Falar sobre os teus pontos fortes e fracos pode ser uma das partes mais difíceis da entrevista de emprego. Evita paralisar ao responder a esta pergunta com os nossos conselhos.
Se já te fizeram a questão "Quais são os seus pontos fortes e fracos?" numa entrevista de emprego, provavelmente sentiste imediatamente o teu coração a acelerar. “Como digo os meus defeitos sem parecer terrível, e as minhas qualidades sem parecer arrogante?”
Sim, é difícil, mas é uma oportunidade para aprender e crescer. Mas existe uma fórmula secreta que te pode ajudar a ter sucesso: destaca uma qualidade ou competência positiva necessária para o trabalho a que te estás a candidatar e minimiza os pontos negativos, mas sempre com honestidade.
Como avaliar os teus pontos fracos para a entrevista de emprego
Vamos começar pela parte problemática - as tuas fraquezas. Esta é provavelmente a parte mais temida da questão. Todos temos pontos fracos, mas ninguém os quer revelar, especialmente numa entrevista.
Alguns exemplos de pontos fracos que podes mencionar incluem:
- Ser demasiado crítico contigo mesmo
- Tentar agradar a todos
- Estar desatualizado em algum software relevante
A melhor maneira de lidar com esta questão é minimizar a característica negativa e enfatizar o positivo. Seleciona uma fraqueza, como a dificuldade em delegar tarefas, e encontra uma solução para a superar através do aprendizado. Afasta-te das qualidades pessoais e concentra-te mais nas características profissionais.
Por exemplo: "Eu orgulho-me de pensar sempre no “panorama geral” e segue com "tenho que admitir que às vezes sinto falta de pequenos detalhes, mas certifico-me sempre que tenho alguém que esteja atento ao detalhe na minha equipa".
Como avaliar os teus pontos fortes para a entrevista de emprego
Quando é altura de te autopromoveres, precisas de ser específico. Avalia as tuas competências para identificar os teus pontos fortes. É um exercício que vale sempre a pena fazer antes de qualquer entrevista. Faz uma lista das tuas competências, dividindo-as em três categorias:
- Competências baseadas no conhecimento: adquiridas com educação e experiência (por exemplo, conhecimentos de informática, idiomas, diplomas e competências técnicas).
- Competências transferíveis: as competências que adquires e que levas de emprego em emprego (por exemplo, comunicação e capacidade interpessoal, análise de resolução de problemas e planeamento).
- Traços pessoais: as tuas qualidades únicas (por exemplo, se és confiável, flexível, amigável, trabalhador, expressivo, formal, pontual e se trabalhas bem em equipa).
Alguns exemplos de qualidades que podes mencionar incluem:
- Entusiasmo
- Confiabilidade
- Criatividade
- Disciplina
- Paciência
- Respeito
- Determinação
- Dedicação
- Honestidade
- Versatilidade
Ao concluir esta lista, escolhe entre três a cinco dos pontos fortes que correspondam ao que o empregador procura no anúncio de emprego. Certifica-te de dar exemplos específicos para justificar a tua escolha se a questão for colocada com mais detalhe. Descobre quais são as competências mais relevantes nas profissões com maiores salários.
Planeia as tuas respostas: o que dizer na entrevista de emprego
Escreve uma afirmação positiva que possas proferir com confiança:
"A minha principal qualidade é a minha capacidade de adaptação face a mudanças. Como gestor de apoio ao cliente no meu último trabalho, pude melhorar um ambiente de trabalho negativo e desenvolver espírito de equipa. Quanto às fraquezas, sinto que as minhas competências de gestão podem ser mais fortes, e estou constantemente focado em melhorá-las".
Quando confrontado com esta pergunta numa entrevista, lembra-te de que o entrevistador procura um match. Ele está a construir um perfil com base nas tuas respostas. Uma única resposta, provavelmente, não te impedirá de conseguir um emprego, a menos que, é claro, seja algo flagrante.
Coloca a tua energia na exposição das tuas qualidades - o que tens para oferecer e como isso se relaciona com o trabalho em equipe. Em seguida, informa o entrevistador que, embora não sejas perfeito, estás a trabalhar em todas as fraquezas que possuis, como a dificuldade em delegar tarefas.
sabias que existem vários modelos de entrevistas?
fica a conhecer 6 tipos de entrevista e como ter sucesso em todas
lê mais aquiEm síntese, abordar a dualidade dos pontos fortes e fracos na entrevista exige equilíbrio. Reconhecer fraquezas profissionais, oferecer soluções e sublinhar pontos fortes alinhados à vaga demonstra maturidade e comprometimento.
Planear respostas autênticas e direcionadas, destacando a capacidade de crescimento, fortalece a impressão positiva. Ao criar um paralelo entre as tuas habilidades e as necessidades da empresa, apresentas-te como um candidato realista e valioso, preparado para contribuir e evoluir na função.
A chave reside em construir uma narrativa coesa que exponha tanto o teu potencial como a tua dedicação ao autodesenvolvimento.