Se pretende construir uma marca de empregador forte e reunir uma força de trabalho que conduza a sua organização a novos níveis de rentabilidade e sucesso, tem de se concentrar na diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Estudos demonstraram que ter uma representação ampla e equitativa de géneros, idades, etnias, nacionalidades e antecedentes profissionais na sua empresa pode torná-la mais inovadora e atractiva para os candidatos talentosos. 

É provável que isso seja uma grande vantagem para a sua empresa, especialmente quando mais empresas do que nunca estão a enfrentar problemas para atrair e contratar os melhores talentos.

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Além disso, estudos de empresas como a McKinsey descobriram mesmo uma correlação entre a diversidade e o desempenho financeiro - por isso, há uma razão comercial clara para a diversidade ser importante no local de trabalho.

Se está interessado em avançar no seu percurso de diversidade, mas não tem a certeza de como dar os próximos passos, vale a pena considerar a possibilidade de obter ajuda de um parceiro externo como a Randstad. Neste artigo, abordaremos algumas das principais formas em que a nossa experiência pode contribuir para aumentar a diversidade na sua organização e explicaremos os principais contributos que podemos dar e que poderá ter dificuldade em implementar sozinho.

dados sobre o que os trabalhadores pretendem das iniciativas de IDI

Para atrair o maior número possível de candidatos, é necessário saber o que os candidatos a emprego modernos procuram num potencial empregador. 

Os dados da Monster, por exemplo, mostram que mais de quatro em cada cinco candidatos a emprego da Geração Z afirmam que o compromisso com a diversidade e a inclusão é um fator importante que procuram num empregador. O nosso próprio estudo Workmonitor 2024 conta uma história semelhante - globalmente, mais de um terço (37%) dos nossos inquiridos disseram que não trabalhariam para uma empresa que não procurasse melhorar a diversidade e a equidade.

O mesmo estudo Workmonitor, no qual inquirimos mais de 27 000 trabalhadores em 34 países, também revelou uma importante lacuna de compreensão entre os empregadores e os trabalhadores mais jovens. 40% dos inquiridos da Geração Z e 34% dos millennials afirmaram que o seu empregador não compreende a sua geração. Alguns destes trabalhadores podem ainda estar na fase inicial das suas carreiras, mas em breve serão a maioria - e os empregadores que estão a arrastar os calcanhares em relação à DEI hoje terão dificuldade em atraí-los amanhã.

Somos especialistas em recolher, interpretar e atuar com base em informações como estas. Sabemos por experiência que compreender as atitudes da força de trabalho e adaptarmo-nos a elas é vital para a sobrevivência a longo prazo. Há mais de 20 anos que realizamos estudos sobre os aspectos que realmente interessam aos empregados. Esta informação é essencial quando se está a tentar construir uma marca de empregador convincente e atrair os melhores talentos, um elemento-chave para o sucesso futuro da empresa. Só trabalhando com um parceiro experiente é que terá acesso a conhecimentos profundos sobre os seus grupos-alvo que o podem ajudar a alcançá-los e a atraí-los.

novas perspectivas sobre diversidade e inclusão no recrutamento

Se pretende contratar talentos diversificados, faz sentido ter um vasto leque de vozes e origens na sua equipa de recrutamento.

A sua equipa atual pode ser altamente talentosa e qualificada, mas se todos tiverem uma formação semelhante, correm o risco de lhes escapar algo. Por exemplo, podem gostar de procurar candidatos nas mesmas fontes, como universidades específicas ou eventos de recrutamento. Ou podem concentrar-se demasiado numa plataforma específica para promover as ofertas de emprego e ignorar outras - por exemplo, passar muito tempo no LinkedIn e ignorar o Instagram. Poderão ter sucesso na procura de bons candidatos, mas perderão um grande segmento da reserva de talentos simplesmente por não saberem que ela existe. 

Estes exemplos mostram as vantagens de uma equipa de recrutamento diversificada. Ao envolver colegas com diferentes origens e experiências, abre novos caminhos para a descoberta de talentos. Como explicam as directrizes "contratar para a diversidade" da Universidade de Harvard: 

"Diferentes origens e perspectivas conduzem a uma variedade de ideias, conhecimentos e formas de fazer as coisas. O inverso também é frequentemente verdadeiro: os membros da equipa com a mesma origem podem tomar medidas com base numa gama restrita de experiências. Ao assegurar que a sua equipa inclui pessoal de várias origens sociais e culturais, alargará o leque de perspectivas, conhecimentos e abordagens a partir dos quais as decisões são tomadas."

Trabalhar com parceiros externos da Randstad irá certamente alargar a experiência da sua equipa, mas também lhe proporcionará uma visão nova e imparcial dos seus métodos de recrutamento. Não é preciso muito tempo para que um consultor experiente com uma nova perspetiva detecte áreas de melhoria no seu processo que possa ter ignorado. Mesmo este tipo de diversidade pode criar uma operação de recrutamento mais equitativa que cria equipas mais diversificadas.

Nas palavras de Audra Jenkins, directora de diversidade e inclusão da Randstad US, aconselha: "Certifique-se de que tem uma equipa diversificada que procura perspectivas diversificadas. Isso também ajuda a organização a ser mais próxima de talentos diversos".

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recrutamento direcionado para aumentar a diversidade da força de trabalho

Outra recomendação é adotar uma mentalidade de "caça e recolha" quando se pretende encontrar e interagir com um vasto leque de talentos, em vez de simplesmente "publicar e rezar" para que os diversos candidatos venham ter consigo.

Podemos dar-lhe acesso a tecnologias de RH que o ajudarão a identificar os melhores locais para procurar pessoas que correspondam aos seus perfis desejados. Recrutar a partir da nossa rede de talentos comprovados e controlados também lhe pode dar a tranquilidade de saber que qualquer pessoa que contrate tem as competências e a experiência necessárias para fazer o trabalho com um elevado nível de qualidade.

Se a sua empresa ainda não é diversificada, pode ser simplesmente porque a sua marca de empregador não é suficientemente forte entre os grupos que pretende recrutar. Utilizar o recrutamento direcionado torna muito mais fácil chegar a grupos que não conseguiria alcançar de outra forma - grupos sem qualquer relação existente ou conhecimento da sua empresa.

O sucesso das nossas iniciativas de recrutamento direccionadas para a criação de locais de trabalho diversificados foi realçado por várias iniciativas e parcerias locais que formamos com organizações não governamentais, governos regionais e associações que nos ajudam a encontrar talentos diversificados. Os exemplos incluem o Without Borders, um programa lançado pela Randstad Itália que tem como objetivo empregar migrantes e refugiadosa nossa colaboração com a Get Skilled Access na Austrália, que se concentra em derrubar barreiras ao emprego para pessoas com deficiência, e a Hire Hope nos EUA, que fornece formação de preparação para a carreira e serviços de colocação de emprego a mulheres carenciadas e em risco.

A criação destas parcerias e reservas de talentos alargadas está fora do alcance da maioria dos departamentos de RH, mesmo em grandes empresas internacionais. Mas ao trabalhar com um parceiro como a Randstad, tem acesso a uma gama mais vasta de talentos que enriquecem a sua empresa e criam equipas mais diversificadas.

Estas são apenas algumas das formas como trabalhar com um parceiro como a Randstad pode dar um grande impulso às suas iniciativas de DEI, mas a abordagem correcta tem sempre de ser adaptada à sua organização.

Se pretender obter mais informações antes de tomar uma decisão, consulte este guia fazendo o download - abrange a nossa abordagem ao recrutamento e dá-lhe uma ideia do que pode ser uma parceria de pessoal com a Randstad na sua empresa.

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