analista

Tens uma mente analítica? És um pensador crítico? Deves, então, considerar uma carreira como analista. O teu trabalho envolverá a recolha de dados, análise e interpretação dos mesmos para desenvolver etapas de ação viáveis para otimizar os processos empresariais e aumentar os lucros. Os analistas são cruciais em muitos setores e indústrias diferentes e são responsáveis pela análise de diferentes tipos de estatísticas ou dados.

empregos como analista
1

o que é um analista?

Como analista, recolhes e interpretas dados. Identificas tendências para decidir que medidas devem ser tomadas por uma empresa para maximizar os seus lucros. Os analistas avaliam tipicamente diferentes tópicos para fornecer feedback aos seus clientes ou empregadores. Podes trabalhar para empresas públicas e privadas, bancos de investimento, companhias de seguros e instituições financeiras.

Para serem bons no seu trabalho, tens de trabalhar bem com os teus pares, clientes e superiores para comunicares as informações necessárias. Tens de levar a sério as tuas responsabilidades porque um pequeno engano ou erro de cálculo pode ter um forte impacto em tudo, desde preços de ações a estratégias empresariais.

Como analista, precisas de ter confiança ao usar folhas de cálculo e ao trabalhar com números para garantires a maior precisão. A comunicação das tuas ideias para poupar tempo e melhorar a eficiência é também essencial.

Os analistas nas empresas examinam e estudam sistemas, processos e operações e supervisionam a integração tecnológica. Estes profissionais também analisam a forma como as organizações geram receitas. Ajudam a tomar decisões através da recolha e interpretação de dados, permitindo às empresas prever com precisão os eventos futuros. Parte do teu trabalho exige que te mantenhas no topo das tendências do mercado ou da indústria e de novas normas e disposições.

Será que trabalhar como analista se adequaria às tuas capacidades de pensamento crítico? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar num papel de analista.

empregos como analista
empregos como analista
2

salário médio de um analista

De acordo com a Talent o salário médio de um analista em Portugal é de 1.280 euros por mês, o que corresponderia a cerca de 15.360 euros anuais. Num nível inicial o teu salário poderia ser de 13.319 euros anuais, valor que pode aumentar significativamente à medida que as tuas responsabilidades, competências e experiência aumentam, podendo chegar a atingir os 27 mil euros por ano.

O teu salário também depende fortemente do setor para o qual trabalhas, sendo natural que recebas um melhor salário como analista financeiro do que, por exemplo, como analista de negócios. Este salário exponenciado deve-se ao papel fundamental dos analistas financeiros para a tomada de decisões comerciais e empresariais.

como aumentares o teu salário como analista

Como analista, o teu salário depende das tuas qualificações e nível de experiência. Quando tens uma pós-graduação, os teus ganhos são superiores aos de alguém com um diploma de licenciatura. Teres um nível de experiência inicial leva-te a um salário de estagiário, enquanto que aqueles com cinco anos de experiência ganham salários de topo. A tua especialização também pode influenciar as tuas taxas salariais. É por isso que os analistas financeiros recebem melhores salários em comparação com os analistas gerais.

A tua localização pode influenciar o teu potencial de rendimentos. A maioria das grandes cidades são centros financeiros e têm grandes empresas que dependem dos analistas de dados para tomar decisões. Portanto, os analistas que trabalham nas cidades têm um potencial de rendimentos mais elevado do que os que trabalham em cidades mais pequenas.

3

tipos de analistas

Existem muitos tipos de analistas em diferentes indústrias. Cada cargo é único, com diferentes responsabilidades profissionais. Alguns dos tipos mais comuns de analistas incluem:

  • analista de negócios: como analista de negócios (business analyst), o teu foco está na geração de relatórios e métricas de índice de desempenho chave. Relatas diretamente a vice-presidentes, diretores e gestores. Os analistas de negócios também se reúnem com os clientes para descobrirem problemas e desenvolverem soluções.
  • analista de investigação: como analista de investigação, crias relatórios de investigação sobre ativos ou títulos para um cliente ou para uso interno. Os analistas de investigação têm um elevado nível de precisão e a capacidade de reconhecer tendências e padrões.
  • analistas financeiros: como analista financeiro, analisas análises monetárias e económicas para uso interno ou para clientes externos. Ofereces conhecimentos e orientação a indivíduos ou organizações que tomam decisões de investimento.
  • analista de marketing: os analistas de marketing monitorizam e melhoram os esforços de marketing utilizando diferentes ferramentas de marketing. Trabalham frequentemente para empresas de relações públicas e grupos de comunicação.
  • analista de suporte ou apoio: como analista de apoio, trabalhas em operações de serviço ao cliente e frequentemente lidas com políticas de reembolso, centros de suporte e com o feedback relativamente a produtos.
4

trabalhar como analista

Como analista, recolhes e analisas informações utilizando várias ferramentas e ajudas ao teu empregador a tomar as decisões empresariais corretas. Vamos explorar as funções e responsabilidades de um analista.

empregos como analista
5

educação & qualificações

Algumas das qualificações académicas para analistas incluem:

  • universidade: para te tornares um analista, é necessário um diploma em matemática, estatística, economia ou investigação operacional. Prosseguires um curso que te ofereça experiência na indústria ou estágios profissionais aumenta as tuas hipóteses de conseguires um emprego. Também podes fazer uma pós-graduação de conversão numa área relevante.
  • curso profissional: estudos na área dos serviços de negócios digitais são ideais para iniciares a tua carreira como analista. Dá-te as competências e conhecimentos para conseguires um papel de estagiário numa empresa.
  • estágio: começa a tua carreira através de um estágio como técnico de dados. Ao terminares, podes tornar-te um analista de dados júnior. Se quiseres especializar-te em análise de dados, encontrarás programas de aprendizagem com diploma para seres cientista de dados.

aptidões e competências

Algumas das qualidades de um analista incluem:

  • conhecimento da indústria: como analista, é necessário que tenhas conhecimento específico da indústria para identificares padrões e tendências. Por exemplo, se quiseres trabalhar em finanças ou análise de cuidados de saúde, necessitas de conhecimentos nessas áreas. A familiaridade com questões da indústria dá-te uma vantagem.
  • capacidade de resolução de problemas: um analista precisa de ter capacidades excecionais de resolução de problemas para lidar com os desafios durante a análise. Competências de pensamento crítico são também importantes para te permitir que te concentres nos dados apropriados e identifiques as lacunas no teu trabalho.
  • capacidade de comunicação: farás apresentações a executivos e gestores de topo. Precisas de ter capacidades de fala excecionais para comunicares com as partes interessadas e os gestores. As capacidades de comunicação escrita são também cruciais para a elaboração de relatórios.
  • competências técnicas: como analista, precisas de conhecimentos de linguagem de bases de dados, folhas de cálculo e software de visualização de dados. Também necessitas de competências em métodos estatísticos para te ajudar a organizar, reunir e analisar os dados.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como analista.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.