pintor

Tem olho para a cor ou para os detalhes? Se gostas de decorar espaços e és bom com as mãos, uma carreira como pintor ou decorador pode ser boa para ti. Os pintores utilizam papel de parede, tinta e outros acabamentos para decorar as superfícies interiores ou exteriores dos edifícios e estruturas. Esta função envolve trabalhar com empresas de construção ou empresas de design de interiores.

 

empregos como pintor
1

o que é um pintor?

Como pintor ou decorador, utilizas várias ferramentas e materiais para melhorar a textura e o aspeto das superfícies. O teu trabalho envolve normalmente a pintura de superfícies interiores e exteriores utilizando vernizes, tintas, pigmentos ou vedantes. O teu trabalho começa com a preparação de paredes e superfícies através de rebocos para alterar a textura antes de decorar. Tens de raspar tinta antiga ou utilizar lixa para alisar as superfícies ou adicionar enchimento para selar buracos nas paredes de edifícios antigos.

o que faz um pintor?

Os pintores trabalham em empresas de construção, o que significa que decoram tanto propriedades comerciais como residenciais. Nas empresas de manutenção de edifícios, o teu trabalho inclui frequentemente a aplicação de papel de parede, a inclusão de tecidos de vinil para paredes e outros tipos de instalação para melhorar a aparência das superfícies interiores.

Para te tornares um pintor de sucesso, precisas de um olho para a cor para evitar misturar as tintas erradas ou aplicar as cores erradas. Por vezes, é necessário misturar as cores e outros materiais para obter a textura ou tonalidade certas para as superfícies em que se estás a trabalhar, utilizando múltiplas ferramentas. 

Como pintor, trabalhas em conjunto com a equipa de construção. Isso significa que tens de cumprir os prazos e assegurar que os padrões de qualidade são cumpridos, utilizando produtos de alta qualidade. Além disso, tens de te manter fiel ao custo aceitável do material e deves evitar o desperdício de recursos.

Trabalhar como pintor parece adequar-se à tua atenção para os detalhes e capacidades criativas? Então, lê mais para descobrires quais as competências e qualificações de que precisas para prosperar numa função de pintor.

empregos como pintor
empregos como pintor
2

salário médio de um pintor

Segundo a Talent, o salário médio de um pintor é de 1.042 euros mensais, o que corresponde a 12.500 euros por ano (e a 6.41 euros por hora). Ainda que assim seja, o vencimento de uma posição de nível inicial poderá ser de apenas 9.600 euros anuais, valor que, com a experiência, poderá ascender de forma significativa e atingir os 20 mil euros por ano. Algumas empresas pagam salários mensais aos decoradores, enquanto outras preferem pagar as horas de trabalho. Além do salário, outros benefícios podem ser oferecidos por algumas empresas, incluindo férias pagas e seguros de saúde. As horas extra são também pagas e existem benefícios para trabalhos em horários excecionais.

que fatores afetam o salário de um pintor?

O salário de um pintor varia em função das competências, da formação e do empregador. Quando és um pintor com formação e anos de experiência, os teus salários são mais elevados do que os de um pintor de nível básico com uma formação mínima. As qualificações educacionais demonstram as competências que trazes contigo e os empregadores estão dispostos a pagar mais por um trabalho excecional.

A dimensão da empresa também afeta o teu pacote de remuneração e o teu potencial de ganhos. As empresas de média dimensão têm orçamentos limitados e não podem pagar tanto como as grandes multinacionais. Contudo, elas permitem-te crescer e desenvolveres as tuas competências. As grandes empresas também têm pacotes de remuneração mais elevados devido à complexidade do trabalho e aos rigorosos requisitos de elegibilidade. Também podes melhorar o teu potencial salarial se mudares para locais que pagam mais, como as grandes cidades.

3

tipos de pintor

Tornares-te pintor não significa que estás limitado a pintar paredes e superfícies. Aqui estão vários tipos de pintores:

  • pintores industriais: como pintor industrial, melhoras a estética das estruturas industriais durante a construção. Geralmente, isto envolve o acabamento do exterior de um edifício e a colocação de tinta para o tornar visualmente apelativo.
  • pintores decorativos: como pintor decorativo, melhoras a aparência interior de uma casa utilizando tinta. Podes misturar as cores para criar um aspeto contemporâneo ou uma aparência tradicional minimalista.
  • pintores de design: não limites as tuas capacidades de pintura à construção de interiores, quando podes expandir os teus conhecimentos à moda e ao design de interiores. Produz acabamentos de parede como papéis de parede e desenhos decorativos de cartazes ou padrões de tecido.
  • pintores de restauro: como pintor de restauro, recrias arte antiga e fazes com que pareça nova. Precisas de capacidades excecionais para devolveres às pinturas antigas o seu estado original. Por vezes, é necessário que tenhas formação adicional para te tornar um pintor de restauro.
4

trabalhar como pintor

Ser pintor ou decorador é uma carreira emocionante, com horários de trabalho flexíveis e ambientes de trabalho estimulantes. Continua a ler para obteres informações sobre as atividades diárias de um pintor.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Algumas das vias para te tornares pintor ou decorador incluem:

  • curso universitário: podes tirar uma licenciatura relacionada com artes, pintura e decoração, se quiseres tornar-te pintor.
  • estágio: podes tornar-te pintor ou decorador assumindo uma posição de aprendiz numa empresa de pintura e decoração. Durante a formação, é necessário que completes igualmente a formação exigida pela empresa que oferece o estágio.
  • experiência de trabalho: para melhorares as tuas hipóteses de conseguires um emprego, precisas de construir uma carteira através da experiência de trabalho. Podes trabalhar aos fins-de-semana enquanto estudas ou obter um estágio para desenvolveres as suas competências.

aptidões e competências

Se estás a considerar um trabalho como pintor, as seguintes competências transversais serão úteis:

  • orientação para os detalhes: precisas de estar atento aos detalhes para garantires que não misturas as cores erradas ou pintas na tonalidade errada. O teu trabalho deve também estar livre de erros, e o trabalho de pintura deve ter margens nítidas e até revestimentos.
  • capacidade de gestão do tempo: a pintura é semelhante ao trabalho de construção em termos de prazos e de marcos estabelecidos. Tens de concluir o teu trabalho a tempo e de cumprir o calendário estabelecido para o projeto. Além disso, trabalharás com uma supervisão mínima, o que significa que precisas de gerir bem o teu tempo.
  • competências técnicas: como pintor, precisas de saber como utilizar várias ferramentas e materiais de pintura. É crucial que compreendas os processos de trabalho envolvidos no processo, como a preparação de superfícies exteriores e interiores para ambientes comerciais e residenciais.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como pintor.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.