No site Fast Company, Gwen Moran partilha os melhores conselhos profissionais que seis coaches de carreira já receberam e que os ajudou a progredir nas suas próprias carreiras.
1. Deixe que sejam eles a dizer "não"
Muitas vezes, o medo leva-nos a escapar de oportunidades antes mesmo de as aproveitarmos. Eis um método mais adequado: «Deixem-nos dizer “não”», afirma Angelina Darrisaw, fundadora e CEO da C-Suite Coach. «Não é provável obter um “sim” em cada promoção, aumento, etc., mas um “não” é certo se não o procurarmos de todo.»
Em vez disso, abracem o risco que é preciso correr para atingirem os vossos objectivos ou experimentarem algo novo, diz ela. Mesmo que não resulte, podem fazer-se notar e abrir portas para oportunidades futuras que poderão ser mais adequadas.
2. São humanos: Ajam como tal
No início da sua carreira, um líder teve alguns conselhos para Jackie Mitchell: «Os seus colegas de trabalho relacionam-se consigo e respeitam-na mais quando não retrai a sua personalidade.» Mitchell, agora coach de carreira executiva, revela que por vezes somos tão formais e “profissionais” que «nos esquecemos de ter personalidade nas nossas interacções com os outros». Assim que Mitchell começou a revelar-se mais no seu trabalho e se mostrou vulnerável, viu as suas relações a aprofundarem-se e expandiu o seu círculo de influência, diz ela. Ser "humano" no trabalho pode tornar-nos mais próximos, acessíveis e bem-sucedidos.
3. Ser um bom colaborador “de saída"
Por vezes, um cargo ou gestor cria uma situação insustentável e está na altura de seguir em frente. Por muito tentador que seja queimar pontes enquanto se sai, isso quase nunca é uma boa ideia, afirma a coach de carreira Kay White, autora de “The A to Z of Being Understood”. «“A pessoa que atiram hoje ao chão pode amanhã ser vosso chefe.” Essa citação de Glenn Shepard é um dos melhores conselhos de carreira que já recebi», explica White.
Por vezes, os caminhos cruzam-se com mais frequência do que se pensa. Manter boas relações na saída pode também deixar a porta aberta no caso de o novo emprego não ser o que esperavam e terem de regressar ao antigo empregador.
Descubra aqui todas as informações detalhadas do que precisa saber sobre diferentes funções.
carreiras4. Os vossos próximos passos são da vossa responsabilidade
Após um despedimento brutal que a deixou «destroçada e abalada» há cerca de duas décadas, uma simples pergunta do seu terapeuta mudou a vida de Kathy Caprino. «Ele disse: “Sei que esta parece ser a pior crise que alguma vez enfrentou na sua vida adulta, mas do meu ponto de vista, é o momento em que pode escolher quem quer ser. Agora, quem quer ser?”» recorda-se ela.
Esse momento decisivo colocou Caprino no caminho para se tornar coach de carreira e liderança e autora de “The Most Powerful You”. Embora não fizesse ideia do que poderia fazer profissionalmente, percebeu que queria uma carreira que lhe permitisse ajudar os outros. O seu terapeuta partilhou alguns programas de mestrado em terapia matrimonial e familiar e ela achou o assunto fascinante.
O comentário de que podia escolher os seus próximos passos, juntamente com o encorajamento e as sugestões do seu terapeuta, desbloqueou um novo mundo de possibilidades.
5. Nunca deixar de ir a entrevistas
Há alguns anos, o coach de carreira Mark Anthony Dyson, apresentador do podcast “Voice of Job-Seekers”, escarneceu do conselho da sua antiga chefe. Segundo ela, por muito satisfeita que estivesse com o seu trabalho, ia a entrevistas noutras empresas pelo menos uma vez por ano, porque essas conversas a mantinham a par das competências que deveria desenvolver. O processo também actualizou as suas próprias competências em matéria de entrevistas, no caso de precisar delas. Mais tarde, Dyson percebeu a relevância desse conselho, principalmente num mercado de trabalho turbulento e incerto.
6. Acreditem primeiro no vosso próprio valor
Nadia Ibrahim-Taney, agora coach de carreira no College of Business da Universidade de Cincinnati, sentia-se pouco segura de si própria e das suas capacidades profissionais no início da carreira. Pediu ajuda a um coach. O seu conselho foi simples, mas mudou a sua vida: «Ao procurar emprego, se não acreditar que é a pessoa certa, provavelmente não será contratada.»
Se não se acreditam no que estão a vender - especialmente quando são vocês próprios - vai ser difícil convencer os outros a interessarem-se, explica. E ao reforçar a sua crença em si própria e ao praticar através de dramatizações, entrevistas informativas e entrevistas formais, tornou-se uma profissional mais confiante, o que levou a promoções e ao reconhecimento dos pares.