O uso obrigatório de máscara imposto devido à COVID-19 pode dificultar algumas situações do dia-a-dia, nomeadamente as entrevistas de emprego presenciais. Ao cobrir uma grande parte do rosto do candidato e do entrevistador, a máscara limita a leitura de expressões faciais e a compreensão do discurso.

Assim, para que o seu desempenho na entrevista não seja prejudicado pela utilização de máscara, a Robert Walters deixa seis dicas para facilitar a comunicação e empatia nessas circunstâncias:

1. Confirme as indicações de segurança antes da entrevista

Muitas empresas já começaram a aceitar reuniões com pessoas externas nos seus escritórios, mantendo as medidas de segurança e distanciamento social necessárias. As salas têm um limite de ocupação, os elevadores devem levar uma pessoa de cada vez, e a utilização de máscara é obrigatória em reuniões e deslocações dentro escritório. Nesta fase, não retire a sua máscara durante a entrevista, principalmente se esta se realizar numa sala fechada, de forma a evitar potenciais riscos de infecção.

2. Informe o seu entrevistador que pretende seguir todas as medidas de distanciamento social

Após entrar na sala onde se vai realizar a entrevista e de cumprimentar, idealmente à distância, o entrevistador, avise que planeia manter a máscara durante o decorrer da entrevista, para evitar situações em que o entrevistador possa querer retirá-la. Sublinhe também que poderá repetir o que quer que seja caso não entendam alguma coisa do que disser devido à máscara.

3. Não tenha medo de se repetir ou de pedir que repitam uma ideia

Quando todos estão a utilizar máscara, é muitas vezes difícil perceber o que a outra pessoa está a dizer. Além disso, duas pessoas reunidas com máscara sentadas a dois metros de distância torna a comunicação ainda mais desafiante.

Pode sentir preocupação em não conseguir expressar as suas ideias ao entrevistador de forma clara, ou frustração se a comunicação não se proceder sem problemas. Para diminuir a sua ansiedade, o melhor é aceitar que irá haver momentos em que terá de repetir o que disse, e vice-versa. Se não for capaz de perceber a explicação ou pergunta do entrevistador, não hesite em pedir-lhe educadamente que repita o que disse.

4. Tenha mais atenção à forma como fala

Uma vez que a sua voz normal vai soar mais baixa ao utilizar máscara, procure falar de forma mais clara e articulada, enunciando bem as palavras. Pode ser também necessário falar num tom mais alto que o normal, pois a máscara abafa a sua voz. Números e palavras-chave importantes devem ser repetidos pelo menos duas vezes ou enfatizados no final da sua resposta para garantir que não há falhas de compreensão da outra parte.

Se costuma falar muito depressa, faça um esforço para falar mais devagar para que a outra pessoa possa perceber tudo o que está a dizer. Pequenas pausas antes e depois de palavras ou exemplos importantes que deseja enfatizar também ajudarão o entrevistador a compreender melhor a sua mensagem.

Antes da entrevista, grave-se a responder a perguntas utilizando máscara e veja como soa a sua voz – peça uma segunda opinião para ir para a entrevista com a melhor preparação possível. Ao ajustar o seu tom, volume e velocidade, entrará na entrevista sem preocupações.

5. Utilize o contacto visual e gestos a seu favor

Quando metade da sua cara está tapada, ler as expressões faciais do outro torna-se complicado. Assim, utilize o contacto visual e linguagem corporal e gestual para transmitir melhor as suas ideias. Mantenha o contacto visual com o entrevistador enquanto este se dirige a si. Para demonstrar que está a perceber o que este está a dizer e que está atento, vá assentindo com a cabeça.

Ao utilizar máscara, demonstrar o seu entusiasmo com um sorriso é impossível, pelo que deve apostar na linguagem corporal para demonstrar o seu interesse e evitar parecer aborrecido. Quando for a sua vez de falar, mantenha também o contacto visual e não tenha medo de utilizar as suas mãos para gesticular o que for necessário como apoio às suas palavras. Quando utilizados de forma eficaz, os gestos podem fazê-lo parecer dinâmico e entusiástico. Porém, fazê-lo em demasia pode também ser uma distração para o entrevistador, pelo que deve encontrar um equilíbrio.

6. Prefira máscaras simples e lisas

Embora existam muitas opções de máscaras por onde escolher em termos de estilo e cor, o ideal é utilizar máscaras simples e lisas, brancas, negras ou de tons claros. As máscaras cirúrgicas descartáveis são uma boa opção e costumam ser mais confortáveis. Se a cor da sua máscara for muito berrante ou tiver desenhos ou um padrão colorido ou chamativo, pode distrair a outra pessoa daquilo que está a dizer. Tente também manter os seus olhos visíveis, retirando o cabelo da cara. O essencial é estar o mais apresentável e simples que conseguir.