Durante toda a história da humanidade fomos, enquanto humanidade, deparados com imensas pandemias, guerras e outros tantos desafios. Hoje é apenas um novo desafio para a Humanidade.

Todos se recordarão de ter estudado a perigosa “Peste Negra” que assombrou a Europa e fez com que perdêssemos 1/3 da nossa população europeia. Mesmo assim não paramos, tomamos medidas e inovamos. Não desistimos, cuidamos uns dos outros e, aquilo que parecia invencível, foi vencido!

Enquanto portugueses sabemos quantas vezes disseram que era impossível o sonho de chegar ao outro lado do mundo. Lutamos, investigamos e conseguimos descobrir os quatro cantos do mundo!

Fizemos revoluções por todos e para todos, como a Revolução Americana ou a Revolução Francesa em que os nossos antepassados pediam Igualdade e Fraternidade, lutando pelos nossos direitos e o início da construção do mundo como hoje o conhecemos.

Em Portugal, como em nenhuma outra parte do mundo, conseguimos fazer uma revolução com flores! Sim, o 25 de Abril de 1974 foi uma das maiores e mais fantásticas demonstrações de união enquanto população e de luta comum sem utilização da força e conseguimos a liberdade!

Nos últimos anos inovamos cientificamente e tecnologicamente de forma extraordinária conseguindo clonar uma ovelha, pôr o Homem na Lua (e quem sabe muito brevemente em Marte). Reinventamos o mundo do trabalho, descobrimos novas profissões, criamos novas ferramentas para que seja sempre “as pessoas primeiro”. Descobrimos o tratamento para imensas doenças e avançamos enquanto humanidade para um mundo melhor, sem fronteiras, sem limites.

Hoje, no estado de emergência que vivemos, #estamosaqui para apoiar, para lutar, para inovar, para vencer tal como sempre fizemos ao longo de toda a nossa história enquanto Humanidade!

Hoje #vamosvencer juntos, como sempre o fizemos, em todas as lutas e em todos os momentos!

 

Sérgio Henrique Viana