A segurança dos dados tornou-se um tema muito falado nos últimos anos. Parece que não podemos passar mais de algumas semanas antes de ouvirmos falar de outra fuga de dados de uma ou outra empresa. E embora as organizações tenham a responsabilidade de manter os seus dados seguros, como indivíduo há medidas que pode tomar para se proteger também. Isto é especialmente verdade quando se está à procura de um emprego. Quando procura trabalho, lida frequentemente com informações pessoais tais como os seus dados de contacto, morada e identificação pessoal.  Todas estas coisas podem ser perigosas se chegarem às mãos erradas. É importante usar o bom senso e certificar-se de que segue práticas básicas de segurança de dados quando está à procura de trabalho.

133.jpg
133.jpg

1. evite redes de WiFi abertas

Em todos os cafés do país existem redes WiFi abertas que o ligarão à web. Quando estiver a lidar com dados pessoais, evite utilizar estas redes abertas. Embora a probabilidade de algo acontecer seja baixa, porquê arriscar expor os seus dados a esse risco? Em vez disso, se precisar de carregar rapidamente o seu currículo para se candidatar a um emprego enquanto estiver fora, tente criar um hotspot usando o plano de dados móveis do seu telefone, uma vez que pode protegê-lo com palavra-passe. Certifique-se também de que a palavra-passe protege as suas transmissões Bluetooth, porque essa é outra forma fácil de obter acesso aos seus dados privados. Ao utilizar ligações gratuitas e abertas à Internet, mantenha-se fiel a actividades benignas. Evite actividades de procura de emprego (como preencher uma candidatura com informações pessoais sobre si), bancos online, ou fazer compras online que podem expor informações sensíveis.

2. não inclua informações pessoais no seu currículo ou candidaturas

Nunca inclua informações pessoais no seu currículo que possam ser utilizadas para invadir contas pessoais ou responder a questões de segurança de várias contas on-line. Isto inclui a sua data de nascimento, número de segurança social, nome de solteira da sua mãe, e qualquer outra coisa que possa ter usado numa pergunta de segurança. Isto inclui também a sua morada de casa. Se tiver o seu número de telefone e endereço de correio electrónico no seu currículo, estes são os métodos que os potenciais empregadores utilizarão para o contactar.

3. candidate-se a ofertas credíveis

Quando precisa de um emprego, por vezes pode ser tentado a candidatar-se a todo e qualquer emprego, apenas na esperança de encontrar um fluxo de rendimentos. Este comportamento pode ser arriscado. Talvez tenha encontrado um emprego por contrato num site de classificados na internet, ou uma posição a tempo inteiro numa empresa de que nunca ouviu falar, ou talvez o website da empresa pareça suspeito. Não ignore os seus instintos de que algo está a acontecer. Se estiver desconfiado, há uma boa hipótese de haver uma razão. Não é difícil criar um website modelo e criar um anúncio de emprego para fins nefastos. Se não conhece a empresa, e parece 'estranha', confie nos seus instintos e faça alguma pesquisa antes de entregar o seu currículo e informações pessoais.

4. diga sempre a alguém quando for a uma entrevista de emprego

Quando se encontra com novas pessoas, seja para um encontro ou uma entrevista de emprego, nunca faz mal deixar um amigo ou familiar saber o que está a acontecer. Isto é especialmente verdade quando se vai a um lugar fora do comum que normalmente não se iria encontrar. É provável que nada aconteça e será uma precaução desnecessária, mas se nada mais acontecer, terá alguém a quem poderá telefonar mais tarde para discutir como correu!

5. utilize sites de emprego de confiança

Quando se trata de se candidatar a empregos, mantenha-se fiel aos sites que conhece e confia. Sites como o LinkedIn ou de empresas de recursos humanos que são bastante conhecidas e seguros. Têm interesse em vetar os empregadores no seu site e garantir que você e os seus dados permanecem seguro. Sites para conselhos de emprego e sites de carreira de empresas são provavelmente também seguros. Se não reconhecer o site ou a empresa, seja cauteloso. Se estiver realmente interessado no emprego mas desconfiado da legitimidade do site, copie o anúncio de emprego para o Google. Se o emprego for real, há uma boa possibilidade de encontrar e candidatar-se ao emprego noutro site mais respeitável, uma vez que a maioria dos empregadores publica empregos em aberto numa variedade de sites.

6. verifique sempre duas vezes o endereço de e-mail ao candidatar-se por e-mail

Se o anúncio de emprego lhe pedir que envie a sua candidatura por e-mail, tenha cuidado. Embora alguns empregadores o solicitem ocasionalmente, não é assim tão comum. Hoje em dia, a maioria das candidaturas de emprego acontece através de um portal web onde pode carregar a sua informação e currículo. Se lhe for pedido que envie algo por correio electrónico, verifique o endereço de correio electrónico. Tem o nome da empresa? Está escrito correctamente? Corresponde ao endereço da empresa? Tenha cuidado com os pequenos detalhes. Por exemplo, se o website da sua empresa terminar num domínio .ca, se o e-mail contiver um .net ou o domínio for 'companyname.com' mas o endereço de e-mail tiver um hífen extra ('company-name.com'), poderá ser um sinal de um esquema de phishing. Tenha também cuidado com os e-mails genéricos de sites como o Gmail, Outlook e Yahoo. A grande maioria das empresas legítimas terá empregados que utilizem endereços de e-mail de marca que contenham o nome da sua empresa.

7. use o bom senso

Aqui está um conselho: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Se o salário e os benefícios parecerem escandalosamente generosos, há provavelmente algo de suspeito a acontecer. Antes de se apressar a candidatar-se a um emprego, tome sempre um momento para analisar a situação e permitir que o seu bom senso faça efeito. Verifique a reputação da empresa em sites como Glassdoor ou Facebook, e visite as suas páginas nas redes sociais. Veja o que os empregados e clientes anteriores dizem sobre eles. Antes de se candidatar a qualquer emprego, e definitivamente antes de aceitar uma oferta de emprego, certifique-se de que pode responder a perguntas como: Esta empresa é um negócio legal e licenciado? Que processos estão em vigor para manter a minha informação segura? Sinto-me confiante de que todas as leis e regulamentos serão respeitados nesta empresa? Sinto-me seguro de que serei pago por este empregador pelo meu trabalho? Se puder responder com confiança "sim" a todas estas perguntas, vá em frente e envie a sua candidatura!