• Sofia Cansado

Olá! Sejam bem-vindos ao podcast #EVERYDAYHERO. Hoje vamos falar sobre literacia digital e como é que as empresas e os profissionais devem trabalhar este tema. Comigo, eu tenho a melhor pessoa para falar sobre literacia digital, o Joel Pedro. Joel é Consultor da área Technologies e também a pessoa que nos vai ajudar a explorar o tema, até porque é um tema que dá para falar muito. Não é, Joel? Olá, bem-vindo.

  • Joel Pedro

Olá, Sofia. Obrigado desde já pelo convite. Pronto, falando aqui na área digital, o digital é o futuro, é o que convivemos hoje em dia. Por isso, o que haverá mais para falar hoje em dia, provavelmente, será sobre isso porque é um elemento fulcral da vida, não só da minha, mas provavelmente a grande maioria da população mundial. Por isso, aqui estaremos para falar então sobre o tema.

  • Sofia Cansado

Perfeito. Joel, primeiro, pedia que te apresentasses para quem nos ouve.

  • Joel Pedro

Ok, pronto, eu tenho aqui uma vida dupla, na verdade. Eu fui saltando de um lado para o outro, comecei com Gestão Hoteleira, tirei um curso de cozinha, depois fui para Recursos Humanos e agora, neste momento, ando aqui também entre Recursos Humanos e Bar. Pronto, aqui relativamente a uns factos curiosos para começar logo aqui a abrir com boas... Pronto, basicamente eu trabalho de segunda a sexta como Gestor de Recursos Humanos e depois, às vezes, ficar à frente do computador torna-se um bocadinho aborrecido e quando isso acontece de vez em quando, aos fins-de-semana, trabalho como Barman, mas só quando estou aborrecido.

  • Sofia Cansado

Ok. 

  • Joel Pedro

Não vale assim também muita pena fazer isso. E outra coisa que também pode ser aqui interessante, eu de vez em quando falo sozinho. Não quer dizer que eu seja maluco, ok, eu só gosto de exteorizar as minhas ideias e teorizá-las e deixá-las sair para fluírem cá fora.

  • Sofia Cansado

Bem Joel, eu acho que há pessoas que quando estão aborrecidas vão, não sei, dar uma volta, correr, tu não, tu vais logo para barman. É aqui uma coisa completamente à vontade, completamente do outro lado do que tu costumas fazer.

  • Joel Pedro

Pronto, neste sentido o bar foi uma coisa que começou um bocado sem querer, não é? Comecei como mesa e fui para bar e depois gostei. Pronto, enfim, há pessoas que vão trabalhar porque querem dinheiro extra, eu trabalho porque estou aborrecido, que é espectacular.

  • Sofia Cansado

Exato. É o teu lado B, não é? Toda a gente tem um lado B. Muito bem. Joel, eu acho que até a tua própria experiência tão diversa, não é, começaste aqui do lado da hotelaria, a restauração, agora estás na parte mais de recursos humanos e virado para a tecnologia, tens aqui um leque já muito pessoal e que também pode contribuir para este tema. Nós sabemos que a literacia digital é um problema, ainda há muito por fazer, mas eu pergunto se ainda consideras que é um problema real ou se já há aqui soluções que estão a ser trabalhadas.

  • Joel Pedro

Pronto. Provavelmente, em relação a este tema, há sempre que dividir em duas partes, pelo menos. Que é a parte pessoal e a parte profissional. Pronto, a nível pessoal, pronto, há muita informação, há muitas interpretações, há muita coisa descontextualizada, por isso é sempre difícil encarar isso como positivo. Embora haja coisas positivas em tudo o que acontece, nem que seja para aprendermos como é que não se devem fazer as coisas. Hoje em dia, a literacia digital é quase como o shampoo daqueles para os homens que é 1 e dá para tudo, apanha-se uma coisa e é utilizado em todos os contextos e funciona de todas as maneiras. Mas pronto, felizmente não estamos aqui também para falar aqui da vertente pessoal, por isso vamos já também saltar aqui para a parte profissional, que provavelmente é o que teremos aqui mais interesse. Pronto, tendo em conta também no ambiente em que estamos, e eu estando aqui a trabalhar também dentro de IT, tenho aqui sempre um toque especial e tendo em conta também como está a nossa economia neste momento e também o talento, que é uma questão que vai sempre e vem sempre ao de cima. Tendo em conta a falta de talento que temos neste momento em Portugal, especialmente aqui na área de IT, aqui a questão da literacia digital encontra-se como algo que é fundamental, basicamente.

  • Sofia Cansado

E que na verdade continua a ser um problema, as empresas estão a trabalhar neste sentido, não é, com formação, mas ainda há aqui um "gap", diria eu.

  • Joel Pedro

Tudo na sua íntegra vai ter sempre, digamos, ou seja, vamos ter sempre pontos para melhorar, às vezes vão sendo maiores, vão sendo mais curtos, mas a melhoria é algo que irá existir sempre. Pode ser com coisas que ainda não existem, que vão ser descobertas e podem ser com coisas que estão mesmo aqui à frente do nosso nariz e nós não estamos a conseguir ver mesmo porque não estamos a ver com a perspectiva certa. Sim, mas sim, hoje em dia voltando também ao que estava a dizer anteriormente, também para não perder aqui muito o fio à meada, hoje em dia em IT fazer qualquer coisa sem aqui os meios digitais, neste caso a literacia digital, é muito difícil mesmo. Não nos aparecem também aqui muitos candidatos aqui ao colo, por isso temos que ter esta sensibilidade também para conseguir partilhar o que queremos, de modo a que não sejamos só nós a ir a ter com as pessoas, mas as pessoas também a virem a ter connosco.

  • Sofia Cansado

E mesmo fora da área da IT, eu sei que é a tua área, mas mesmo fora desta área, neste momento não há uma profissão que não envolva alguma parte de tecnologia, não é? Hoje em dia qualquer, e eu pensando em exemplos, até neste momento o carteiro já tem um sistema de digital, de assinatura e de controlo de encomenda. Portanto, qualquer profissão neste momento tem uma quota parte de literacia digital que é preciso ter.

  • Joel Pedro

Eu se calhar ainda desço uns degrauzinhos e outro tipo de profissões que nem precisem de qualquer, ou seja, mesmo para fazer o trabalho em si não precisem de tecnologia. A verdade é que um grupo do WhatsApp dá sempre jeito, um grupo do WhatsApp hoje em dia faz maravilhas.

  • Sofia Cansado

Exatamente. Até em termos de comunicação, exatamente.

  • Joel Pedro

Exatamente. Não quer dizer que seja algo que precises exatamente para fazer o trabalho em si, mas é um meio que te vai facilitar então que o trabalho, neste caso a logística ou a gestão, fique extremamente mais simples.

  • Sofia Cansado

Então e nós sabendo isto, sabendo que a literacia digital ainda há aqui uma parte para ser resolvida, o que é que as empresas podem fazer para promover a literacia digital? Para além do que já fazem, não é? Porque depreendemos que quando uma pessoa começa um trabalho há ali um certo nível de formação que é preciso ter e até uma formação que a empresa dá. Mas que outras medidas é que as empresas podem promover?

  • Joel Pedro

Pronto, aqui falando da literacia digital vai sempre apresentando como, de certa forma, uma necessidade básica e algo de bastante importância e, pronto, temos que consciencializar toda a gente da importância que tem. Pronto, hoje em dia menos na verdade ainda há bastantes pessoas que são, digamos, um bocado contra também aqui às tecnologias. O que é um bocado... É legítimo, na verdade, tendo em conta às vezes à cultura e ao ambiente social em que as pessoas também estão inseridas, mas temos que ter essa sensibilidade também para dentro do âmbito social de cada pessoa também fazer essa consciencialização, também para perceberem o quão importante é. Pronto, muito dentro dessa consciencialização, fazer a consciencialização positiva. Hoje em dia, também colocou o alcance enorme que aqui que a tecnologia tem. É muito marcante ter aquela ideia de partilhar ideias positivas e a utilização positiva das tecnologias. Acho que varia muito também do tipo negócio que também vamos tendo. Algumas empresas é um "must", não há como escapar. Ainda por cima com o caminho que temos andado a seguir nos últimos anos, as empresas têm que provavelmente, ou sempre mesmo, conseguirem seguir o rumo da história, digamos.

  • Sofia Cansado

Eu até diria, como base, talvez fosse importante as empresas fazerem quase uma avaliação da literacia atual dos profissionais. Porque eu posso saber, e vamos dar um exemplo muito básico, eu posso saber trabalhar em Excel, mas se calhar há novas funcionalidades que eu não estou a par e, portanto, uma formação era o ideal. E, portanto, se calhar fazer aqui uma avaliação do estado da literacia dos profissionais e depois até ter aqui formações adaptadas para cada nível de conhecimento, pode ser uma ideia.

  • Joel Pedro

Falando agora nesse ponto, até é algo que eu concordo muito, porque estando aqui na área da IT, nós temos aqui uma noção diferente de quão depressa as coisas mudam. Às vezes, é um bocado ridículo que estamos a falar de uma coisa, passado 6 meses já há uma versão nova, passado se calhar 3/4 meses já é uma versão nova. Também muito aqui tendo em conta os profissionais aqui da área, porque estão a trabalhar com uma tecnologia, depois passam para outra, se vão voltar para a tecnologia que estavam a trabalhar antes, eles já estão todos perdidos. Em 1 ano já passaram para aí 10 ou 20, que aquilo já não tem nada a ver com nada. Por isso, pronto, vou ter de concordar também com o que disseste na parte da atualização também aqui a nível dos conhecimentos que vão evoluindo, na verdade, principalmente às tecnologias. Porque uma coisa que funciona hoje, amanhã já pode funcionar de maneira completamente diferente. Pronto, se há pessoas que têm lutas com a tecnologia, porque não se adaptam, demoram um bocadinho mais a adaptar-se, pronto, esse acompanhamento é sempre muito importante, também para que as pessoas não se sintam também perdidas no meio de tanta evolução.

  • Sofia Cansado

E estavas a falar desta parte dos profissionais, especialmente da tua área, terem de estar atentos quase às atualizações, e isso faz-me perguntar o que é que do lado profissional, o que é que deve fazer proativamente para ter este conhecimento? Mesmo que eu não seja da área, o que é que eu devo fazer proativamente para não ficar perdida, como tu estavas a dizer?

  • Joel Pedro

Quando estás a trabalhar na área em que estás à procura de aprender novos conhecimentos, é algo que se vai fazendo naturalmente, mas caso queiras saber de outro tipo de tecnologias com as quais não trabalhas, o que normalmente se faz são formações, formações, formações e projetos pessoais. Pronto, têm as formações e a teoria é teoria, vai sempre ser a teoria posto em prática, vai ser completamente diferente, e muitas vezes para exteriorizar então isso, o uso daqueles projetos pessoais é do mais normal que há, pegar numa aplicação que já existe ou fazer algo novo só para dar uso e dar ali algum manejo ao que aprenderam.

  • Sofia Cansado

Sim, e hoje em dia existem imensas aplicações, sites gratuitos que permitem eu proativamente aprender mais. Estou-me lembrar, até existe uma aplicação para aprender os básicos de código, portanto, eu proativamente consigo ter acesso a ferramentas gratuitas para saber mais sobre alguma parte mais complexa e depois o que for mais simples, e o que eu digo simples é o dia-a-dia, as ferramentas do dia-a-dia, sei lá, saber trabalhar melhor com o email, saber trabalhar melhor com o Excel, com uma ferramenta que eu utilizo no meu dia-a-dia, isso acaba sempre também por partir da própria pessoa.

  • Joel Pedro

Sim, exato. E também numa perspetiva de começar, estas aplicações grátis servem perfeitamente. Quando vamos aprender a tocar um, se calhar, um instrumento, não vamos comprar a guitarra feita por não sei quem que aprendeu a fazer guitarras lá no monte não sei quê para ter uma guitarra espetacular. Normalmente, compramos uma daquelas guitarras, pronto, tem cordas, faz barulho, serve. Pronto, e aqui é também um pouco visto dessa forma, um programa, pronto, é gratuito, provavelmente não será nada de espetacular, mas para aprender serve perfeitamente e depois é indo de degrau a degrau. E caso seja algo que tenhamos interesse, e aquilo deixar de ser o que estamos à procura, se calhar subimos mais um degrau e se calhar já pagamos mais uma coisinha ou outra por algo que tenha um pouco mais de importância.

  • Sofia Cansado

Sim. Eu acho que, lá está, de um lado as empresas garantirem aqui a formação base, porque há sempre o risco de se assumir que a pessoa sabe mexer em certo programa, é sempre bom ter uma formação base para relembrar, às vezes conceitos um bocadinho esquecidos, e depois do lado profissional também é importante manter-se curioso, não é, ao final do dia isto, é manter-se curioso e querer aprender. Se nós pensarmos do lado mesmo do digital e agora 100% a tua área, Joel, 100% aquilo que tu trabalhas no dia-a-dia, o que é que tu achas que são as tendências que vamos assistir agora no próximo ano, em termos de trabalho do mundo do IT? Quais são aqui as principais tendências?

  • Joel Pedro

Relativamente às tendências, especialmente aqui, não foi uma situação muito feliz, mas relativamente a este contexto que estamos aqui a falar, provavelmente foi aqui um, digamos um Big Bang, foi esta questão do Covid, que a nível digital isto foi uma transformação tremenda, passámos do presencial aqui para um remoto, com uma velocidade certamente muito mais alta do que em situações normais esperaríamos. Exatamente. E foi isto, provavelmente aqui a parte do remoto foi aquela parte mais impactante, digamos, foi aquela mudança de vamos para casa, se não saímos de casa ficamos em casa, já não voltamos para o escritório, não houve aquele "pronto, agora vamos para casa 1 dia, vamos para casa 2, vamos vendo. Foi...

  • Sofia Cansado

 Isso que abriu a porta.

  • Joel Pedro

Sim, exatamente. Foi logo tirar o penso sem, pronto, está assim. Eu acho que mesmo assim a nível de resultados acho que foram muito melhores do que alguma vez esperaríamos, pronto, e já que tivemos tanta coisa má nesse período, pelo menos alguma coisa boa havia de vir. Pronto, é como eu disse também logo no início, tudo tem coisas positivas, por isso isto será aqui apenas um desses exemplos, pronto, e também este contexto todo também leva aqui a estilos de vida completamente diferentes. Aqui é diferente porque eu vivo aqui literalmente no meio do mato quase, é muito diferente da cidade, por isso se eu tivesse aqui uma empresa não perdia, se calhar, 2 horas de transportes para ir e vir do trabalho.

  • Sofia Cansado

Sim. Neste momento, é impensável essa realidade.

  • Joel Pedro

Provavelmente essa parte será aquela parte mais impactante também no estilo de vida que foi trazido, pronto, e esperamos que essas 2 horas extra por norma também criem aqui tendências mais positivas, nem que seja por não passarmos 2 horas no trânsito, termos uma vida mais calminha, com menos stress, que nos faça também ser mais simpáticos para o vizinho ou para os vizinhos.

  • Sofia Cansado

Exatamente. 

  • Joel Pedro

Pronto, e também relativamente a esta tendência outra coisa também bastante positiva que é o êxodo urbano. Estamos a fazer as coisas ao contrário, que também é bastante bom mesmo a nível, não vou dizer mundial, mas a nível de Portugal é muito bom porque temos muito território inexplorado. E é sempre bom termos também alguma, neste caso, digamos diversidade, não sendo provavelmente aqui o termo correto, mas é sempre bom termos, não termos aqui a população toda concentrada e termos vivências diferentes, culturas diferentes, formas de ver a vida diferente, só enriquece na verdade.

  • Sofia Cansado

É muito engraçado, Joel, porque para ti as tendências deste ano que vão passar para o próximo ano, ligadas à tecnologia, na verdade, o comportamento das pessoas, não é? Portanto, esta evolução digital que a pandemia permitiu, também se traduziu no comportamento das pessoas, de se eu vou ficar em casa, se calhar vou repensar a minha casa, vou repensar onde vivo, como trabalho, as horas que trabalho e esta nova forma de olhar para o trabalho, a flexibilização, a conciliação, isto são tudo comportamentos pessoais que impactam, na verdade, o uso da tecnologia e o mundo digital.

  • Joel Pedro

Sim, pronto, também neste momento falando também nisso, também acabei, se calhar, por fugir um bocadinho ao tópico.

  • Sofia Cansado

Não, nada.

  • Joel Pedro

Este contexto todo obriga, de certa forma, a que as pessoas também estejam muito mais dentro daqui do mundo tecnológico. Estou, se calhar, a 100 quilómetros, 150 quilómetros, se calhar, de um colega, das minhas chefias, pronto, e não vou fazer esses quilómetros para ir lá perguntar as coisas diretamente, não é? Logo a partir daí temos que ter também outra atenção também à importância que as tecnologias têm.

  • Sofia Cansado

Acho que só tenho aqui mais uma pergunta para ti e ainda mantendo aqui o tema das tendências. Nós, este ano e para o próximo ano, e vamos continuar a falar sobre isto, os nómadas digitais, o trabalho remoto, todas estas tendências que vemos a crescer cada vez mais em Portugal, isto tudo vai certamente envolver uma aposta muito maior das empresas na formação de ferramentas digitais, acredito eu.

  • Joel Pedro

Sim, obviamente. Antes o conceito de nómada digital já existia anteriormente, antes deste "big boom" aqui também do remoto, mas, pronto, eram para posições muito específicas, muito direcionadas para pessoas que trabalhavam em meios digitais e tendo em conta também esta mudança que houve, agora não é apenas o nómada digital, não é só aquela pessoa que teve a tirar uma engenharia, trabalhou com computadores a vida toda, que desenvolvia, se calhar, software, marketing, ou seja, coisas que não precisava estar diretamente com as pessoas também para desenvolver a função. E relativamente aqui também ao meu tópico, relativamente às tecnologias e aqui aos recursos humanos, mas falando de recursos humanos parece um bocado estranho, não é? Estar a trabalhar remotamente, sem ter contato com as pessoas e estarmos aqui a falar de recursos humanos, parece aqui um bocado um paradoxo, não é? Se é recursos humanos, não tens contato com as pessoas, é tudo à distância, até que ponto é que isso é que estamos a dar aqui também valor ao aspeto humano? Mas acabou por ser um efeito da evolução aqui da tecnológica e acaba sempre por ser um ponto bastante interessante, fazermos esse contraste e continuando também a voltar outra vez para o tema que também já estou aqui a afastar novamente. Pronto, é algo que as empresas em si têm também que se ir adaptando. Pronto, hoje em dia, estando a trabalhar remoto, que agora ir para o escritório novamente é sempre aquele penso que quando for para tirar vai doer e nós não queremos tirar o penso.

  • Sofia Cansado

Sim. Aliás, se mantivermos a tua metáfora do penso é quase voltar a pôr e que já nem é necessário, não é? Voltar atrás.

  • Joel Pedro

Correto. E mesmo assim estamos aqui a falar da importância que hoje em dia tem a felicidade dos colaboradores, correto?

  • Sofia Cansado

Exatamente. 

  • Joel Pedro

Pronto, há aqui muitas alturas em que se calhar ir todos os dias ao escritório, se calhar preferia ficar em casa, está a chover, tenho aqui o cão, se calhar tenho um jantar mais logo e se tiver de vir do trabalho vou chegar atrasado. Ou seja, há aqui muitas condicionantes, mesmo nesse aspecto da felicidade do colaborador, aqui a tecnologia também veio ajudar muito.

  • Sofia Cansado

E que as empresas têm de estar atualizadas e dentro das tendências do mercado.

  • Joel Pedro

Exatamente. Se não perde-se o fio à meada e se calhar temos aqui uma posição "olha, esta aqui é presencial e esta aqui é remota". E ali na balança a remota vai ter sempre mais peso. Pronto, enquanto as empresas não conseguirem trabalhar sem pessoas vão ter que se adaptar às necessidades que vão aparecendo.

  • Sofia Cansado

Joel, acho que está tudo dito sobre literacia digital. Lá está, as empresas têm de fazer esta avaliação, os próprios profissionais também têm de se manter curiosos, que é mesmo isso, é a curiosidade ao final do dia, para que também haja aqui um maior conhecimento de uma parte da nossa vida que é cada vez maior. Tudo o que temos na nossa vida profissional e pessoal há sempre uma componente digital, por isso mantermo-nos a par do que se passa, mantermo-nos informados e curiosos.

  • Joel Pedro

Exatamente. Antes andávamos todos de bicicleta, agora já andamos todos de avião e se não acompanharmos ficamos para trás e acabou. Exato. Temos evoluído, tudo muito depressa e temos que nos adaptar. Provavelmente é a palavra que eu deixo aqui, é adaptação.

  • Sofia Cansado

Joel, obrigada por teres estado comigo a falar sobre este tema.

  • Joel Pedro

Eu é que agradeço também o convite. Pronto, espero ter deixado aqui uma opinião com algum fundamento e que dê que pensar, pelo menos.

  • Sofia Cansado

Claro que sim, claro. Aliás, o tema é novo no podcast, portanto, é sempre importante termos estes pontos de vista diferentes. Por isso, obrigada. E obrigada também a todos os que nos ouvem, já sabem que voltamos daqui a 15 dias com mais um episódio. Podem sempre revisitar os episódios antigos porque os temas são sempre atuais e até daqui a duas semanas. Obrigada.

 

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