canalizador

Tens propensão para a mecânica ou o trabalho técnico? Gostas de reparar as coisas? Então deves considerar tornar-te um canalizador. O papel de um canalizador é reparar canalizações em edifícios residenciais e comerciais. Podes trabalhar para empresas de construção e para os setores agrícolas reparando e instalando tubagens ou ajudando na manutenção de sistemas de drenagem e irrigação.  

empregos
1

o que é um canalizador?

Um canalizador ou encanador é responsável pela manutenção e instalação de tubagens em casas e empresas. Estes canos são utilizados para drenagem, irrigação, esgotos e água potável. Como canalizador, deves conhecer os regulamentos de construção, as normas de segurança e as diretrizes. Alguns profissionais da canalização trabalham em conjunto com arquitetos, contribuindo com conhecimentos valiosos. Podes trabalhar no local da instalação de canalizações ou numa unidade de design.

Os canalizadores concebem ou esboçam plantas com o foco na melhoria da eficiência do processo de instalação. A canalização é uma profissão que tem vários percursos profissionais possíveis. Embora a maioria dos canalizadores comece a fazer instalações manuais, eles ramificam-se para várias especialidades. Se desejares um salário mais elevado, pode especializar-te em aspetos específicos da canalização. Quanto mais exclusiva for a tua especialidade, menor será a concorrência que sentirás.

Ser canalizador pode ser gratificante. A maioria dos canalizadores permanece no terreno durante toda a sua carreira. Os canalizadores que atingem a idade da reforma normalmente continuam a trabalhar pelo menos a tempo parcial. Outros optam por ajudar a preparar a próxima geração de canalizadores, instruindo os aprendizes e proporcionando-lhes educação para os ajudar a atingir o seu potencial máximo. Trabalhar como canalizador adequar-se-ia ao teu interesse em reparar coisas? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar na função de canalizador.  

canalizador
canalizador
2

salário médio de um canalizador

O salário médio de um canalizador em Portugal é de 1.240 euros por mês. Este valor corresponde a 14.879 euros anuais. Num nível inicial, no entanto, o teu salário poderá ser inferior, em torno de 12 mil euros, tornando-se a tua profissão mais gratificante em termos económicos à medida que obténs experiência. Um canalizador experiente em Portugal pode ganhar 18.460 euros anuais ou mais. Além do salário poderás receber horas extraordinárias ou bónus.

que fatores afetam o salário de um canalizador?

Como encanador, os teus ganhos dependem da experiência. Podes negociar um salário mais elevado quando tens uma vasta experiência em técnicas de canalização. Por exemplo, os canalizadores que fazem trabalhos de design e instalação têm mais probabilidades de ganhar um salário mais elevado. A tua formação também influencia o teu pacote de remuneração. A educação pós-secundária não é obrigatória, mas teres algumas qualificações aumenta as tuas perspetivas salariais. Qualquer formação profissional melhora as tuas competências e conhecimentos técnicos, aumentando o teu potencial de ganho.

A sua localização também afeta os teus ganhos como canalizador. A procura de canalizadores e o custo de vida impulsionam o pacote de remuneração dos canalizadores. Se trabalhares em grandes cidades, provavelmente fornecerás serviços de canalização a grandes empresas, o que aumenta o teu salário. Em cidades mais pequenas, trabalhas principalmente em edifícios residenciais, o que corresponde a pagamentos mais baixos.

3

tipos de encanadores

Alguns tipos de canalizadores incluem:

  • canalizadores comerciais: os canalizadores comerciais trabalham em ambientes comerciais, tais como colégios, escolas e fábricas de produção. As tuas responsabilidades incluem a reparação e manutenção de tanques e tubagens num ambiente comercial. Se trabalhares para uma empresa agrícola, o trabalho envolve a instalação de sistemas de drenagem e irrigação. 
  • canalizador de serviço e reparação: estes canalizadores trabalham em ambientes comerciais e residenciais. Fazes manutenção e reparação em sistemas de canalização. Podes também reparar fugas, eliminar obstruções e limpar sistemas e instalações de canalização. 
  • canalizador residencial: os canalizadores residenciais efetuam a manutenção e reparação de instalações de canalização e tubagens num ambiente residencial. Farás trabalhos de canalização em pequena escala e trabalharás com sistemas de água, canos e sanitários. Concentras-te na resolução de problemas de canalização em residências. 
  • canalizador sanitário: o teu trabalho nesta área centra-se nos sistemas sanitários. A maioria dos canalizadores sanitários trabalha em ambientes residenciais, desbloqueando e limpando entupimentos em sistemas sanitários domésticos. 
  • canalizador de abastecimento de água: estes profissionais trabalham em tanques de água, casas de banho, reservatórios e canalizações. Instalam sistemas de abastecimento de água e executam serviços básicos de canalização residencial. 
4

trabalhar como canalizador

Trabalhar como encanador envolve a instalação e manutenção de tubagens em vários negócios. Vamos explorar os ambientes de trabalho e as atividades diárias de um canalizador.

descrição do trabalho como canalizador

Algumas das funções dos canalizadores incluem:

  • reparação de canalizações de água: como canalizador, resolves quaisquer problemas decorrentes de sistemas de canalização. O trabalho é avaliar os problemas e recomendar as melhores soluções para garantir que os sistemas de canalização estão a funcionar. Viajas até residências ou propriedades comerciais para resolveres problemas de canalização. 
  • instalação de novos canos de água: como canalizador, o teu trabalho envolve a instalação de novos canos de água e sistemas de canalização em edifícios residenciais e comerciais. Lês as plantas e planeias novas instalações. Podes instalar o sistema de canalização durante a construção ou remodelação. 
  • instalação de canalizações: além de instalares o sistema de canalização por baixo de um edifício, também instalas equipamentos que ajudam na canalização. Por exemplo, instalas torneiras, sanitas, lavatórios e chuveiros de casa de banho. Embora uma equipa de construção possa completar a instalação, asseguras-te de que as torneiras são corretamente instaladas para evitar problemas futuros. 
  • utilização de equipamento de diagnóstico: como canalizador, é crucial diagnosticares problemas no sistema de canalização antes de recomendares soluções. Deves estar familiarizado com o equipamento de teste e utilizá-lo para identificar os problemas e fornecer avaliações precisas dos problemas. 
  • garantir que o trabalho de canalização está em conformidade com os códigos relevantes: como canalizador, deves garantir que os sistemas de canalização e drenagem de um edifício cumprem os regulamentos de construção. Também asseguras que a qualidade do trabalho é de alto nível. 
5

educação e aptidões

Ainda que não precises de educação pós-secundária para te tornares canalizador, as qualificações académicas aumentam a tua empregabilidade. Algumas das qualificações académicas incluem:

  • curso profissional: para te tornares canalizador, podes completar um curso profissional, que te dará um certificado na área da canalização e/ou aquecimento doméstico. Aprenderás sobre sistemas de canalização, instalação e processos de manutenção para ambientes domésticos e comerciais. 
  • estágio: estão disponíveis oportunidades de estágio para canalizadores. O estágio em canalização e aquecimento doméstico é oferecido em empresas, permitindo uma formação prática no local de trabalho. 
  • experiência profissional: é importante teres experiência profissional para conseguires um emprego como encanador. Podes ir para estágios ou programas de estágio para ganhares essa experiência de trabalho.

aptidões e competências 

Algumas das aptidões e competências dos canalizadores incluem:

  • capacidades físicas: a canalização requer força física, agilidade e coordenação. Trabalhar com ferramentas, acessórios e sistemas de canalização requer boa coordenação de mão-olho e destreza manual. Os canalizadores levantam frequentemente objetos pesados, sobem escadas e escadotes, e trabalham em temperaturas adversas. Por conseguinte, é crucial estares fisicamente apto para executar as tarefas de forma rápida e eficiente. 
  • capacidades de comunicação: ouvires os teus clientes, compreenderes o problema, e responderes de uma forma fácil de entender e descontraída, são caraterísticas cruciais. Seres capaz de oferecer recomendações ou sugestões minimiza claramente os equívocos. 
  • capacidades de resolução de problemas: como canalizador, é importante avaliares uma situação e as opções de resolução rapidamente, e determinares o curso de ação adequado. A organização eficiente do teu tempo de trabalho também ajuda a maximizar o teu potencial de ganhos.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como canalizador.  

thank you for subscribing to your personalised job alerts.