assistente pessoal

Existe um personal assistant indispensável e dinâmico por detrás de cada gestor ou executivo de empresa bem sucedido. Nesta função, prestas um valioso apoio administrativo a um indivíduo. Descobre o que esta carreira gratificante e desafiante tem para te oferecer.

empregos como assistente
1

o que é um assistente pessoal?

Ao contrário de um administrador tradicional que trabalha para uma equipa, um assistente pessoal trabalha em estreita colaboração com uma pessoa, geralmente um executivo ou gestor de topo. O Personal Assistant (PA) cria um sistema de apoio administrativo que permite aos gestores utilizarem da melhor forma o seu tempo. Com o tratamento de tarefas organizacionais e administrativas, o teu gestor terá mais tempo livre para desempenhar as suas funções estratégicas.

empregos como assistente
empregos como assistente
2

salário médio de um assistente pessoal

O teu salário dependerá de muitos fatores, incluindo o local de trabalho, a indústria e a tua experiência. Segundo a Talent, o salário médio de um personal assistant em Portugal é de mil euros, correspondentes a 12 mil euros anuais. Ainda assim, numa posição inicial podes contar com uma remuneração em torno dos 8.426 euros anuais, sendo que, depois de teres obtido maior experiência profissional, este valor pode quase dobrar, atingindo os 16.797 euros por ano. Usualmente, as oportunidades e salários mais elevados são predominantemente em áreas urbanas, sendo que as áreas rurais oferecem menos empregos e remunerações mais baixas em geral para esta profissão. Para além da compensação financeira, alguns assistentes pessoais recebem benefícios adicionais como seguro de saúde, férias pagas e ajudas de custo.

3

tipos de assistente pessoal

Alguns personal assistants desempenham por si mesmos as funções administrativas. Outros, formam funcionários juniores para assumirem certas responsabilidades que não são sigilosas. Na maioria dos casos, os assistentes pessoais trabalham para gestores de alto nível em empresas, organizações sem fins lucrativos ou qualquer outro tipo de organização.

trabalhar para indivíduos abastados

Alguns indivíduos abastados também empregam assistentes pessoais para os ajudarem. Neste caso, muitas vezes serás responsável pelas necessidades pessoais desse indivíduo, incluindo a manutenção de um calendário, o controlo das chamadas telefónicas e dos visitantes e a coordenação com o staff doméstico.

 

4

trabalhar como personal assistant

Cada trabalho de assistente pessoal tem o seu próprio conjunto de trabalhos e deveres específicos, mas o que se segue é um resumo do que podes esperar quando se recebes este cargo.

Se estiveres interessado numa carreira dinâmica a trabalhar com os quadros superiores no escalão superior de uma empresa, deves considerar tornar-te assistente pessoal ou executivo. As tuas capacidades de tomada de decisão serão desafiadas à medida que fizeres malabarismos com as responsabilidades de manter o teu empregador dentro dos prazos e de trabalhar com o pessoal da empresa, clientes e fornecedores em múltiplos projetos e eventos. Contudo, o cargo é gratificante, uma vez que ajudarás a suportar a responsabilidade de um gestor de alto nível. Enquanto muitas empresas estão a avançar para a contratação de assistentes administrativos que servem múltiplos executivos, haverá sempre necessidade de assistentes pessoais que forneçam apoio individual. Como personal assistant, receberás um bom salário e terás também oportunidades de progressão na carreira.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Uma licenciatura de quatro anos não é geralmente um requisito para assistentes pessoais, embora alguns patrões prefiram que os candidatos tenham licenciaturas de qualificação em comunicações, serviços técnicos ou na área dos negócios. A maioria dos empregadores prefere assistentes com dois anos de experiência na área. A experiência como personal assistant é uma boa forma de ganhares a experiência necessária e possivelmente conseguires um emprego a tempo inteiro. Muitos assistentes executivos iniciaram as suas carreiras como funcionários gerais de escritório e subiram a hierarquia.

6

FAQs

Aqui estão as perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como assistente pessoal.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.