Não há como negar que o impacto da COVID-19 no local de trabalho forçou muitos de nós a repensar os nossos modelos de trabalho atuais. Mesmo com muitas pessoas já a trabalhar remotamente, a nossa sede de Randstad teve de transitar para um modelo de trabalho totalmente remoto. 

Quando os nossos escritórios começaram a reabrir, tornou-se claro que um modelo de trabalho híbrido era o modelo preferido entre os nossos colaboradores. Este desejo de maior flexibilidade alinha-se com os resultados do nosso inquérito workmonitor. Esta pesquisa mostra que um em cada três profissionais acredita que um modelo de trabalho híbrido é a disposição de trabalho mais ideal. Além disso, quase um em cada quatro quer horários de trabalho flexíveis. 

Neste ponto, começámos a jornada de construção de um local de trabalho híbrido que se alinha com a cultura da nossa empresa e permite que as nossas pessoas estejam no seu melhor. 

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centrar-se no melhor ''eu'' do colaborador

 

É importante criar um local de trabalho que permita a todos os profissionais serem o seu melhor "eu". Este princípio central está entrelaçado com a cultura da nossa empresa e a convicção de que se todos estamos no nosso melhor, isto contribui para a satisfação dos clientes, candidatos e colaboradores.

Durante toda a pandemia, mantivemos um forte foco no "melhor eu" e continuaremos a fazê-lo à medida que fizermos a transição para um modelo híbrido. Compreendemos que este processo não acontecerá da noite para o dia e não é algo que pudéssemos fazer sem primeiro obter o contributo dos nossos colaboradores.

Assim que entendemos melhor as necessidades dos nossos talentos, estamos num lugar onde podemos tomar medidas para criar um ambiente onde eles possam ser o seu melhor "eu", quer trabalhando a partir de casa ou no escritório.

Por exemplo, ajustámos o nosso pacote de remuneração para incluir benefícios adicionais, tais como reembolso de material de escritório em casa, subsídio para custos de Internet em casa e preços de desconto em produtos de bem-estar, para aliviar algumas das pressões de trabalhar a partir de casa.

Por muito importante que seja o princípio do "melhor eu", só é eficaz quando as necessidades individuais dos colaboradores se alinham com a equipa e com os resultados que pretendemos obter como organização. Portanto, é quando a combinação do melhor "eu", da melhor equipa e dos melhores resultados está em alinhamento que se faz a diferença.

 

um horário de trabalho construído em torno da escolha

 

Como uma organização que acredita firmemente que as pessoas devem estar ao volante das suas próprias carreiras e da sua própria vitalidade, sabíamos que queríamos dar às nossas pessoas uma voz no que respeita ao seu horário de trabalho híbrido.

Percebemos que o trabalho híbrido não seria o mesmo para todos os colaboradores. A nossa força de trabalho consiste tanto em introvertidos como extrovertidos; colaboradores com filhos e outros que vivem sozinhos; e colaboradores que vivem perto do escritório e outros que têm um longo percurso pendular. Não queremos ignorar estas diferenças ou construir um modelo de trabalho híbrido de tamanho único.

Sentimos que uma abordagem feita à medida funciona melhor. Como tal, encorajamos cada pessoa a pensar no seu papel específico e a determinar que responsabilidades devem assumir no escritório e que tarefas podem continuar a desempenhar remotamente. Devem também ser compreensivos quanto às necessidades das suas equipas e da organização.

Além disso, estamos a trabalhar no desenvolvimento de diretrizes para os nossos managers. Além das suas reuniões regulares one-on-one e check-ins de desempenho, estas orientações irão ajudá-los a facilitar as conversas com as suas equipas. Através destas conversas, podem acordar um horário que permita a cada colaborador ser o seu melhor "eu", assegurando ao mesmo tempo que a equipa possa trabalhar também no pico de desempenho.

Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches

(sobre)comunicar

 

Se houve uma questão que subestimei, foi a necessidade de uma comunicação consistente. Embora soubesse desde o início que a comunicação seria uma componente chave da transição para um modelo de trabalho híbrido, ainda assim subestimei-a. Nunca é demais sublinhar quão importante é comunicar - mesmo quando não há nada para comunicar, é preciso permanecer conectado. 

A necessidade de uma comunicação consistente é ainda mais crucial quando voltamos ao local de trabalho. A pandemia gerou muito stress entre os colaboradores e muitos têm ansiedade sobre como será o futuro do trabalho. De facto, de acordo com o nosso mais recente Randstad Workmonitor, quase metade da força de trabalho global admite estar mais stressada desde a pandemia e 50% dos colaboradores estão preocupados com a exposição no local de trabalho à COVID-19. 

Verificámos que a melhor forma de ajudar a aliviar parte deste stress era manter os nossos profissionais tão informados quanto possível. 

Uma vez que a criação de um modelo híbrido ainda é um processo contínuo, pode ser difícil, por vezes, proporcionar uma comunicação clara. Tive de aprender que não há problema em ainda não ter todas as respostas. O fator chave é manter-se próximo do seu pessoal e fornecer a melhor orientação possível na altura - mesmo que isso signifique dizer: "Ainda estamos a trabalhar nisso".

 

a tecnologia é um "must"

 

O trabalho híbrido não é possível sem a tecnologia certa no local. Felizmente, saímo-nos muito bem no que diz respeito à tecnologia. Em apenas algumas semanas, a nossa fábrica digital foi capaz de criar uma ferramenta digital de planificação para satisfazer as nossas necessidades de trabalho híbrido. Uma característica fundamental desta ferramenta é que os nossos colaboradores podem reservar um lugar no escritório sozinhos. Esta função permite-nos controlar quantas pessoas trabalham diariamente no escritório e aumentar ou diminuir o nosso nível de capacidade em conformidade com as mais recentes diretrizes governamentais. Permite-nos também comunicar com o nosso staff, enviando notificações para os seus telemóveis. Por exemplo, sobre alterações de última hora ou sobre que instalações estão abertas e quais as que não estão.

 

a importância do contacto

 

Na Randstad, a nossa estratégia empresarial global baseia-se em ‘tech and touch.’

Sabemos que a tecnologia pode apoiar-nos a todos na nossa vida quotidiana e já estamos a trabalhar arduamente para que a tecnologia funcione para nós. Mas, pela nossa longa história, sabemos sobretudo que a ligação humana é a parte mais importante do nosso negócio. Podemos servir melhor os nossos clientes e candidatos, criando ligações reais baseadas na confiança. E isto também se aplica à manutenção da nossa própria força de trabalho.

Antes da pandemia, os momentos de contacto eram uma parte natural da vida quotidiana no escritório. Era provável que encontrássemos colegas a passear pelo corredor, almoçássemos no restaurante da empresa e fizéssemos reuniões improvisadas no escritório ou viajássemos para outra filial da Randstad.

Hoje em dia, há uma diferença acentuada. Em vez disso, devemos fazer um esforço consciente para nos mantermos ligados e para criarmos momentos de contacto com os nossos colegas. Estes momentos de contacto não devem ser só de negócios, mas também incluir formas de interação discretas e divertidas.

Smiling people on a escalator in a train station.
Smiling people on a escalator in a train station.

redesign para um local de trabalho híbrido

 

Percebemos que teríamos de transformar o nosso espaço de escritórios para satisfazer as novas exigências de um modelo híbrido. Ao pedirmos aos nossos profissionais que pensem onde podem fazer melhor as suas tarefas, esperamos que utilizem o seu escritório em casa para tratar de tarefas que requerem uma concentração ininterrupta, tais como completar uma apresentação e o escritório Randstad para se conectarem e colaborarem.

Com isto em mente, criámos vários locais em cada andar para colaboração, bem como áreas específicas com ecrãs e quadros brancos para as equipas trabalharem em projetos. Os profissionais também têm acesso ao restaurante da empresa para reuniões. É claro que temos mantido muitos postos de trabalho individuais para os nossos trabalhadores utilizarem entre as reuniões.

Este novo design de escritório também ajuda a reforçar a cultura da nossa empresa, criando um espaço para facilitar momentos de contacto.

 

experimentar - aprender - ajustar

 

Com a pandemia ainda em curso, as diretrizes governamentais estão a mudar regularmente em todo o mundo. Descobri que só temos de aceitar o facto de que existe muita incerteza. Devido a este facto, temos de permanecer suficientemente ágeis para nos adaptarmos rápida e eficazmente.

A criação de um local de trabalho híbrido não vai acontecer da noite para o dia. Em vez disso, é um processo contínuo e será ainda por algum tempo. Não há problema em ter um período em que as coisas sejam menos claras se estivermos a trabalhar no sentido de desenvolver o modelo de trabalho ideal.

Para tornar isto uma realidade, devemos experimentar diferentes formatos, reunir a equipa para discutir o que funcionou e o que não funcionou e ajustar, se necessário. Este processo dá-nos espaço para crescer e tempo para construir um local de trabalho híbrido onde o melhor "eu", a melhor equipa e os melhores resultados se encontram em alinhamento.

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escrito por:

suzanne kahle

diretora de rh, randstad global