Quais são os seus objectivos de profissionais? Não tem a certeza? Talvez tenha uma ideia geral, mas não tem planos concretos? Muitos de nós temos objetivos profissionais em mente, mas na verdade não temos um plano ou documento formal que os tracem.

Estabelecer objetivos é um pouco um ato de equilíbrio: tem objetivos pessoais de carreira e a sua empresa tem objetivos específicos para si na sua função. Assim, estabelecer estes objetivos insere-se um pouco na coluna A e na coluna B. Quando os estabelece, tem de escolher os que lhe são específicos mas que também se enquadram na estrutura do seu trabalho e da sua organização. Poderá ter mais ou menos flexibilidade na definição de objectivos com base na empresa para a qual trabalha e no seu tipo de trabalho.

Saiba como desenvolver um plano para criar objectivos de trabalho:

tenha objetivos a curto e a longo prazo

Os objetivos profissionais têm muitas formas e tamanhos. Alguns podem ser cumpridos a curto prazo (uma semana ou um mês) e outros a longo prazo (trimestral, anual ou mesmo mais longo!) A definição de objetivos profissionais envolve efetivamente a definição de metas com muitos prazos diferentes afixados. Tenha uma mistura de metas diárias, semanais, mensais, trimestrais e anuais. Desta forma, pode sempre esforçar-se por alcançar algo agora e no futuro. 

ligue os seus objetivos a um plano geral

Qual é o seu trabalho ideal? Que tipo de papel quer ter daqui a 5 a 10 anos? Quais são os seus grandes objetivos de carreira? A resposta a estas perguntas sobre os seus objetivos de carreira a longo prazo irá ajudá-lo a compreender melhor o tipo de objectivos que precisa de estabelecer agora. Use o panorama geral e comece a trabalhar para trás em direcção ao ponto em que se encontra hoje. Estabeleça objectivos que o ajudem a ultrapassar o fosso que o separa do rumo da sua carreira a longo prazo.

crie um plano de acção para cada objecivo

Estabelecer um objectivo é apenas o começo. É preciso ter um plano de acção para cada objectivo que se estabelece. Aqui estão algumas coisas a ter em mente para cada objectivo que estabelece:

  • Que acções específicas precisa de tomar para atingir o seu objetivo?
  • O que pode fazer agora mesmo? E no futuro?
  • Os outros podem ajudá-lo a alcançar este objectivo? Se sim, como?
  • Qual é a sua linha temporal? Quando é a sua data de conclusão?
  • Seja o mais detalhado possível com o número e tipos de acções que precisa de realizar para alcançar com sucesso um objectivo de trabalho definido.

decida o que significa sucesso

O que lhe parece ser o sucesso? A única maneira de saber com certeza é ter formas concretas de medir o seu progresso. Existem diversas formas de medir o seu sucesso:

  • Cronogramas
  • Listas de verificação
  • Revisões semanais do progresso
  • Comentários pessoais
  • Ser responsável perante alguém, mesmo que seja você mesmo!
  • Quantificar o desempenho do trabalho

Medir o seu sucesso pode ser tão simples como verificar tarefas na sua lista de verificação, cruzar datas no seu calendário ou utilizar uma aplicação no seu telefone. Quando medir o seu sucesso, poderá ver o seu progresso. Manter um registo dos sucessos é importante porque pode motivá-lo a continuar a avançar.

considere o desenvolvimento da sua carreira

Desenvolver novas competências e melhorar pessoal e profissionalmente pode ajudá-lo a ajudar-se a si próprio. Nem todos os objectivos de carreira serão fáceis de atingir. Pode nem sequer saber como atingir um objectivo específico neste momento. Pode não ter competências e certos conhecimentos hoje em dia, mas concentrar-se no desenvolvimento da sua carreira pode ajudá-lo a progredir na sua carreira agora e ajudá-lo a compreender e a desenvolver um plano estratégico para atingir objectivos de trabalho a longo prazo e com uma visão mais ampla.

planeie check-ins frequentes

Pode ser fácil perder de vista os seus objectivos. As tarefas do dia-a-dia e a necessidade presente no seu trabalho podem toldar os seus objectivos e o seu progresso. Por isso, é vital que planeie a realização frequente de check-ins. Reserve algum tempo para rever os seus progressos e ver o que tem e o que não tem conseguido. Use este tempo para ajustar os seus objetivos e prazos. As coisas mudam. Tente rever o seu planeamento de objectivos pelo menos trimestralmente e com maior frequência, se possível.

não tenha medo de pedir apoio

O apoio de outros é importante. Não tenha medo de pedir o apoio dos seus colegas, chefe, amigos e família. Eles podem ser inestimáveis quando se sai do caminho, podem ajudar a responsabilizá-lo e podem dar-lhe alguma perspectiva externa sobre os seus objectivos. Talvez os seus objectivos exijam o apoio de outros colegas? Talvez tenha feito uma supervisão importante ao estabelecer objectivos? Ou talvez apenas queira discutir as suas ideias com um colega de confiança. Peça apoio quando precisar dele. Não há vergonha em pedir ajuda se ela o aproxima mais do alcance dos seus objectivos.

celebre os seus feitos e faça novos objectivos

Celebre as suas conquistas. Cumprir um objectivo de trabalho pode exigir muita disciplina e esforço. Por isso, recompense-se quando atingir os seus objetivos! Um objetivo cumprido é uma realização digna de celebração.

Lembre-se, uma vez atingida uma meta, é hora de estabelecer outra. Desafie-se sempre com novos objetivos para se manter concentrado, motivado e proporcionar um desejo de avançar. Isto é o que o ajudará a realizar grandes feitos na sua carreira.

fonte: randstad canada