superfícies de trabalho: antes de começares a trabalhar num projeto, é necessário avaliares o estado das superfícies e determinares o trabalho preliminar requerido. A partir da avaliação inicial, é possível estimares o custo e o tempo necessários para completar as tarefas.
- preparar a área de trabalho: quando estiveres pronto para começar a pintar, precisas de instalar torres de andaimes e montar plataformas de trabalho. Deves também proteger a área que não requer pintura. Por exemplo, se estiveres a pintar o interior de uma casa, cobre o mobiliário e o chão e remove os objetos pendurados nas paredes.
- preparar a superfície a ser pintada: como pintor, deves assegurar superfícies lisas, uniformes e limpas. No caso de haver tinta antiga ou papel de parede, utiliza raspadores para alisar as superfícies. É também necessário que preenchas as fissuras e buracos nas paredes usando selantes ou gesso. Para paredes externas, é necessário vedar áreas danificadas e preencher as fissuras causadas pelo estuque deteriorado. Por vezes, é necessário aplicar uma nova camada de base.
- escolher a tinta ideal: é da tua responsabilidade escolher a tinta adequada para cada divisão e superfície. O teu cliente pode fornecer o esquema de cores, mas por vezes tens de utilizar a tua criatividade na seleção das cores. O tipo de tinta também é importante, uma vez que afeta a qualidade do acabamento.
- limpar a área de trabalho após a pintura: quando terminares de pintar, retira as coberturas de proteção e desmonta as estruturas de suporte. Deves assegurar-te que a área de trabalho e as ferramentas estão limpas.
-
ambiente de trabalho
Como pintor, trabalhas em várias superfícies interiores e exteriores, incluindo paredes, tetos e fachadas de diferentes edifícios e estruturas. Portanto, o teu ambiente de trabalho depende do projeto em que estás a trabalhar e da tua localização. Se estiveres a pintar uma ponte e instalações industriais, o ambiente de trabalho é ao ar livre e, por vezes, em condições climatéricas adversas. No entanto, os projetos de interiores exigem que trabalhes no interior. Como pintor, necessitas de equipamento de proteção devido ao pó e aos fumos da pintura.
-
horário de trabalho
Os pintores e decoradores desfrutam frequentemente de horários de trabalho flexíveis que variam em função dos projetos. A maior parte do tempo, trabalham durante o dia, mas alguns projetos exigem que trabalhem à noite. Tipicamente, os pintores trabalham entre 42 a 44 horas por semana, mas por vezes têm de trabalhar horas extraordinárias ou fins de semana para cumprir prazos.
Como pintor, podes trabalhar a tempo inteiro ou a tempo parcial. A maioria das grandes empresas oferece empregos de ambos os tipos, dependendo dos projetos. Alguns pintores também trabalham por contrato. O trabalho envolve viagens, uma vez que trabalhas em diferentes projetos.
-
perspetivas de emprego
Quando és pintor ou decorador, tens múltiplas opções de progressão na carreira. Por exemplo, podes trabalhar como um faz-tudo ou melhorar a tua experiência e tornares-te um supervisor de equipa ou um supervisor de obra. Em alternativa, podes passar para funções de construção relacionadas, como design de cenários, decoração de interiores e conservação histórica. Outras possibilidades de expansão de carreira são a gestão de contratos. O trabalho por conta própria também é uma possibilidade, mas é necessária uma vasta experiência e uma carteira de trabalho para conseguires clientes bem remunerados.
-
quem são os teus colegas?
Os colegas que vais ter dependem do trabalho que estás a desenvolver e do projeto em que trabalhas. Poderás trabalhar com trabalhadores da construção civil e eventualmente sob a alçada de um supervisor. Também terás, possivelmente, contacto com engenheiros e arquitetos.
-
vantagens de encontrares o teu trabalho como pintor através da randstad
Encontrares o teu trabalho de pintor através de Randstad oferece vantagens importantes, tais como:
- uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda se for necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como pintor é muitas vezes um trampolim para um trabalho permanente atrativo. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através de Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação & qualificações
Algumas das vias para te tornares pintor ou decorador incluem:
- curso universitário: podes tirar uma licenciatura relacionada com artes, pintura e decoração, se quiseres tornar-te pintor.
- estágio: podes tornar-te pintor ou decorador assumindo uma posição de aprendiz numa empresa de pintura e decoração. Durante a formação, é necessário que completes igualmente a formação exigida pela empresa que oferece o estágio.
- experiência de trabalho: para melhorares as tuas hipóteses de conseguires um emprego, precisas de construir uma carteira através da experiência de trabalho. Podes trabalhar aos fins-de-semana enquanto estudas ou obter um estágio para desenvolveres as tuas competências.
aptidões e competências
Se estás a considerar um trabalho como pintor, as seguintes competências transversais serão úteis:
- orientação para os detalhes: precisas de estar atento aos detalhes para garantires que não misturas as cores erradas ou pintas na tonalidade errada. O teu trabalho deve também estar livre de erros, e o trabalho de pintura deve ter margens nítidas e até revestimentos.
- capacidade de gestão do tempo: a pintura é semelhante ao trabalho de construção em termos de prazos e de marcos estabelecidos. Tens de concluir o teu trabalho a tempo e de cumprir o calendário estabelecido para o projeto. Além disso, trabalharás com uma supervisão mínima, o que significa que precisas de gerir bem o teu tempo.
- competências técnicas: como pintor, precisas de saber como utilizar várias ferramentas e materiais de pintura. É crucial que compreendas os processos de trabalho envolvidos no processo, como a preparação de superfícies exteriores e interiores para ambientes comerciais e residenciais.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como pintor.
-
quanto cobra um pintor por divisão?
Os pintores normalmente calculam as suas taxas usando metros quadrados ou as dimensões de edifício. Contudo, as taxas variam em função do pintor e da localização. Queres saber mais sobre como trabalhar como pintor? Então, vê este artigo.
-
que tipos de pintores existem?
Os pintores variam em função dos projetos em que trabalham e das técnicas que usam. Por exemplo, um pintor decorativo concentra-se na introdução de decorações e elementos esteticamente agradáveis, enquanto um pintor de restauro domina a arte de renovar pinturas antigas para obter o seu estado original. Queres saber mais sobre como trabalhar como pintor? Então, vê este artigo.
-
quais são os deveres de um pintor?
Como pintor, o teu trabalho é avaliar as áreas do projeto, preparar as superfícies para a pintura removendo tintas antigas e cobrir os pisos para evitar derrames de óleo. Também escolhes os tipos e cores de tinta e mistura-los antes de pintar. Queres aprender mais sobre como trabalhar como pintor? Então, consulta este artigo.
-
o que deve um pintor pôr num currículo?
Para aumentares as tuas hipóteses de conseguires uma entrevista, destaca as tuas competências que são relevantes para o trabalho. Deves também mostrar a tua experiência e qualificações. Queres saber mais sobre como trabalhar como pintor? Então vê este artigo.
-
quais são as funções de um pintor de casas?
Um pintor de casas raspa as superfícies interiores para garantir que estão lisas e prontas para a pintura. Também preenche buracos nas paredes e sela fissuras antes de pintar. Queres saber mais sobre como trabalhar como pintor? Então vê este artigo.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como pintor?
Candidatares-te a um trabalho como pintor é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!