Durante a COVID-19 o distanciamento físico tornou-se a norma. Portanto, é compreensível que estejamos entusiasmados, e nervosos, por nos encontrarmos com os nossos colegas e amigos. (Claro que estamos!) Mas para continuar a luta contra a COVID-19, precisamos de manter directrizes de higiene adequadas. É o mais responsável a fazer neste momento, e a maioria das pessoas com quem interage não levará  a peito a utilização de outro tipo de saudações quando os cumprimentar.


use linguagem corporal positiva

Apertar a mão não é a única forma de causar uma boa impressão. A linguagem corporal é uma boa opção. As pessoas que sorriem são frequentemente mais apreciadas pelos seus colegas. Ter um sorriso aberto e acolhedor, e uma linguagem corporal amigável torna-o mais acessível.

transmita calor no seu tom de voz

O seu tom de voz diz muito, especialmente se se encontrar com alguém depois de muito tempo.  Seja sincero e caloroso. Expresse genuinamente a felicidade ao encontrar alguém, mesmo que esteja a renunciar a etiqueta social típica.

acene com a mão ou com a cabeça

Se realmente quiser causar uma impressão, pode recorrer a outros tipos de saudações. Poderia dar um aceno com a sua mão, acenar com a cabeça, dar um polegar para cima, oferecer um “mais cinco” ou mesmo um toque de cotovelo. Obviamente, a forma como se cumprimenta alguém dependerá de quem for a pessoa. Divirta-se com ela e tire o melhor partido da situação.

não ignore

Seja sincero sobre o facto de não estar a apertar a mão. Não ignore uma mão estendida e finja que a situação não existe - isso só tornará a situação ainda mais embaraçosa se a outra pessoa não compreender o que está a acontecer. Expresse que não quer apertar a mão neste momento por causa do surto de coronavírus. As pessoas vão compreender. De facto, muitas pessoas provavelmente também se absterão de apertar a mão e ficarão aliviadas.

transporte álcool gel consigo

Para o caso de apertar a mão a alguém por hábito, certifique-se de levar consigo o seu álcool gel. Se não tiver nenhum, lave as mãos o mais rápido possível. Se tiver um extra para dispensar, ofereça-se para partilhar algum.

lave as suas mãos de qualquer maneira

Mesmo que não esteja a apertar as mãos, continua a ser uma prática saudável lavar as mãos frequentemente. Há muitas outras superfícies que também poderiam transferir a propagação do coronavírus e mesmo a gripe comum. Lavar as mãos é a melhor coisa que pode fazer para evitar ficar doente.

fonte: randstad canada