Esta questão importante faz com que os candidatos falem sem parar sobre a sua história de vida. Mas não são essas as histórias que os potenciais empregadores querem ouvir.

É uma das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego: "Fale-nos sobre si". A sua resposta irá definir o tom do resto da entrevista - sem pressão! Esta pergunta pode ser paralisante, fazendo que com que se questione sobre as verdadeiras intenções do entrevistador. Será que querem saber o que fez no seu último trabalho? Quais as suas soft skills? Como escolheu o nome do seu gato? Na verdade, nenhuma das opções referidas.

Contamos-lhe um pequeno segredo: quando um entrevistador diz "fale-nos sobre si", o que ele realmente quer saber é como a sua experiência é pertinente para o trabalho para o qual está a ser entrevistado.

Eleanor temia esta pergunta. Perante a primeira pergunta da sua entrevista, procurou dar uma resposta vaga, sem se concentrar no que poderia trazer para o trabalho.

"Sou casada e sou natural de Denver", começou por dizer. O meu marido foi transferido para cá à três meses e eu estive a preparar a nossa nova casa. Agora estou pronta para voltar a trabalhar. Trabalhei em vários empregos, geralmente em funções relacionadas com atendimento ao cliente. Procuro uma empresa que ofereça oportunidades de crescimento ".

A entrevista decaiu depois da sua explicação. Começou por divulgar informações pessoais que deram ao entrevistador motivos para duvidar se ela seria uma funcionária que ficaria por muito tempo:

É casada e, quando o marido é transferido precisa de o acompanhar; já o fez uma vez e poderá fazê-lo novamente.
Tem alguma experiência de trabalho em atendimento ao público, mas não enfatizou o que fez.
Tem vontade de crescer profissionalmente. E o emprego para que se candidata? Ficará satisfeita a longo prazo?

A resposta eficaz a esta pergunta livre resume-se a três aspetos: foco, guião e prática. Esta não é uma questão onde se pode dar ao luxo de improvisar.


Foco

Defina o que faz, que se relacione ao trabalho, pensando em três a cinco experiências passadas relevantes para a função em questão e tente quantificar em termos de tempo, dinheiro ou pessoas. De seguida, refira três a cinco pontos fortes que sejam pertinentes para esse trabalho (experiências, características, competências, etc.). Tudo isso contribui para a mensagem que deseja que o entrevistador capte sobre si.

A Eleanor é boa a comunicar e conectar-se com as pessoas. Tem uma formação sólida e sucesso comprovado do seu bom relacionamento com clientes. O seu verdadeiro ponto forte é o acompanhamento. Ela orgulha-se de ser conhecida por cumprir prazos.

 
Guião 

Escreva um guião que inclua as informações que deseja transmitir. Comece por falar sobre as suas experiências passadas e sucessos comprovados:

"Estou no setor do atendimento ao cliente à cinco anos. A minha experiência profissional mais recente foi lidar com as chamadas recebidas no setor de alta tecnologia. Uma das razões pelas quais aprecio este negócio e os desafios que o acompanham é a oportunidade de me conectar com as pessoas. No meu último emprego, desenvolvi algumas relações significativas com clientes, resultando num aumento de 30% nas vendas em alguns meses ".

Em seguida, mencione os seus pontos fortes e a suas competências:

" O meu ponto forte principal é a atenção ao detalhe. Orgulho-me de ser conhecido pela minha entrega e cumprimento de prazos. Quando me comprometo a fazer algo, garanto que tudo é concretizado e dentro do prazo estipulado."

Conclua com uma declaração sobre sua situação atual:

" Neste momento o que procuro é uma empresa que valorize o relacionamento com os clientes, onde possa integrar uma equipa sólida e ter um impacto positivo na retenção de clientes e vendas.”


Prática

Pratique o seu guião até se sentir confiante sobre o que deseja enfatizar com o seu discurso. O seu guião deve ajudá-lo a permanecer no caminho certo, mas não deve memorizá-lo - não quer parecer um pivot de notícias nem um robô. Deve parecer natural, como uma pessoa real que os outros gostariam de ter no escritório ou de conversar durante uma happy hour.

Mesmo que não lhe perguntem esta questão na entrevista, esta preparação irá ajudá-lo a focar-se no que tem para oferecer. Para além disso, descobrirá que pode usar as informações deste exercício para  responder a outras perguntas. Quanto mais falar sobre o seu produto - você! - melhor será a sua probabilidade de o vender.


Prepare respostas adicionais

Não importa em que setor está ou qual o momento sua carreira - a entrevista de emprego é sempre preocupante. O segredo para manter a ansiedade sob controle é preparar respostas com antecedência. 

 

Carole Martin, Monster

https://www.monster.com/career-advice/article/interview-tell-me-about-yourself