data engineer

Os data engineers tornaram-se um dos profissionais mais requisitados do mundo digital atual. À medida que as empresas de todo o mundo se envolvem em mais fluxos de trabalho digitais, há uma procura crescente por profissionais que ajudem a assegurar que a informação seja recolhida e processada, limpa e formatada, e preparada para que os cientistas de dados a utilizem. De facto, tanto os cientistas de dados como os engenheiros são membros essenciais da mesma equipa, necessária para converter os 1s e 0s em informação útil da qual os líderes empresariais necessitam para uma tomada de decisão inteligente.

empregos como data engineer
1

o que é um data engineer?

Os data engineers recolhem, gerem e administram dados. São uma parte crítica de qualquer operação de dados, criando a arquitetura para a aquisição e processamento de dados em bruto e, depois, preparando essa informação para os cientistas de dados a analisarem e criarem conhecimentos a partir dela. Os data engineers identificam tendências em conjuntos de dados e desenvolvem algoritmos como parte do trabalho de preparação. Tal como muitas funções de TI, os data engineers possuem competências técnicas muito profundas e específicas, tais como a conceção de bases de dados SQL, múltiplas linguagens de programação e serviços em cloud. 

Para além da necessidade de competências técnicas, estes profissionais fazem parte de uma equipa que deve fornecer os conhecimentos críticos necessários aos líderes empresariais para orientar os seus objetivos estratégicos do quotidiano e a longo prazo. Ao permitir a estes executivos compreender e reagir rapidamente às tendências imediatas e emergentes, as equipas analíticas desempenham um papel importante na facilitação de resultados para as suas organizações.

De um dia para o outro, data engineers trabalham com colegas de negócios e de TI para desenvolver arquitetura e criar interfaces (APIs) que melhoram a usabilidade dos dados. Quer estejam a preparar as informações para utilização num painel de controlo, para serem importadas para uma base de dados ou extraídas para outros fins, como engenheiro és responsável por assegurar a integridade dos dados e das condutas. Outras tarefas regulares incluem a combinação de diferentes conjuntos de dados, determinares como armazenar a informação e trabalhares com cientistas e analistas de dados para adquirires os conhecimentos necessários.

Woman smiling while sitting behind her desk, screens displaying financial information.
Woman smiling while sitting behind her desk, screens displaying financial information.
2

salário médio de um data engineer

Segundo a Glassdoor, o salário médio de um data engineer em Portugal é de 3.066 euros mensais, correspondentes a 32.609 euros por ano. A oscilação nos valores salariais pode ir dos 1.093 euros aos 5.516 euros, sendo que o salário é influenciado por inúmeros fatores. Segundo o Relatório de Empregos Emergentes 2020 do LinkedIn, data engineer é uma profissão em crescimento significativo.

3

tipos de data engineer

Os data engineers dividem-se tipicamente em três tipos:

  • generalistas: supervisionas todas as tarefas de dados dentro de uma organização, incluindo a análise.
  • especialistas em pipelines: irás gerir todo o fluxo de dados para a empresa.
  • especialistas em bases de dados: trabalharás com múltiplas bases de dados.

A dimensão da organização dita frequentemente o tipo de engenheiro de dados empregado, uma vez que ss mais pequenss podem ser limitadss a uma pequena equipa ou mesmo apenas a um indivíduo que gere os dados. As empresas com mais recursos podem ser capazes de empregar mais engenheiros para apoiarem um maior volume de trabalho e necessidades analíticas mais amplas.

4

trabalhar como data engineer

Se trabalhares como data engineer, algumas das competências necessárias para exerceres a profissão são: 

  • Capacidade de comunicação (dados). Sabes da necessidade de traduzir conceitos técnicos para uma linguagem não técnica e compreendes qual é a comunicação necessária para os intervenientes internos e externos. 
  • Análise e síntese de dados. Sabes como realizar a análise do perfil dos dados e do sistema de origem e podes apresentar aos colegas conhecimentos claros para apoiar a utilização final dos dados.
  • Processo de desenvolvimento de dados. É possível conceberes, construíres e testares produtos de dados com base na alimentação de múltiplos sistemas utilizando uma gama de diferentes tecnologias de armazenamento e/ou métodos de acesso. Sabes como criar produtos repetíveis e reutilizáveis.
  • Inovação de dados. Conheces as oportunidades de inovação com novas ferramentas e a utilização de dados.
  • Design de integração de dados. Podes fornecer soluções de dados de acordo com as normas organizacionais acordadas que asseguram serviços resistentes, escaláveis e à prova de futuro.
  • Modelação de dados. Compreendes os conceitos e princípios da modelação de dados e podes produzir, manter e atualizar modelos de dados relevantes para necessidades comerciais específicas. Sabes como inverter modelos de dados de um sistema ao vivo.
  • Gestão de metadados. Podes trabalhar com repositórios de metadados para completares tarefas complexas tais como análise de impacto de integração de dados e sistemas. Sabes como manter um repositório para assegurar que a informação se mantenha exata e atualizada.
  • Resolução de problemas (dados). Conheces os tipos de problemas em bases de dados, processos de dados, produtos e serviços de dados. (Nível pertinente de aptidão: sensibilização)
  • Programação e construção (engenharia de dados). Podes conceber, codificar, testar, corrigir e documentar programas ou scripts simples sob a direção de outros. (Nível pertinente de aptidão: trabalho)
  • Compreensão técnica (engenharia de dados). Compreendes conceitos técnicos fundamentais relacionados com a função e podes aplicá-los com orientação.
  • Testes. É possível que executes roteiros de teste sob supervisão. Compreendes o papel dos testes e o seu funcionamento.
ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Para prosseguires uma carreira em engenharia de dados, as competências-chave envolvem programação, matemática, desenvolvimento de software, mineração de dados, gestão de bases de dados, TI e cibersegurança. É necessário que tenhas uma sólida formação tecnológica de todos os tipos de engenharia de dados, quer o papel seja de generalista, engenheiro especializado em pipelines ou especialista em bases de dados. A maioria das organizações que contrata data engineers procura candidatos com os seguintes graus:

Uma licenciatura, mestrado ou doutoramento em:

  • matemática
  • tecnologia da informação
  • ciências da computação
  • engenharia de software

Para além da formação universitária, os empregadores podem procurar certificação numa das várias áreas tecnológicas chave, sendo que muitos destes certificados são internacionais e obtidos junto de marcas de renome. De acordo com o CIO, as formações mais procuradas para engenheiros e arquitetos de dados incluem certificados emitidos pela Amazon, Google ou Big Data, que demonstrem especialização em setores específicos e reconhecimento de marcas internacionais.

6

FAQs

Aqui estão as perguntas mais frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como data engineer.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.