Uma boa rotina matinal prepara-o para um dia bem sucedido e produtivo. Com a COVID-19 muitos começaram a trabalhar a partir de casa, e a sua rotina matinal pode estar fora de sincronia. Não há deslocações, não crianças que precisam de ir para a escola, ou a necessidade de se vestir e estar no seu melhor antes de ir para o trabalho. Embora se esteja a trabalhar remotamente, ainda é necessária uma rotina matinal que o ajude a definir o tom do dia. Reunimos uma lista de sugestões para o ajudar a começar o seu dia com força.

dicas trabalho remoto

1. uma boa rotina matinal começa na noite anterior

Ter uma boa noite de sono é essencial. Um adulto necessita em média entre 6,6 e 9 horas de sono por noite. Adormecer cedo na noite anterior assegurará que está pronto para enfrentar o dia seguinte com toda a força. Faça do objectivo de ir para a cama à mesma hora todas as noites e descansar bastante. Nem sempre é fácil de fazer, mas notará a diferença no seu nível de energia.

2. beba um copo de água

Durante a noite, o seu corpo perde a hidratação. Uma das melhores coisas que se pode fazer assim que se acorda é beber um copo de água cheio (e não se esqueça de manter o manter cheio durante todo o dia, também!). Ajudará a hidratar o seu corpo. Vai sentir a diferença imediatamente. por isso, assim que ligar a cafeteira, beba um copo de água enquanto espera.

3. fique activo

O exercício de manhã é uma forma eficaz de pôr o corpo a mexer e de despertar o seu nível de energia para o dia. Quer seja uma caminhada rápida, corrida, yoga, ou treino de peso, é uma óptima forma de iniciar o seu dia. Por vezes é bom sair e apreciar um pouco de ar fresco fora de casa antes de passar o resto do dia a trabalhar.

4. não leia nenhum e-mail antes de dar início do dia de trabalho

Todos nós temos o hábito de rebolar na cama com o telemóvel e imediatamente verificar o Instagram, Facebook e os e-mails do dia. A maior parte do tempo fica a limpar o lixo electrónico da noite anterior (vá lá, OUTRA newsletter daquela loja!?), e certamente concordá que não há nada pior do que ler um email indutor de stress do seu chefe ou de um cliente dois minutos depois de acordar.

É por isso que deve manter o telefone fora do seu quarto e ficar longe dos e-mails até se sentar para trabalhar durante o dia. Pode não parecer, mas a verdade é que nada de mal vai acontecer se não verificar os seus e-mails durante uma hora ou duas. Em geral, o e-mail é um meio de comunicação ineficiente numa emergência. (Pense nisso, enviaria um e-mail aos bombeiros se a sua cozinha estivesse a arder? Espero que não). Assim,  evite o seu telefone de manhã, assumindo que qualquer coisa na minha caixa de correio pode esperar até que o seu dia de trabalho comece oficialmente.

5. vista-se e prepare-se para o dia

Mesmo que esteja a trabalhar a partir de casa, deve manter a prática de se vestir e de se preparar para o dia. Tente evitar trabalhar com os seus pijamas. O simples acto de se vestir far-lhe-á sentir-se melhor. Além disso, estará apresentável para o caso de ter de saltar para uma conversa em vídeo com o seu chefe ou colegas.

6. tome um bom pequeno-almoço

Comer um bom pequeno-almoço vai ajudá-lo a começar bem o dia. Receberá o combustível de que necessita para estar mentalmente concentrado. Tome um pequeno-almoço que esteja cheio de proteínas e fibras. Não é uma pessoa que toma o pequeno-almoço? Experimente um batido de proteínas matinal. As suas opções de batido são infinitas. E não se esquaça, um dos benefícios de trabalhar em casa é poder comer quando se sente fome.

7. não tenha pressa

Sentir-se apressado desde o momento em que se acorda não é o ideal. Programe o seu alarme de manhã para lhe dar tempo suficiente para se levantar e preparar-se para o dia sem se apressar. Não ter de se deslocar para o trabalho neste momento dá-lhe automaticamente algum tempo extra pela manhã. É melhor levantar-se e começar o dia ao seu ritmo.

8. comece a trabalhar à mesma hora todos os dias

Trabalhar a partir de casa durante a pandemia mudou a nossa forma de trabalhar. Mas é importante manter alguma consistência, se possível. Uma maneira de o fazer é começar a trabalhar todos os dias à mesma hora. Evite a tentação de começar mais tarde no dia. Mantenha-se fiel à sua rotina.

9. estabeleça os seus objetivos para o dia seguinte

Tenha um plano para o que pretende realizar todos os dias. Pode fazê-lo tirando alguns minutos todas as manhãs para definir os seus objectivos para o dia. Escreva uma lista e verifique as tarefas à medida que trabalha através dela.

10. encontre o que funciona melhor para si

Não existe uma rotina matinal perfeita para que todas as pessoas a sigam. O melhor que se pode fazer é encontrar uma rotina matinal que funcione bem para si enquanto trabalha em casa. Por exemplo, pode descobrir que o exercício pela manhã não é para si. Não há problema. Não se force a fazê-lo de manhã, se preferir fazer exercício mais tarde durante o dia. Descubra o que funciona para si e ajude-o a ser o mais produtivo possível durante o dia.