No actual contexto pandémico, muitas são as pessoas que estão a começar novos trabalhos a partir de casa. Se, por um lado pode parecer uma vantagem por outro traz diversos desafio. Tendo isto em mente, a Forbes elaborou uma lista com sete dicas para ajudá-lo/a a ser bem-sucedido.

1. Entenda sua função

Começar um novo trabalho remotamente significa que vai precisar de um tempo extra para assegurar que entende a sua função e as expectativas que o acompanham. Como não vai estar num ambiente de escritório, verifique se as responsabilidades foram estabelecidas desde o início, para que possa começar o trabalho imediatamente. 

Antes de falar com o seu chefe, escreva uma lista de perguntas que possa ter em relação a tarefas ou projectos futuros, para estar pronto para as próximas semanas. Em relação à sua função, também deve perguntar se há alguma formação que precisa de fazer e quem pode procurar para ajuda e recursos adicionais.

2. Perceba como deve comunicar

Preste atenção a como o seu chefe e colegas de trabalho gostam de interagir. Pode ser que a equipa prefira videochamadas ou chamadas telefónicas, ou emails e plataformas de mensagens instantâneas. Portanto, verifique como gostam de comunicar o mais rápido possível, para poder começar a comunicar imediatamente, estabelecer novos relacionamentos e integrar-se.

3. Crie relacionamentos

Mesmo remotamente, certifique-se de que estabelece um relacionamento com os seus chefes e com a nova equipa. É mais difícil criar relacionamentos à distância, no entanto, existem muitas maneiras de mostrar que se preocupa em tentar construir relações com os seus novos colegas de trabalho. Faça isso, começando conversas em particular, apresentando-se e falando um pouco de si, porque nem tudo deve estar relacionado ao seu trabalho.

4. Faça perguntas

Quando tiver uma tarefa ou projecto, faça perguntas. Se precisar de mais esclarecimentos, entre em contacto com o colega de trabalho que pediu a tarefa e faça as perguntas que tem em mente. A melhor maneira de fazer isso é enviar um email ao seu colega e perguntar se pode ligar ou fazer uma videochamada para entender melhor o próximo projecto. Isto também vai mostrar que está interessado e motivado, deixando uma boa primeira impressão entre todos.

5. Crie uma estrutura

Certifique-se de que cria uma estrutura e define claramente os limites entre trabalhar e relaxar. Primeiro, deve falar com os seus chefes e esclarecer o seu horário de trabalho, para poder planear o seu dia de acordo com o horário indicado. Crie uma rotina em casa e, para garantir que é produtivo, faça intervalos regulares e uma pausa de uma hora para o almoço. Pode ser tentador trabalhar mais horas quando começa o seu trabalho, pois quer impressionar seu chefe e colegas de trabalho, mas não o faça.

6. Entenda o seu progresso

Pergunte como está a correr o seu desempenho na primeira semana. Peça feedback ao seu chefe ou colegas de trabalho para ver como pode melhorar e, o mais importante, o que conseguiu. Isto vai ajudá-lo a ver se está no caminho certo, e mostra que está aberto a críticas e disposto a aprender com os erros.

7. Não entre em pânico

Embora esteja a começar um novo trabalho nestas circunstâncias incertas, a última coisa que deve fazer é entrar em pânico. Entre em contacto com os seus colegas se estiver stressado com a situação. Além disso, confie nos seus amigos e familiares.