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Há poucas indústrias que mudaram tanto como a logística durante a pandemia. A forma como os consumidores fazem compras mudou literalmente da noite para o dia. De facto, as vendas globais de e-commerce aumentaram em mais de 27% entre 2019 e 2020. Com esta mudança significativa relativa a compras online, as empresas em todo o mundo foram forçadas a desenvolver novas estratégias logísticas sem grande planeamento. Para agravar este problema, as empresas verificaram uma procura de bens a flutuar quase semanalmente e uma escassez de pessoal sem precedentes.

Enquanto a pandemia começa a esmorecer e os mercados globais começam finalmente a estabilizar-se, as exigências na indústria logística ainda são intensas, especialmente quando se trata de contratar trabalhadores qualificados. Por exemplo, só nos Estados Unidos, há uma procura antecipada de mais de 600.000 novas vagas de emprego no setor logístico até 2029.

A procura de trabalhadores no setor logístico é particularmente elevada para posições comuns, tais como

gestores de transportes

Os gestores de transportes supervisionam o transporte de mercadorias do ponto A ao ponto B. Podem especializar-se num tipo específico de transporte, como o ferroviário, rodoviário, aéreo e marítimo, ou gerir o transporte de mercadorias em todos os meios.

A UE emprega mais de 11 milhões de trabalhadores na indústria dos transportes, o que representa mais de 8% de todo o mercado de trabalho. Os especialistas preveem um aumento de 60% no transporte de mercadorias até 2050, o que irá acentuar ainda mais a necessidade de trabalhadores de logística.

gestores da cadeia de abastecimento

Em vez de supervisionar o transporte de mercadorias, os gestores da cadeia de abastecimento são responsáveis pelo desenvolvimento dos processos da cadeia de abastecimento. Estes planos incluem tudo, desde a compra e inventário até ao acondicionamento e entrega.

Apesar da pandemia, a China registou um crescimento de 9,9% nas exportações. Para responder à crescente procura logística num mercado pós-pandémico, 93% das empresas chinesas estão a planear transformar os seus processos atuais da cadeia de abastecimento para melhorar a eficiência. É seguro dizer que nos próximos anos haverá um aumento da procura de gestores da cadeia de abastecimento na China para ajudar as empresas com esta transformação.

operadores de armazém

Os operadores de armazém, especialmente aqueles com qualificações relativas a empilhadoras, são o núcleo da indústria logística. Estes colaboradores são responsáveis por tudo, desde o cumprimento das encomendas até ao acondicionamento e envio.

Só nos Estados Unidos, existem mais de 3 milhões de operadores de armazém com uma procura estimada de mais de 125.000 trabalhadores até 2029. No Reino Unido, o número de vagas de emprego no transporte, logística e armazenagem aumentou para mais do dobro em 2021 relativamente a 2019.

 

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quais as tendências emergentes de RH no setor logístico?

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Como a procura de trabalhadores do setor logístico continua a aumentar, é crucial que os empregadores se mantenham atualizados sobre as últimas estratégias de RH. Estes conhecimentos podem ajudar os empregadores a desenvolver práticas de recrutamento que conduzam a resultados, o que, por sua vez, lhes permitirá permanecer competitivos no crescente mercado atual.

Para disponibilizar estas informações, compilámos uma lista das principais tendências emergentes no sector da logística.

1. escassez de profissionais qualificados

Mesmo antes do surto pandémico, os empregadores do setor da logística estavam a ter dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados. Assim que a COVID-19 surgiu, não só a procura de transporte de bens aumentou significativamente como também a amostra de talentos de profissionais qualificados, bem como de não qualificados, diminuiu. À medida que a economia começa a estabilizar, os empregadores continuam a ter dificuldade em atrair mão-de-obra qualificada.

Há várias razões para esta carência de competências, incluindo:

  • escassez geral de talentos

Não só existe uma escassez de profissionais qualificados, como existe um défice crescente de talento em geral. Os especialistas preveem que haverá uma escassez global de talentos de 85 milhões de profissionais até 2030. Se se provar verdade, esta falta de talento poderá sobrecarregar de forma sem precedentes não só a indústria logística, mas também as empresas de todas as indústrias.

A principal causa deste défice de talentos é que muitos países em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos e o Japão, têm vindo a assistir à diminuição das taxas de natalidade há décadas. Agora que números consideráveis de trabalhadores mais velhos, referidos nos EUA como a geração dos baby boomer, começam a reformar-se, não há trabalhadores mais novos em número suficiente para preencher estas posições em aberto. Infelizmente, a COVID-19 só tem ajudado a agravar este problema, uma vez que alguns seniores optam pela reforma em vez de voltarem ao trabalho.

Este não é um problema que provavelmente desaparecerá em breve. Em vez disso, os empregadores devem começar agora a tomar medidas para melhorar os esforços de recrutamento e dar prioridade à formação e requalificação profissional, se esperam permanecer competitivos nos anos que se avizinham.

  • candidatos mais jovens sem experiência

Não há dúvida - a força de trabalho global está a ficar mais jovem. Um estudo mostra que 21% da população mundial em idade ativa tem entre os 15 e 24 anos de idade. Desse número, apenas 36% estão remunerados. Com 64% da população em idade ativa sem emprego, é importante perceber que muitos destes potenciais trabalhadores ainda carecem das competências necessárias na indústria logística. Este facto é especialmente válido para posições de nível superior, tais como especialistas em logística e gestores da cadeia de abastecimento.

Além disso, muitos destes potenciais trabalhadores ainda estão a completar os seus estudos e não estão prontos para iniciar as suas carreiras profissionais. Mesmo aqueles que completaram um programa universitário vêm frequentemente com pouca, ou nenhuma, experiência prática. As empresas que tentam substituir os colaboradores que se reformam provavelmente terão dificuldade em recrutar candidatos com o mesmo conjunto de competências.

Esta mudança demográfica não se limita a uma só área, mas é uma tendência global que afeta quase todos os mercados. Por exemplo, este mesmo estudo revela que os millenials já constituem um terço da mão-de-obra nos Estados Unidos e prevê que em 2025 os "Gen Z" constituirão um quarto da população da Ásia-Pacífico.

Além disso, no Canadá, existem atualmente menos de três pessoas em idade ativa para cada cidadão com mais de 65 anos de idade. Com um mercado de trabalho estagnado, estes números podem não parecer significativos. Contudo, com a crescente necessidade de recrutar profissionais qualificados, uma amostra de talentos mais jovens pode tornar os esforços de contratação extremamente difíceis.

  • mudança no conjunto de competências

Outra das principais razões pelas quais os empregadores do setor logístico estão com dificuldades em encontrar profissionais qualificados é que as competências necessárias para lidar com estes trabalhos mudaram drasticamente ao longo dos últimos anos. A realidade é que a indústria da logística está a evoluir. Tecnologias inovadoras, blockchain, robótica e automatização do local de trabalho têm ajudado a racionalizar muitos processos logísticos. Embora estas tecnologias emergentes tenham ajudado a otimizar os processos empresariais e a melhorar a eficiência do local de trabalho, também mudaram o nível de competências necessárias para ser bem sucedido no trabalho.

Agora, mais do que nunca, os empregadores do ramo estão à procura de colaboradores com competências relacionadas com a tecnologia. Embora a procura de competências digitais tenha sido, durante anos, um critério central para cargos de nível superior, tais como gestores de compras e gestores de controlo de inventário, agora mesmo alguns cargos de nível inferior exigem algum tipo de competências relacionadas com a tecnologia.

Por exemplo, com a automatização do local de trabalho a "infiltrar-se" em muitos armazéns, há uma procura crescente de profissionais que possam operar os vários equipamentos e trabalhar lado a lado com esta tecnologia. Infelizmente, muitos candidatos à procura de trabalho em armazéns simplesmente não possuem estas competências necessárias. De facto, mesmo os candidatos de nível superior carecem do tipo de competências digitais necessárias para serem bem sucedidos na indústria logística. Esta mudança no conjunto de aptidões necessárias deixou os empregadores em dificuldades para encontrar o talento certo para preencher as suas posições em aberto.

principais conclusões 

  • a pandemia só tem intensificado a escassez de competências no mercado de trabalho
  • os jovens candidatos não podem substituir a experiência dos funcionários que se reformam
  • há uma maior procura de competências em logística relacionadas com a tecnologia
  • é agora o momento de investir na formação de trabalhadores jovens e inexperientes, bem como de outros colaboradores de elevado desempenho

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2. planos de remuneração competitivos

As empresas de logística que tiveram a sorte de sobreviver à pandemia estão a enfrentar uma necessidade crescente de recrutar profissionais qualificados. Por sua vez, esta procura crescente tem criado um mercado de trabalho altamente competitivo. Uma das coisas que os empregadores estão a fazer, num esforço para atrair trabalhadores qualificados, é aumentar os salários e a oferta de regalias.

Para muitos empregadores, a ideia de aumentar os salários pode parecer difícil no imprevisível mercado pós-pandémico de hoje. De facto, muitas empresas de logística estão a tomar medidas no sentido de apertarem os seus orçamentos e estão a trabalhar arduamente para reduzir os custos, não para os aumentar. Sem oferecer salários competitivos, os empregadores não serão capazes de atrair o talento necessário para manter níveis de produção eficientes.

A boa notícia é que quando feito corretamente, é possível aumentar os salários e benefícios sem aumentar os custos. As empresas que são capazes de identificar margens salariais ideais com base em estudos de mercado podem conseguir uma redução no turnover dos colaboradores, uma diminuição no absentismo e uma queda nas horas extraordinárias obrigatórias. Todos estes fatores propiciam poupanças de custos para a empresa que podem compensar as despesas com o aumento dos salários.

Hoje em dia, as pessoas à procura de emprego não estão apenas interessadas em salários competitivos, mas também alteraram a sua visão sobre as principais vantagens. Não deve ser surpresa que os candidatos num mercado pós-pandémico considerem o seguro médico, incluindo o de saúde, o dentário e o de visão, bem como o seguro complementar, uma regalia essencial. Embora a cobertura médica tenha sido sempre um fator importante, especialmente para trabalhadores em países sem cobertura de seguros apoiados pelo Estado, os candidatos estão a analisar mais de perto estes planos de forma a garantir a cobertura de que necessitam.

O horário flexível também tem surgido como uma das principais regalias que os candidatos desejam. Este fator faz sentido uma vez que a pandemia colocou um stress adicional na vida pessoal de muitos trabalhadores. Não só alguns trabalhadores tiveram de lidar com os efeitos secundários da COVID-19 ou de pessoas queridas perdidas, como também se viram a cuidar de pais idosos ou a tomar medidas para dar aulas em casa aos seus filhos quando as escolas foram encerradas em todo o mundo. Outros procuram simplesmente empregos flexíveis para investir na continuação da sua educação ou para iniciar um negócio paralelo.

Com as incertezas associadas a um mundo pós-pandémico ainda a persistir, os candidatos à procura de emprego procuram algum tipo de garantia dos potenciais empregadores de que terão a flexibilidade necessária para manter um equilíbrio saudável entre vida e trabalho. Esta flexibilidade pode assumir muitas formas, tais como períodos de ausência adicionais pagos, horários flexíveis, horas a tempo parcial ou troca de turnos.

A segurança no local de trabalho é outra das principais preocupações dos trabalhadores de hoje. Procuram empregadores que levem a sério a criação de um ambiente de trabalho seguro, investindo na formação em segurança e em características especiais, tais como vestiários ou lavandarias.  

principais conclusões

  • planos de remuneração competitivos são fundamentais para o recrutamento de talentos de topo
  • uma pesquisa de mercado aprofundada pode ajudar a identificar ofertas salariais ideais
  • os trabalhadores de hoje estão à procura de benefícios significativos
  • fazer da segurança no local de trabalho uma prioridade máxima
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3. força de trabalho adaptável

Se há uma coisa que a pandemia ensinou à indústria logística, é a necessidade de ser adaptável. Não só os hábitos de compra dos consumidores mudaram literalmente da noite para o dia, uma vez que cada vez mais clientes optaram pelas compras online em vez de nas lojas, como a procura de vários bens mudou quase semanalmente.

Muitas empresas da indústria logística foram forçadas a transformar os seus processos de expedição quase instantaneamente para satisfazer as exigências emergentes dos consumidores. Além disso, a procura dos tipos de bens que os consumidores pretendiam estava em constante mudança, o que exigia mudanças drásticas nos processos de aquisição, acondicionamento, armazenamento e expedição.

Como estas exigências continuaram a flutuar significativamente ao longo da pandemia, a necessidade de uma força de trabalho adaptável tornou-se também cada vez maior. Para tal, os empregadores começaram a dar prioridade a vários processos no local de trabalho, incluindo:

  • melhoria do cross-training

 Uma vez que o absentismo nos Estados Unidos aumentou em mais de 45% durante a pandemia, os empregadores aperceberam-se da importância de formar os colaboradores de forma cruzada para lidar com funções-chave. Quando implementado adequadamente, o cross-training no local de trabalho pode assegurar um processo de fluxo de trabalho suave, apesar da ausência de alguns colaboradores-chave.

Mesmo com a pandemia a começar a diminuir, não é provável que os empregadores parem os seus planos de cross-training. De facto, à medida que a concorrência no local de trabalho continua a crescer, a necessidade de ter trabalhadores multi-qualificados internamente tornar-se-á ainda mais importante.

  • maior necessidade de trabalhadores temporários

A capacidade de satisfazer as exigências dos consumidores é a chave para o sucesso das empresas de logística, à medida que o mundo avança para um mercado pós-pandémico. Infelizmente, estas mesmas empresas estão a tomar medidas extraordinárias para reduzir os custos sempre que possível. Uma das formas mais eficientes de desenvolver uma força de trabalho escalável, especialmente operários, sem incorrer em custos indevidos, é através da utilização de trabalhadores temporários e sazonais. Ter trabalhadores temporários disponíveis permite que os trabalhadores qualificados da empresa se concentrem nos aspetos centrais do processo logístico.

Embora os colaboradores temporários não possam preencher todas as vagas no local de trabalho, podem acrescentar o apoio extra necessário para lidar com as exigências flutuantes dos consumidores. A necessidade de colaboradores temporários na indústria logística não deverá diminuir em momento algum num futuro próximo. Por outro lado, algumas empresas, especialmente as do mercado dos EUA, estão a concentrar-se cada vez mais em posições permanentes e a transformar as suas posições temporárias em permanentes. 

 

  • melhoria na análise do local de trabalho

Seria quase impossível criar uma força de trabalho adaptável sem uma análise precisa do local de trabalho. Em particular, a capacidade de prever as necessidades de staffing e de produção é crucial para a adaptabilidade. Afinal de contas, a sua empresa precisa de prever com precisão quantos trabalhadores são necessários para um determinado turno. A previsão de alto nível é ainda mais importante para as empresas de logística que utilizam trabalhadores temporários ou sazonais.

A boa notícia é que com a análise precisa do local de trabalho, as empresas podem criar horários precisos que não só asseguram que as exigências de produção são satisfeitas, mas que também ajudam a reduzir os custos.

principais conclusões

  • as empresas de logística estão a desenvolver uma força de trabalho adaptável
  • o cross-training de funções-chave no local de trabalho é agora mais importante do que nunca
  • a análise do local de trabalho é crucial para a criação de uma força de trabalho adaptável

Se a sua empresa, como muitas outras na indústria logística, está preocupada com a procura de talentos num mercado pós-pandémico, o primeiro passo é perceber como a indústria logística mudou e que novas tendências de contratação estão a surgir. Compilámos uma síntese destas tendências de RH, para que possa tê-las à mão para consulta rápida enquanto percorre as incertezas de um mercado pós-pandémico.

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