As grandes organizações dependem de uma força de trabalho numerosa e produtiva para funcionar a um nível elevado e fornecer resultados aos seus clientes.

Consequentemente, os custos com a força de trabalho representam uma proporção significativa das suas despesas. Tem de ter a certeza não só de que dispõe de recursos humanos suficientes para manter a produção, mas também de que está a atrair e a manter o talento certo, oferecendo salários competitivos.

Além disso, existem muitos outros fatores financeiros a considerar para além dos custos óbvios com o recrutamento e pagamento aos colaboradores, tais como as perdas de produtividade que ocorrem quando as vagas ficam por preencher ou quando se contrata a pessoa errada para um certo cargo.

Quando precisa de controlar os custos da sua força de trabalho, associar-se a um parceiro especializado é uma das formas mais rápidas e eficazes de o fazer. Eis alguns dos melhores exemplos de como trabalhar com um fornecedor de serviços de RH pode ajudá-lo a gerir os seus custos:

Evitar más contratações

Uma má contratação é um cenário que todos querem evitar. Recrutar alguém que se revela ser a pessoa errada para a sua organização, ou que simplesmente não é capaz de fazer o trabalho ao nível exigido, é uma perda de tempo, dinheiro e esforço para todas as partes. Também pode ser desmotivante e prejudicial para a moral.

A um nível exclusivamente financeiro, consta que uma má contratação pode custar à empresa 30% dos ganhos do primeiro ano do colaborador.

Um dos maiores benefícios de trabalhar com um parceiro de RH é aumentar significativamente a sua qualidade de contratação. Os prestadores de serviços de RH são especializados no recrutamento das pessoas certas para determinadas funções, através de uma abordagem rigorosa e comprovada à seleção, análise e verificação de referência dos candidatos.

Menos despesas em publicidade

Muito do compromisso financeiro inerente à contratação de colaboradores advém da necessidade de promover e publicitar as funções disponíveis em centros de emprego e outras plataformas. Existe uma tentação compreensível de posicionar e promover as suas vagas no maior número de canais possível, mas esta pode ser uma forma dispendiosa de abordar o recrutamento.

O parceiro de serviços de RH certo pode ajudá-lo a encontrar rápida e facilmente os melhores candidatos, dando acesso a um conjunto de talentos comprovados e qualificados.

Isto requer muito tempo e trabalho árduo no processo publicitário e na identificação de candidatos adequados. Será dada mais liberdade e flexibilidade aos membros do staff que seriam obrigados a fazer este trabalho para se concentrarem noutras tarefas que possam gerar mais valor para o negócio.

Redução da carga administrativa

Há muito trabalho administrativo envolvido na gestão dos seus recursos humanos, desde o planeamento de turnos até à gestão de horas extraordinárias e salários. Para grandes empresas com grandes e diversificadas forças de trabalho, estas atividades podem tornar-se extremamente complicadas, custando à sua equipa de RH muito tempo e dinheiro.

Quando toma a decisão de se juntar a um prestador de serviços de RH, beneficia de poder delegar uma grande parte desta responsabilidade administrativa. Se utiliza frequentemente trabalhadores flexíveis durante períodos de grande atividade, por exemplo, pode contar com um especialista de RH para analisar a capacidade disponível, trazer as pessoas de que necessita e cuidar de processos como a gestão do processo de onboarding e de salários.

Um parceiro on-site pode revelar-se particularmente eficaz se estiver à procura de serviços de RH adaptados às exigências e desafios únicos do seu negócio.

Mais flexibilidade

Em muitos sectores – sendo o setor industrial um dos exemplos mais claros - as tendências sazonais e as flutuações na procura ditam a produção das empresas, e consequentemente a necessidade de profissionais.

Se procura fazer sempre o uso mais eficiente dos seus recursos, a flexibilidade deve ser uma parte fundamental da sua gestão da força de trabalho. O serviço e a especialização de um parceiro de RH pode ajudá-lo a otimizar a sua contratação flexível e alinhar a sua disponibilidade de talentos com os seus ciclos de produção.

Pode minimizar o desperdício de recursos, aumentando e diminuindo a sua força de trabalho conforme necessário, o que significa que só paga pelas horas trabalhadas e que as horas extraordinárias são minimizadas. Além disso, reduz o risco de não cumprimento de prazos ou de não execução de encomendas devido a falta de pessoal.

Soluções eletrónicas

A inovação tecnológica está a contribuir de forma vital para a evolução contínua dos RH, e a maioria das empresas tem a ganhar com a adoção de novos sistemas e tecnologias para otimizar os processos de contratação e gestão da força de trabalho.

No que diz respeito à eficiência de custos, métodos como a faturação eletrónica e a automatização de tarefas-chave como a triagem de candidatos, a verificação de referências e a análise da força de trabalho podem dar ao seu staff mais tempo para se concentrar em tarefas que fazem bom uso das suas competências. Estes processos também reduzem o risco de erro humano, que resulta muitas vezes em implicações financeiras.

Um parceiro de serviços de RH pode ajudá-lo a manter-se a par dos últimos desenvolvimentos tecnológicos e decidir quais as ferramentas que mais o irão beneficiar.

A Randstad criou uma calculadora de poupança de custos laborais que lhe pode mostrar o quanto poderia poupar trabalhando connosco.

Que saber mais? Fale connosco.