Antes de a semana em que decorre a 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU terminar, partilhamos convosco o caminho que, na Randstad Portugal, estamos a fazer ao nível da sustentabilidade, sempre alinhados com a perspetiva Global da empresa. 

Como a Marlou Leenders, global head of sustainability da Randstad Global, partilhou, a nossa ação ambiciona responder a 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através do apoio a uma série de projetos e parceiros aos quais conseguimos aportar valor; de seguida damos alguns exemplos desta nossa jornada de sustentabilidade.

ODS 4: Assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Iniciativa: educação inclusiva

Entidade envolvida: Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Amadora

No âmbito do projeto Oficina de Emprego, promovido pela Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Amadora, a Randstad desenvolve ações destinadas a desempregados, com vista a ensinar a criar um CV, a preparar para uma entrevista de emprego ou mesmo a destacar as competências mais valorizadas pelos empregadores e os caminhos que podem ser encetados com via a adquirir essas competências. Além destas, atualmente, apoiamos o projeto MentoRoma, que visa fomentar a longevidade escolar, prevenindo o abandono e promovendo o regresso ao estudo de crianças e jovens de etnia cigana, através de um programa de mentoria a 10 anos.

Iniciativa: jornada para a capacitação (pessoas com deficiência)

Entidade envolvida: Nova SBE

Tendo como grande objetivo "reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa", o Inclusive Community Forum (ICF) e a sua comunidade começaram a desenvolver soluções com o objetivo de transformar o panorama atual nesta área; a “Jornada para a Capacitação” refere-se ao conjunto de iniciativas que surgiram dos Inclusion LABs (nos quais a Randstad participou ativamente) como resposta aos desafios identificados no tema da educação, com o objetivo de reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa.

ODS 5: Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas

Iniciativa: academia inclusiva

Entidade envolvida: iGen (CITE)

O iGen – Fórum Organizações para a Igualdade, criado em 2013, é composto por 69 organizações, nacionais e multinacionais, dos setores público, privado e da economia social, que operam em Portugal e representam, no seu conjunto, cerca de 2% do PIB português. Enquanto membro deste fórum, a Randstad desenvolve diversos projetos em conjunto com as diferentes empresas; atualmente co-coordenamos um dos grupos de trabalho com vista à criação de uma Academia Inclusiva, de forma a disponibilizar conteúdos formativos, com o objetivo de apoiar no desenvolvimento e consolidação destas matérias.

Iniciativa: promova

Entidade envolvida: CIP

Descrição do projeto: O Projeto Promova visa promover a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas. O objetivo principal deste projeto é identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo desse modo para diminuir o gap da igualdade de género. A Randstad é um dos patrocinadores desta iniciativa.

ODS 8: Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho digno para todos

Iniciativa: programa empregabilidade e empreendedorismo

Entidade envolvida: Associação Surf Social Wave

O projeto em que a Randstad participa é o “Programa Surf para a Empregabilidade”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Universidade Nova- SBE. Este programa visa promover a empregabilidade de jovens e adultos em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego, e tem apoiado pessoas oriundas de diferentes partes do mundo, migrantes, refugiados, pessoas com deficiência, e com origens socioeconómicas e educacionais diversas, e permite que a Universidade chegue a pessoas que nunca tiveram a possibilidade de frequentar este nível de ensino. A Randstad está encarregue de fazer a triagem e apoiar na seleção dos candidatos, e é responsável pela aula de Gestão de Carreira.

Iniciativa: empregabilidade e capacitação sénior 

Entidade envolvida: dNovo

O objetivo deste projeto é apoiar profissionais qualificados com 50 ou mais anos a encontrarem soluções para terem uma atividade remunerada; apoiar no desenvolvimento de competências ou requalificação quando necessário; e valorizar o seu conhecimento e experiências, sensibilizando o mercado para o valor destes profissionais. A Randstad, como parceira, apoia na sensibilização, assim como no encaminhamento para processos e com a alocação de mentores que irão apoiar estes profissionais.

ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro e entre países

Iniciativa: capacitar todos 

Entidade envolvida: Santa Casa da Misericórdia da Maia (projeto Capacitar +)

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de apoiar adultos em situação de desemprego, sobretudo o de longa duração, com particular enfoque naqueles que detêm baixa escolaridade e défices de qualificação profissional. Jovens que abandonaram precocemente o sistema de ensino ou que o tenham concluído recentemente, encontrando-se em situação de desocupação. A Randstad desenvolve ações com vista a ensinar a criar um CV, a preparar para uma entrevista de emprego, a destacar e identificar as competências mais valorizadas pelos empregadores e os caminhos que podem ser encetados com via a adquirir essas competências, e participa em webinars sobre estas matérias.

Iniciativa: capacitar todos 

Entidade envolvida: NPISA Porto (projeto +emprego)

Em 2009, foi definida, por um conjunto alargado de instituições estatais e da sociedade civil, a Estratégia Nacional para a Integração da Pessoa Sem Abrigo 2009-2015, no âmbito da qual, no Porto, foi implementada uma rede interinstitucional, constituída por um Partenariado, onde se encontra a Segurança Social e todas as Organizações de apoio a estas pessoas. Neste Partenariado desenvolve-se a Plataforma+Emprego, com a qual depretende criar sinergias entre o mundo empresarial e os cidadãos em situação de sem-abrigo do Porto, com perfil de empregabilidade. A Randstad associou-se a este projeto e dá suporte na sua integração através do apoio na elaboração de CVs e da preparação para uma entrevista, e do desenvolvimento de sessões dedicadas, caso se revele necessário.

ODS 13: Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos

Iniciativa: compromisso verde 

Entidade envolvida: Câmara Municipal de Lisboa

O Compromisso Verde Lisboa - Empresas & Organizações, é um acordo para a década 2020-30, em que empresas e organizações se comprometem, no âmbito da sua atividade, a adotar medidas que contribuam para alcançar as metas de sustentabilidade a que Lisboa se comprometeu. A Randstad assinou este compromisso desde o seu início e comprometeu-se a implementar uma série de medidas que visam contribuir para combater as alterações climáticas e minimizar os seus impactos, um compromisso que assinou com a Câmara Municipal de Lisboa, mas que, na verdade, contém medidas transversais a todo o País e envolve toda a empresa de forma transversal, tornando-o assim num compromisso que envolve todos.

 

Esta é uma jornada em contínuo desenvolvimento e construção, que pretende criar impacto social e ambiental, em parceria com todo o ecossistema, desenvolvendo todas as parcerias possíveis, porque só dessa forma conseguiremos uma mudança efetiva de todo o sistema. Podem conhecer as iniciativas nos vários países em que a Randstad está presente através da consulta do nosso report Global.

about the author
this is a woman
this is a woman

sónia gonçalves

gestora de impacto social e sustentabilidade