A sustentabilidade não é uma moda. A recente Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), em Glasgow, bateu recordes de presenças e cada vez mais pessoas estão dispostas a enfrentar a crise climática de melhores formas. Quem o defende é o especialista Robbie Richards que, no site da organização sem fins lucrativos MassChalhenge identifica quatro pilares da sustentabilidade e seis tendências.

Os quatro pilares da sustentabilidade

Uma abordagem bem fundamentada da sustentabilidade empresarial deve ser responsável pelos quatro pilares da sustentabilidade – Social, Humano, Económico e Ambiental –, nos quais as empresas devem lutar por operações sustentáveis.

Social

O Pilar Social refere-se ao impacto mais amplo que uma empresa tem na sociedade a nível local, nacional, ou global. Gestão transparente, consultoria comunitária e uma cultura que promove práticas sociais benéficas são formas de permanecer socialmente sustentável.

Por exemplo, uma empresa pode promover a sustentabilidade social proporcionando empregos a diversos indivíduos e grupos, fazendo escolhas éticas na cadeia de fornecimento e dando um exemplo positivo como entidade. Remuneração justa, ambientes de trabalho seguros e uma ênfase no enriquecimento da experiência dos colaboradores contribuem para uma utilização responsável dos recursos - um elemento essencial do ambientalismo.

Humano

O Pilar Humano concentra-se na criação de mudanças positivas na produção, fornecimento, ou consumo de produtos ou serviços empresariais. O investimento em serviços de saúde, educação, ou formação são formas de fomentar a sustentabilidade humana.

Por exemplo, uma empresa pode praticar os valores do Pilar Humano fornecendo benefícios de saúde aos colaboradores e aos seus familiares, ou apoiando serviços educativos nas comunidades locais. Um enfoque na saúde, na aprendizagem e no desenvolvimento de competências dos seus colaboradores pode encorajar a consciência sustentável a nível individual e comunitário.

Económico

O Pilar Económico equilibra a necessidade de crescimento económico com as necessidades dos outros pilares da sustentabilidade. As empresas alcançam esse equilíbrio dando prioridade à expansão monetária que não esgota o capital natural, humano, ou social.

Por exemplo, uma empresa pode fazer escolhas económicas ambientalmente positivas, tais como investir com outras empresas empenhadas na preservação de recursos. Pode também criar relações comerciais com entidades que ofereçam iniciativas sociais e sustentáveis mutuamente benéficas. O crescimento empresarial deve apoiar a saúde geral da economia, melhorando ao mesmo tempo o nível de vida de todos.

Ambiente

O Pilar Ambiental concentra-se no impacto que uma empresa tem no ambiente, nos ecossistemas naturais e nos sistemas de saúde social. Uma empresa ambientalmente sustentável pode satisfazer as necessidades da população atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Na prática, isto pode significar que uma empresa não produz poluentes, não esgota recursos, nem danifica o ambiente da vizinhança. Por exemplo, podem ser plantadas árvores para compensar o seu consumo de papel ou ser desenvolvido um processo sem papel que não resulte em qualquer desflorestação.

Tendências de sustentabilidade

Olhando para o futuro, é provável que várias tendências de sustentabilidade empresarial continuem em 2022, com base nas atuais taxas de adoção. São elas:

Finanças sustentáveis

As empresas estão cada vez mais a tomar decisões financeiras sustentáveis ou a responsabilizar-se quando não cumprem as normas ecológicas. Em 2020, a Visa apresentou as suas obrigações verdes no valor de 450 milhões de euros para promover a sustentabilidade ambiental e um ecossistema de pagamentos sustentável. A Tesla citou recentemente dúvidas ecológicas para se abster de aceitar pagamentos com Bitcoin.

Os regulamentos da UE também exigem que os consultores financeiros e os participantes no mercado financeiro divulguem informações sobre sustentabilidade aos potenciais investidores, um enorme passo em frente para a transparência do investimento na UE.

Energia renovável

O preço da energia proveniente de fontes renováveis caiu na última década. Como é agora uma das opções mais baratas de energia, estamos certos de que a adopção generalizada das energias renováveis continuará.

Apple, Intel, Google e Microsoft dependem fortemente de energias renováveis, citando o preço e a previsibilidade dos preços como razões para a mudança. O vosso negócio pode também aproveitar a poupança de custos com a energia limpa para uma melhor eficiência empresarial e um futuro mais verde.

Programas de retorno

Organizações como a Nordgreen introduziram programas de Retorno, onde as empresas doam parte dos seus lucros a instituições de caridade, esforços de ajuda e outras boas causas. A popularidade desta abordagem continua a crescer, e se implementarem um programa semelhante, o vosso negócio irá atrair novos consumidores que querem retribuir através das suas compras.

Produtos alimentares sustentáveis

A produção, embalagem, transporte e resíduos alimentares estão a sofrer uma revolução de sustentabilidade. Por exemplo, algas, amido de milho, ou produtos derivados de cogumelos estão a substituir as embalagens de plástico. Numa tentativa de reduzir o desperdício alimentar, os fabricantes estão a inovar com ingredientes excedentes ou sobras para criar ou fornecer novos produtos, como o café Cascara e a proteína de inseto.

Parcerias inovadoras

Quando os objetivos de sustentabilidade se cruzam, as empresas podem formar parcerias que se multiplicam pela eficácia e eficiência. Por exemplo, a iniciativa 10x20x30 viu os principais retalhistas de alimentos trabalharem com mais de 200 dos seus fornecedores em 80 países para reduzirem os resíduos alimentares para metade até 2030.

Emissões líquidas zero

O estabelecimento de um objetivo de emissões líquidas zero é cada vez mais comum para as empresas. Atualmente, as empresas monitorizam, reduzem, eliminam, ou compensam de outra forma todas as emissões de carbono pelas quais são responsáveis.

Seguir o rumo destas tendências não só é o correto, em prol da saúde do planeta, como vai atrair investidores e clientes ambientalmente conscientes, que queiram fazer negócio com empresas que pensam da mesma forma.