recrutamento especializado
recrutamento especializado

Quando as organizações fazem um balanço dos benefícios disponíveis para os trabalhadores, os de outplacement são frequentemente negligenciados como parte do pacote global. Poderá estar a perguntar-se por que razão uma empresa incluiria assistência de outplacement como parte do seu pacote global de benefícios quando a última coisa em que muitos empregadores querem pensar é em potenciais layoffs.

Quais são os valores empresariais de outplacement para o empregador? Eles incluem:

  • diminuição dos custos associados aos despedimentos
  • experiências positivas para os trabalhadores impactados
  • melhoria da produtividade e do moral dos restantes trabalhadores
  • proteção da sua employer & corporate brand
  • apelo ao talento qualificado e a novos negócios

O que está incluído nos serviços de outplacement? Os benefícios podem incluir:

  • coaching de transição de carreira
  • um currículo atualizado e redigido profissionalmente e perfis nos meios de comunicação social
  • networking e oportunidade de emprego personalizados 
  • formação e requalificação através do acesso a recursos online tais como avaliações, vídeos, folhas de dicas, podcasts, webinars, workshops e mais

Ter benefícios de outplacement já implementados – em vez de esperar que surja uma necessidade imediata de utilizar este tipo de serviços – ​​pode ajudar a sua organização a estar preparada. Desta forma, mostra aos seus colaboradores atuais que os irá ajudar numa possível transição de carreira.

 

Como é que os empregadores beneficiam do outplacement?

 

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podemos ajudar as suas pessoas em momentos de transição de carreira

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diminui custos associados aos despedimentos

Pode parecer contraintuitivo para uma organização que procura diminuir os custos através de uma redução de investimento em serviços de outplacement, mas em muitos aspetos, o valor do negócio pode ultrapassar em muito o custo. Por exemplo, o apoio aos trabalhadores através de serviços de outplacement pode ajudar a acelerar a procura de emprego, reduzindo os custos associados a indemnizações e impostos de desemprego, entre outras despesas.

O custo destes serviços varia em função das necessidades da empresa e do nível profissional dos colaboradores afetados. Algumas variáveis que determinam o custo incluem, o número de trabalhadores afetados e o nível de serviços oferecidos aos trabalhadores - tais como o tempo de coaching, a avaliação crítica versus a escrita do currículo e a duração dos serviços. Outros fatores podem incluir quaisquer serviços e programas adicionais - tais como desenvolvimento de carreira e programas relacionados para os restantes trabalhadores - e descontos oferecidos por empresas de outplacement, muitas vezes com base no volume.

O potencial impacto empresarial e os custos associados à não oferta de serviços de outplacement salientam o valor empresarial do apoio aos trabalhadores que deixam a empresa. Dado o custo dos serviços de outplacement, é importante avaliar cuidadosamente as potenciais empresas de outplacement, considerar as necessidades únicas da sua organização e escolher o seu parceiro em conformidade.

promove uma experiência positiva para os trabalhadores impactados

A ausência de serviços de outplacement, e de outros meios de apoio aos trabalhadores que saem, pode levar a custos inesperados para a sua organização. Se os trabalhadores impactados tiverem uma experiência negativa, poderão partilhar esta experiência nos meios de comunicação social ou em sites de revisão como o Glassdoor, o que colocará a sua organização numa situação de desvantagem e tornará mais difícil - e dispendioso - recrutar trabalhadores qualificados ao longo do caminho.

Segundo um estudo da Randstad and Future Workplace, 57% dos trabalhadores inquiridos disseram que nem sequer se candidatarão a uma empresa com avaliações negativas. Ex-trabalhadores descontentes podem também considerar a possibilidade de apresentar processos judiciais por despedimento sem justa causa, o que pode colocar uma pressão financeira sobre a sua organização.

impulsiona a produtividade e o moral entre os restantes trabalhadores

Os despedimentos e as reduções da força de trabalho também têm impacto nos restantes trabalhadores e podem levar a um declínio na produtividade e no engagement dos mesmos. De facto, um estudo da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Canterbury revelou que os "sobreviventes" do despedimento enfrentam um declínio de 41% na satisfação profissional, de 36% no compromisso organizacional e de 20% no desempenho profissional.

Ao manter a transparência em todas as comunicações, tornando claro aos restantes trabalhadores que os seus colegas não foram deixados passar por nenhuma falha própria e destacando a forma como a sua organização os está a ajduar através de serviços de outplacement, é possível manter o moral e a produtividade numa altura em que muitos estão a sentir um stress adicional.

Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
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protege a sua employer & corporate brand

A forma como as organizações tratam os trabalhadores durante o redimensionamento diz muito sobre uma empresa e os seus valores - e os trabalhadores esperam cada vez mais este tipo de transparência.

Embora muitos empregadores possam pensar que o outplacement não precisa necessariamente de ser discutido durante uma visão geral dos benefícios com candidatos e novas contratações, estes serviços são uma peça chave de qualquer pacote de benefícios. Podem ajudar a sua empresa a destacar-se durante o recrutamento, mostrando um compromisso com o seu pessoal, e até reduzir o custo e a duração dos esforços de recrutamento.

Estes serviços, juntamente com os pacotes de indemnização padrão, políticas de notificação prévia e outros benefícios de desemprego forçado, devem ser discutidos com os funcionários de forma tão aberta como benefícios comuns, tais como planos médicos, dentários e de reforma.

Para além de manter a transparência com os trabalhadores, os principais empregadores compreendem hoje a importância de mostrar ao público em geral o compromisso com os seus valores empresariais e a sua marca. Dado um pico no desemprego devido à pandemia COVID-19, muito do estigma que rodeia os despedimentos diminuiu - mas a forma como os empregadores tratam os trabalhadores afetados tem um impacto significativo sobre a marca de uma organização.

A Airbnb teve recentemente de tomar a difícil decisão de reduzir a sua força de trabalho em 25% e o Co-Fundador e CEO Brian Chesky escreveu uma carta aberta aos seus colaboradores anunciando esta notícia, que também foi publicada no website da Airbnb. A sua carta posiciona a Airbnb como um exemplo ideal de um empregador transparente e solidário que está a viver à altura dos valores da sua marca. Para além de oferecer aos trabalhadores benefícios de despedimento e cuidados de saúde, a carta destacou várias formas como a Airbnb está a oferecer aos trabalhadores que partem apoio laboral, incluindo serviços de outplacement. Outras organizações, tais como a Intuit e a Mozilla, partilharam cartas semelhantes.

atrai talento qualificado e novos negócios

A assistência aos trabalhadores durante um despedimento reflete bem a employer brand e a marca global de uma empresa. As organizações que constroem uma reputação de tratar bem os seus trabalhadores durante tempos difíceis serão os empregadores de eleição quando o negócio e a contratação retomarem a atividade, facilitando a aquisição de talentos qualificados. Uma reputação positiva da marca pode também ajudar as organizações a atrair novos negócios de clientes que queiram estabelecer parcerias com uma empresa que defenda os seus valores.

Na Randstad Risesmart, estabelecemos parcerias com organizações de todo o mundo e de todas as indústrias para oferecer soluções bem sucedidas de outplacement, transição de carreira e mobilidade de talentos. Dedicamo-nos a ajudar as melhores organizações a abraçar os seus valores empresariais e a ajudar os seus colaboradores à medida que fazem transições de carreira bem sucedidas - tanto dentro como fora da empresa.

Tanto do ponto de vista do negócio como do valor da marca, os serviços de outplacement são um investimento que vale a pena para qualquer organização. Ao oferecer serviços de outplacement impactantes, pode impulsionar a poupança de custos, apoiar uma experiência positiva para os trabalhadores que partem, aumentar a produtividade entre os restantes, proteger a sua marca, e preparar a sua organização para o sucesso a longo prazo, estando mais bem posicionada para atrair tanto talento qualificado como novos negócios.