personal trainer

És uma pessoa dinâmica e ativa, com uma paixão pelos hábitos saudáveis e o exercício físico? Este perfil diz-nos que poderias ser um bom personal trainer. Um personal trainer é um profissional de atividade física que se dedica a acompanhar as atividades de atletas amadores e profissionais, orientando-os para hábitos saudáveis, treinos adequados e o cumprimento dos objetivos estipulados.

ver oportunidades
1

o que é um personal trainer?

Um personal trainer (também conhecido, simplesmente, como PT) é um profissional do setor da atividade física que se dedica a prestar apoio personalizado aos atletas que contratam os seus serviços. Estes profissionais apoiam o cliente no cumprimento dos objetivos, com rotinas de treino personalizadas e adequadas às suas limitações e desejos, cumprindo as normas de segurança e aplicando as melhores estratégias para ativar o corpo da maneira correta. 

Se fores personal trainer terás uma grande responsabilidade sobre as pessoas que treinas, devendo aconselhá-las adequadamente e de forma personalizada, respeitando os seus limites e garantindo a completa segurança ao longo dos treinos. Poderás ainda ser responsável pela avaliação efetiva do progresso de cada atleta e acompanhar pessoas em recuperação de problemas de saúde e lesões no retorno às rotinas de treino.

Muitos personal trainers têm espaços próprios ou utilizam a rua como espaço de treino com os seus clientes, mas outros são contratados por instituições dedicadas ao desporto e ao fitness, como ginásios, academias, clubes, piscinas e boxes de crossfit. 

Gostas da ideia de ajudar os outros a conquistarem as suas metas e objetivos? Queres trabalhar com o corpo e a atividade física? Nesse caso, poderás ser um PT incrível! Vem descobrir mais sobre esta função.
 

quais os elementos essenciais para o sucesso de um personal trainer? 

O sucesso da tua carreira de personal trainer depende de ti, da tua orientação para os objetivos e do teu empenho. Podes conseguir melhores resultados se fores um bom comunicador e tiveres a capacidade de orientar e incentivar os teus clientes em todos os momentos. Também terás vantagem se fores curioso e fizeres vários cursos e formações para conheceres novos tipos de treino, novas atividades e saberes melhor do que ninguém o funcionamento do corpo humano. Os teus bons objetivos são o que motiva os teus clientes a recomendarem os teus serviços, tornando-te um PT de destaque!

Please use these images in the context of inclusion projects
Please use these images in the context of inclusion projects
2

salário médio de um personal trainer

O salário de um personal trainer é variável, mas a média nacional, segundo a Superprof encontra-se nos 1.060 euros por mês, equivalentes a 12.720 euros anuais. Ainda assim, no caso destes PT’s o valor da remuneração aumenta de forma indiscutível com a experiência e pode chegar, em alguns casos, a 2.700 euros mensais. 

O salário de um PT pode ser constituído por um valor base e um variável caso ele trabalhe num ginásio, por exemplo. Se trabalhar por conta própria, ao domicílio ou no exterior, por exemplo, o salário poderá variar de mês para mês. Esta componente variável, normalmente, depende do número de sessões que o PT dá e qual o valor das mesmas. Vale a pena mencionar que o tempo da sessão pode variar entre 30 minutos a 1 hora e trinta minutos, e que os valores variam, usualmente, entre 30 a 80 euros por sessão. O valor cobrado também depende do local do trabalho e se trabalhas por conta própria ou por conta de outrem.

como posso aumentar o salário como personal trainer

Existem várias formas de tornares o teu trabalho como personal trainer mais rentável, sendo que a experiência de trabalho e a realização de mais cursos e formações será sempre uma mais-valia para que possas negociar com a entidade contratual. Muitos treinadores trabalham simultaneamente em ginásios ou escolas e por conta própria, o que também ajuda a melhorar a rentabilidade mensal.

ver oportunidades
3

tipos de personal trainer

Como personal trainer, podes trabalhar de várias formas e em vários locais. Alguns tipos comuns de personal trainer são:

  • trabalhador independente: muitos PT’s preferem ter a sua própria lista de clientes e, por isso, têm espaços de treino pessoais ou treinam com os clientes nas suas casas ou na rua.
  • instrutor de ginásio: como personal trainer podes trabalhar em ginásios ou academias físicas para acompanhares os seus clientes. O teu serviço pode estar integrado no salário base ou ser um extra por cada atleta que contrate os teus serviços. Aqui terás a vantagem de poderes usar os espaços, equipamentos e material do ginásio na tua prática.
  • instrutor de alta competição: se fores realmente bom em determinadas modalidades, podes ser personal trainer de atletas de alta competição, ajudando-os a tornarem-se atletas de destaque nacional ou internacional. Aquela medalha de ouro? Uma parte da conquista será graças a ti!
ofertas de emprego
4

trabalhar como personal trainer

Como personal trainer vais ajudar os teus clientes a cumprir objetivos como manterem-se saudáveis, tonificar os músculos, perder peso ou prepararem-se para maratonas e competições desportivas. Vem saber o que podes esperar do teu trabalho como PT e saber qual será o teu horário, o teu ambiente de trabalho e a progressão da tua carreira.

5

educação e aptidões

Existem várias vias para que possas tornar-te um personal trainer. Deves ter o seguinte em atenção:

  • curso superior: muitos personal trainers chegam a este trabalho por via de um curso superior em Educação Física, sendo que alguns avançam mesmo para mestrado após o término da licenciatura. Este curso garante que obténs os conhecimentos fundamentais para poderes exercer a profissão em escolas, ginásios ou por conta própria.
  • cursos extra e formações: mesmo depois de uma licenciatura, a realização de cursos e formações extra pode ser útil. Muitos profissionais têm formação extra em modalidades específicas, o que lhes dá vantagem competitiva. 
  • certificados específicos: para poderes exercer como personal trainer precisas de ter certificados de Desfibrilhação Automática Externa (DEA) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), já que estes fazem parte das normas de saúde e segurança no setor do fitness. 
  • curso profissional de personal trainer: uma via mais rápida de acesso à profissão é através de cursos profissionais de personal trainer. É importante que se trate de um curso reconhecido e certificado, já que a certificação será essencial para que sejas contratado para este cargo em ginásios e outros locais dedicados à prática desportiva.

 

aptidões e competências

Espera-se que um personal trainer tenha competências práticas, técnicas e conhecimentos especializados na área do corpo e da atividade física. Terás de ser perseverante, orientado para os objetivos e assertivo. Assim, se te apela a ideia de seres personal trainer, considera as seguintes aptidões e competências:

  • orientação para os objetivos: nem todos os teus atletas têm o mesmo objetivo. Alguns quererão atingir patamares de alta competição, enquanto outros podem querer perder peso ou apenas ter uma rotina saudável de prática física. Qualquer que seja o objetivo, trabalhas em conjunto para garantir a obtenção de resultados positivos.
  • paciência: nem todas as pessoas terão uma evolução igual e precisas de ser empático e paciente no exercício das tuas funções para apoiares o processo, independentemente de quanto tempo este demore.
  • conhecimentos profundos sobre o corpo humano: para conseguires ser personal trainer tens de compreender como o corpo humano funciona. Desta forma saberás qual o melhor programa de treino para todos, independentemente dos seus objetivos, lesões ou debilidades.
  • atenção à segurança: qualquer treino envolve riscos e, mesmo no ambiente controlado do ginásio, precisas de ter uma atenção suprema à segurança, ajustando posições ou alterando exercícios para garantires a integridade física de quem treina contigo e evitares lesões.
  • rapidez de pensamento e ação: perante algum problema ou acidente, deves ser capaz de agir com rapidez para prestar o apoio necessário.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como personal trainer.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.