As empresas não podem existir sem clientes e clientes felizes têm muito mais probabilidades de se tornarem clientes regulares. Estudos mostram que é cinco vezes mais barato para as empresas reter clientes do que encontrar novos clientes, e os trabalhadores do serviço de atendimento ao cliente têm um papel de importância vital a desempenhar nisto, ajudando a manter os clientes fiéis e satisfeitos.

Este artigo irá explicar como qualquer pessoa interessada em trabalhar neste tipo de função pode elaborar um currículo eficaz que demonstre os seus talentos de uma forma profissional e marcante.

Habilidades de serviço ao cliente a destacar

  • comunicação
  • resolução de problemas
  • pragmatismo

A habilidade chave para quem procura trabalhos de serviço ao cliente a destacar é a capacidade de comunicar clara e eficazmente com qualquer indivíduo. Quer seja por telefone, cara a cara ou via e-mail, a capacidade de resolver problemas e pensar de forma prática para fornecer soluções adequadas é muito apreciada pelos empregadores. Os candidatos que possuem estas aptidões devem ter como objectivo a referência de posições anteriores onde as tenham colocado em prática no seu CV.

O que incluir num CV de serviço ao cliente

Um CV deve ser um documento simples e profissionalmente elaborado. Há muitos modelos disponíveis gratuitamente na Internet que podem ajudar neste sentido. Os CVs devem ser mantidos em dois versos de uma página A4 no máximo, mas de preferência um. Seja o mais conciso possível, pois um inquérito recente revelou que os empregadores visualizam o CV durante apenas uma média de seis segundos.

Não há muito tempo para causar impacto, por isso, vá directo ao assunto. O documento deve começar com detalhes pessoais como a data de nascimento e informações de contacto, antes de conduzir a uma introdução com duas frases que expliquem quem é o candidato, e porque se candidata a este tipo de trabalho. Poderá então ser fornecida uma lista de pontos de experiência de trabalho relevante.

Qualificações e destaques na carreira.

As qualificações e destaques de carreira também podem ser listados. Também vale a pena incluir quaisquer prémios, realizações, hobbies ou trabalho voluntário que reflicta a sua personalidade e sucessos atingidos.

Não tenha medo de associar a sua experiência anterior ao cargo a que se candidata. Por exemplo, se estiver a candidatar-se a uma função de serviço ao cliente numa pequena empresa de TI, mas já trabalhou anteriormente como empregado de mesa, não tenha medo de referir esta função como experiência relevante, pois pode demonstrar a sua capacidade de interagir com sucesso, e agradar aos clientes.

Faça-o de forma personalizada

Lembre-se de que o CV deve ser adaptado ao cargo, e não ser simplesmente um documento geral para todas as candidaturas.

Dependendo da função específica, também pode ser uma boa ideia destacar outras competências, tais como capacidades de vendas, ou conhecimentos especializados detalhados de um assunto técnico - útil se se candidatar a uma função como consultor de serviço ao cliente de TI, por exemplo. Os candidatos devem também lembrar-se de se empenharem tanto na elaboração de uma carta de apresentação de alta qualidade como no seu CV, e de passarem algum tempo a pensar no que a entidade patronal provavelmente estará em busca antes de começarem realmente a escrever.

fonte: randstad uk