Assumir mais responsabilidades é a base para conseguir uma promoção.

Todos nós queremos ser promovidos. Queremos dar o próximo passo nas nossas carreiras. Para isso, é necessário que haja uma oportunidade. Mais importante ainda, é preciso mostrar que se é capaz de assumir maiores responsabilidades. É preciso mostrar que se está à altura do desafio e que se pode ser bem sucedido. Há muitas formas de abordar o desenvolvimento da carreira.

Aqui estão 8 maneiras de assumir responsabilidades adicionais no trabalho:

Smiling hotel receptionist helping a guest.
Smiling hotel receptionist helping a guest.

não tens a certeza se o teu emprego atual tem a margem de crescimento que procuras? 

vê os empregos que temos disponíveis!

aqui

1. falar com o seu chefe

Como pedir mais responsabilidades no trabalho? O primeiro passo para assumir mais responsabilidades no trabalho é falares com o teu chefe. Diz-lhe que achas que estás pronto para um novo desafio e que preparado para assumir mais trabalho. Se tiveres ideias sobre como podes fazer mais ou sobre o que gostarias de fazer, apresenta-as. Falar com o teu chefe mostra iniciativa e mostra que queres dar um passo em frente na tua carreira.

Pergunta ao seu chefe sobre programas de desenvolvimento profissional ou programas patrocinados pela empresa. Estes programas podem incluir workshops, seminários e cursos especificamente concebidos para melhorar as tuas competências e conhecimentos necessários para a progressão na carreira. Os colaboradores devem procurar e participar ativamente nestes programas para mostrar o seu empenho no crescimento pessoal e na aquisição de novas competências.

 

2. aprender novas competências

As oportunidades de trabalhar mais e de realizar novas tarefas surgem frequentemente quando se adquirem novas competências. Parte do desenvolvimento da carreira é a evolução constante das suas competências. Por isso, aprende novas competências através de cursos ou certificações em linha. Podes acelerar a tua aprendizagem, expandir a tua rede de contactos e aumentar a tua confiança tirando partido dos cursos. Há muitos por onde escolher, e todos a diferentes preços; alguns são mesmo gratuitos. 

Participa em workshops e seminários da empresa e tira partido dos programas de desenvolvimento de carreira oferecidos pela tua entidade patronal. Se a tua empresa não oferece desenvolvimento profissional, assume a responsabilidade de aprender novas competências. Ao fazê-lo, estás a provar que estás pronto para assumir mais responsabilidades no trabalho.

 

3. oferecer-se para ajudar os colegas de trabalho 

Uma forma simples e eficaz de te desafiares mais é ajudar os outros que possam estar sob mais stress, dificuldades ou com demasiadas preocupações. Isto não só será bem recebido pelos seus colegas de trabalho, como provará que és um jogador de equipa e que estás disposto a ir mais além.

Ajudar um colega não só traz uma atitude positiva para o local de trabalho, como também te permite adquirir novas competências e experiências com as suas tarefas. Estas novas competências podem ajudar a progredir na tua carreira ou ser um ponto de partida para responsabilidades adicionais.

 

4. aproveitar as oportunidades de voluntariado

O voluntariado permite-lhe assumir responsabilidades que podem estar disponíveis no teu emprego atual. Procura posições de voluntariado que estejam de acordo com a tua carreira e com o tipo de responsabilidades que queres provar que és capaz de desempenhar.  

As funções de voluntariado podem estar disponíveis na sua empresa ou podes explorar oportunidades externas. Tenta procurar funções de voluntariado no domínio da orientação ou do coaching, dentro ou fora do local de trabalho. A orientação e o aconselhamento de alguém podem ajudar a potenciar a tua experiência e a abrir a tua rede profissional. É uma ótima forma de retribuir, adquirir novas competências e provar o teu valor.

Man and woman sitting at table having a chat, while woman working on a tablet.
Man and woman sitting at table having a chat, while woman working on a tablet.

5. liderar eventos sociais

Neste momento, pode não haver oportunidades para assumir mais responsabilidades na tua função, mas pode haver outras coisas que podes fazer na sua empresa. Podes sugerir ou até organizar eventos sociais ou fazer parte de comités ou grupos dentro da empresa. 

É uma ótima forma de colaborar com os outros e de lhes mostrar o que sabes fazer. Criar eventos sociais memoráveis e ser um membro ativo na empresa pode provar que estás pronto para avançar na tua carreira.

 

6. tomar a iniciativa

Não se pode estar sempre à espera que as oportunidades apareçam. Por vezes, é preciso tomar a iniciativa e mostrar que se está preparado. Identifica oportunidades que te permitam assumir mais responsabilidades. Faz um plano, explica porque é que estás qualificado para assumir mais responsabilidades, como tencionas gerir o teu tempo e oferece opções.

Ao assumir mais iniciativas, certifica-te de que medes o teu sucesso, quer seja definindo indicadores-chave de desempenho (KPI) para ti próprio ou estabelecendo objetivos claros ao tomar a iniciativa. É importante que tenhas métricas quantificáveis para mostrar se as tuas iniciativas adicionais são bem sucedidas.

 

7. supera o seu trabalho atual

Todas as funções têm uma certa expectativa em relação ao que vais realizar. Se queres realmente provar o teu valor, tens de te esforçar mais. Não te limites a fazer o que é esperado de ti. Faz mais e assume mais responsabilidades. Cumpre os teus prazos, faz um ótimo trabalho e depois passa para o nível seguinte. Apresenta novas ideias, pensa fora da caixa e procura sempre formas de acrescentar mais valor ao trabalho que fazes.

 

8. acertar o momento certo

O timing é importante. Pensa na situação atual da empresa, no volume de trabalho atual do teu chefe e nas prioridades do projeto. Há boas e más alturas para falar sobre aceitar mais trabalho. 

Por exemplo, durante as revisões anuais ou sessões de formação individuais, é a altura ideal para pedir responsabilidades adicionais. Logo após cortes orçamentais ou durante uma quebra nas vendas, não é. Escolhe o momento certo para aumentar as tuas hipóteses de obter um sim.

Ser bem-sucedido abrirá a porta para mais responsabilidades. Se provares que tens capacidade para assumir mais trabalho, estás um passo mais perto de conseguir uma promoção e dar o próximo passo na tua carreira.

 

 

Fonte: Randstad Canada

Se estás a pensar mudar de carreira ou se simplesmente queres saber mais sobre a tua atual, explora a nossa enciclopédia de carreiras.

aqui