operations manager

É assertivo e empreendedor? Então, deves tornar-te um operations manager. Como operations manager, és responsável por identificar as falhas nos processos de produção e assegurar que tudo decorre sem problemas. Os gestores de operações também vigiam os recursos de uma empresa, desde empregados a matérias-primas e bens da empresa.

empregos como operations manager
1

o que é um operations manager?

Como gestor de operações, estás encarregue de gerir as funções diárias de uma organização. Isto envolve o planeamento e implementação de processos de produção para melhorar a qualidade, produtividade e desempenho. O teu papel principal é supervisionar os procedimentos da empresa e aplicar as suas políticas. Por exemplo, a tua função é encontrar o equilíbrio perfeito entre despesas e receitas. Isso significa que precisas de otimizar os custos para manteres a saúde financeira de uma empresa sem comprometer a qualidade e sem que os clientes se sintam prejudicados. Para além de formular processos e políticas da empresa, como operations manager também geres todos os recursos da empresa. Isto inclui matérias-primas, mão-de-obra e capital. Como gestor de operações, supervisionas e controlas todos os fatores de produção para assegurares a máxima produtividade. Por vezes, tens de desempenhar funções de recursos humanos para melhorar o envolvimento e a produtividade dos funcionários.

o que faz um operations manager?

Um operations manager é crucial em todos os setores, incluindo a produção, cuidados de saúde, construção e retalho. A tua função é reunir os recursos disponíveis para atingires os objetivos de uma empresa. Por exemplo, geres o inventário e os representantes de vendas para aumentar as vendas no comércio a retalho. No fabrico, supervisionas os processos de produção e minimizas os custos sem afetar os padrões de qualidade. Na construção, asseguras-te de que todos os materiais são utilizados como esperado e geres os trabalhadores no local. Será que trabalhar como operations manager se adequaria às tuas competências empresariais? Então continua a ler sobre as competências e qualificações de que necessitas para prosperar numa função de operations manager.

operations manager
operations manager
2

salário médio de um operations manager

Segundo a Glassdoor, o salário médio de um operations manager em Lisboa, Portugal, é de 1.851 euros mensais. Este valor pode ser mais reduzido, principalmente se estiveres numa posição inicial e tiveres pouca experiência, mas pode aumentar substancialmente à medida que evoluis na carreira. O pacote de remuneração também inclui subsídios e benefícios não monetários. Por exemplo, os gestores de operações recebem frequentemente seguros médicos e vários subsídios para facilitar o cumprimento das suas responsabilidades. Algumas empresas também fornecem subsídios de habitação e de transporte. Férias pagas, benefícios de reforma e bónus são regalias de te tornares um operations manager.

que fatores afetam o salário de um operations manager

O teu pacote de remuneração como gestor de operações baseia-se frequentemente em vários fatores. Por exemplo, a tua posição na hierarquia da empresa pode influenciar a tua remuneração. Se fores um operations manager responsável por um departamento, o teu salário é inferior ao de alguém responsável por uma empresa inteira. Quando és gestor de operações de um único departamento, as tuas responsabilidades e qualificações são mínimas. Um operations manager responsável por toda a empresa executa frequentemente tarefas complexas e ganha um salário melhor. A tua experiência também influencia os teus salários, devido às competências transferíveis que trazes para a empresa. Os empregadores pagarão mais pelos seus conhecimentos quando tiveres vários anos de experiência a trabalhar nesta área.  

3

tipos de operations manager

Os gestores de operações variam em função da indústria para a qual trabalham. Alguns incluem:

  • gestor de operações comercial: como gestor de operações commercial, supervisionas as operações de vários departamentos de uma empresa. É necessário assegurares que os recursos da empresa são otimizados para melhorar os resultados empresariais, promovendo a eficiência e a produtividade. 
  • gestor de operações de campo: como gestor de operações de campo, implementas iniciativas de marketing e vendas no terreno. Isto significa que és responsável pela formação e contratação de representantes de vendas no terreno, avaliando o desempenho e gerindo a logística das atividades de marketing. 
  • gestor de operações de saúde: a tua função é melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Asseguras que o hospital se mantém fiel ao orçamento, otimizando os recursos e resolvendo questões operacionais do hospital. 
  • gestor de operações de construção: como gestor de operações de construção, supervisionas vários projetos de construção e asseguras a devida atribuição de recursos. Desenvolves também formas eficientes de melhorar os padrões de construção e aumentar o valor comercial.   
4

trabalhar como operations manager

Os gestores de operações desempenham várias funções para assegurar o bom funcionamento dos processos empresariais. De seguida, apresentamos as tarefas, deveres e condições de trabalho que podes esperar nesta função:

descrição do trabalho como operations manager 

Os gestores de operações são as forças motrizes por detrás da conclusão bem sucedida de um projeto. Eles executam as seguintes tarefas:

 

  • design do produto: como operations manager, asseguras que os produtos e serviços vendidos aos consumidores satisfazem as suas necessidades. Daí a necessidade de gerar novas ideias para preencher lacunas no mercado ou alterar os processos de produção para melhorar a qualidade do teu produto. Também estudas as tendências do mercado e asseguras-te de que o design do produto satisfaz as necessidades dos consumidores. 
  • prever a procura do mercado: o teu trabalho é melhorar os resultados comerciais, assegurando que o produto satisfaz as exigências em vez de produzir produtos que demoram muito tempo a vender. Tens de analisar as estatísticas para determinar a aceitação dos produtos da tua empresa. A partir da informação, podes desenvolver estratégias para aumentar as vendas. 
  • gestão da cadeia de abastecimento: como operations manager, geres os processos empresariais, desde a aquisição de matérias-primas e produção até às vendas. Necessitas de monitorizar a produção, distribuição e vendas para garantir eficiência e baixos custos gerais. 
  • planeamento estratégico: os gestores de operações estão envolvidos no planeamento estratégico dos objetivos da empresa e na otimização dos processos empresariais. Por exemplo, os gestores de operações podem determinar as melhores estratégias de marketing para aumentar as receitas ou encontrar métodos de produção rentáveis. 
  • controlo de qualidade: como operations manager, garantes que os produtos da empresa cumprem os padrões exigidos. Isto inclui o aprovisionamento de matérias-primas adequadas e o recrutamento de pessoal qualificado para assegurar que o processo de produção produza produtos de alta qualidade. Também identificas formas de aumentar o seu valor para os teus clientes a fim de promover a lealdade. 
5

educação e aptidões

O papel de um operations manager é multifacetado e requer tanto qualificações específicas da indústria como capacidade de gestão. Por essa razão, deves obter um diploma que te dê uma compreensão profunda da orçamentação, gestão da cadeia de abastecimento e conceitos críticos para a eficiência operacional. 

  • em geral, deves considerar uma licenciatura em administração ou gestão de empresas e outros campos relacionados como finanças ou cadeia de abastecimento. 
  • em algumas indústrias, necessitas de conhecimentos básicos do setor industrial para te tornar um operations manager. Por exemplo, é necessário teres formação em informática ou engenharia para que possas ser qualificado para uma função de operations manager em empresas de TI ou de montagem de veículos. 
  • uma vez que se trata de uma função sénior, muitas empresas também necessitam de um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) para um cargo de operations manager. 

aptidões e competências

Tornares-te um operations managers requer conhecimentos especializados e competências técnicas para que possas assumir as responsabilidades. Estas incluem:

  • aptidões de liderança: como operations manager, desempenhas muitas funções de gestão. Necessitas de aptidões de liderança para te ajudarem a estabelecer objetivos, orientar, motivar e dirigir outros funcionários. As aptidões de liderança ajudam-te a orientar os funcionários e a liderar através do exemplo para assegurares que os objetivos da empresa são cumpridos. 
  • capacidade de comunicação: os gestores de operações interagem com vários intervenientes, desde fornecedores e clientes até à gestão de topo. As aptidões de comunicação ajudam a fornecer eficazmente instruções e feedback a diferentes partes interessadas. 
  • competências organizacionais: como operations managers, supervisionas múltiplos aspetos de uma empresa. Sem capacidades de organização, não é possível realizares todas as tarefas no momento estipulado. É necessário organizares o teu trabalho e criares um cronograma para cada projeto para garantires o sucesso. 
  • perspicácia financeira: como operations manager asseguras que todas as operações de negócio se mantêm fiéis ao orçamento estipulado. Com uma visão financeira, podes avaliar as operações diárias de cada departamento e garantir que cumprem os objetivos de rentabilidade da empresa sem exceder o orçamento. 
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como operations manager.  

thank you for subscribing to your personalised job alerts.