Como um trabalhador mais velho, pode enfrentar desafios únicos ao procurar um emprego. Por vezes, trabalhadores mais velhos estão a ser dispensados injustamente do mercado de trabalho simplesmente pelo fator-idade. Existem empresas que discriminam consciente e inconscientemente com base neste fator demográfico.

Mas há coisas que pode fazer para provar a sua relevância e melhorar a sua candidatura. Comece por mudar o foco de perguntas sobre a sua idade para como pode ajudar a organização e onde consegue acrescentar valor. 

Veja em baixo algumas coisas que pode fazer para melhorar as suas hipóteses de conseguir um novo emprego!

Man standing next to a train. Two people getting out of a train in the background.
Man standing next to a train. Two people getting out of a train in the background.

atualize as suas competências 

É muito relevante que tenha as competências e habilidades certas e adequadas à função para a qual se está a candidatar. Compare aquilo que sabe e consegue fazer com aquilo que é procurado pela empresa empregadora. Se houver uma lacuna, dedique algum tempo para adquirir essas skills em falta.

 

reorientar seu currículo

O seu currículo é importante. Adapte-o para o mesmo se concentre na sua experiência e na perspetiva única que pode trazer para a empresa em causa. Concentre-se nas suas realizações. Não liste tudo o que fez ao longo da sua carreira. Destaque as habilidades e experiências relevantes relacionadas ao trabalho que deseja.

 

aproveite a sua experiência 

Uma das maiores vantagens que tem como trabalhador mais velho é a sua experiência e conhecimento. Depois de trabalhar no setor há vários anos, tem insights únicos e muito relevantes. Use isso para comunicar como pode ajudar a empresa a atingir os seus objetivos e explique o que pode fazer que outros candidatos não podem. 

 

704.jpg
704.jpg

mantenha-se a par das novas tecnologias

Competências tecnológicas são essenciais nos dias que correm. Infelizmente, há uma suposição de que os trabalhadores mais velhos tendem a não ter estas habilidades. Mas você pode e deve desconstruir este estigma. Tenha uma presença nos canais de redes sociais que possam ser relevantes no seu setor. Tenha um perfil forte e completo no LinkedIn. Participe em formações sobre programas de software, plataformas online e aplicações utéis para realizar o trabalho que deseja. Dada a nova importância de trabalhar remotamente, certifique-se que sabe usar alguns programas de videoconferência.

 

preveja ter de lidar com o assunto 

Vá para a entrevista com a expectativa de que o tema da sua idade vá ser abordado. Mas pode utilizar o assunto para falar de expectativas salariais, por exemplo, com base na sua vasta experiência. Faça o seu melhor para mudar a conversa. Se o entrevistador for persistente e continuar a fazer perguntas relacionadas com a sua idade, pode ser um sinal de alerta.

 

mantenha-se ativo no seu setor

Ter uma presença no seu setor é importante, especialmente à medida que vai envelhecendo. Quanto mais pessoas tiver na sua rede de contactos profissionais, melhor. Terá mais referências e mais pessoas saberão aquilo que consegue fazer. Participe em conferências, em webinars e workshops, faça cursos e formações para explorar novas ferramentas.

 

encontre a empresa certa para si

Nem todas as empresas estão dispostas a contratar um candidato mais velho. Procure empresas que abracem a diversidade e que sabem aproveitar a experiência e conhecimentos que tem. Pode não encontrar a organização certa imediatamente mas não desista nas primeiras tentativas e concentre-se em encontrar a empresa que seja ideal para si.

 

Mantenha em mente que a sua idade não o define nem define as suas competências - o que importa é a sua relevância no mercado, no seu setor e na empresa. Certifique-se de que as suas habilidades vão de encontro aquilo que é procurado na sua área. Fale com nossos recrutadores especializados para encontrar vagas que sejam adequadas ao que procura.

 

está à procura de um novo emprego? 

encontre já o seu!

 

aqui