data engineer
Os data engineers tornaram-se um dos profissionais mais requisitados do mundo digital atual. À medida que as empresas de todo o mundo se envolvem em mais fluxos de trabalho digitais, há uma procura crescente por profissionais que ajudem a assegurar que a informação seja recolhida e processada, limpa e formatada, e preparada para que os cientistas de dados a utilizem. De facto, tanto os cientistas de dados como os engenheiros são membros essenciais da mesma equipa, necessária para converter os 1s e 0s em informação útil da qual os líderes empresariais necessitam para uma tomada de decisão inteligente.
empregos como data engineero que é um data engineer?
Os data engineers recolhem, gerem e administram dados. São uma parte crítica de qualquer operação de dados, criando a arquitetura para a aquisição e processamento de dados em bruto e, depois, preparando essa informação para os cientistas de dados a analisarem e criarem conhecimentos a partir dela. Os data engineers identificam tendências em conjuntos de dados e desenvolvem algoritmos como parte do trabalho de preparação. Tal como muitas funções de TI, os data engineers possuem competências técnicas muito profundas e específicas, tais como a conceção de bases de dados SQL, múltiplas linguagens de programação e serviços em cloud.
Para além da necessidade de competências técnicas, estes profissionais fazem parte de uma equipa que deve fornecer os conhecimentos críticos necessários aos líderes empresariais para orientar os seus objetivos estratégicos do quotidiano e a longo prazo. Ao permitir a estes executivos compreender e reagir rapidamente às tendências imediatas e emergentes, as equipas analíticas desempenham um papel importante na facilitação de resultados para as suas organizações.
De um dia para o outro, data engineers trabalham com colegas de negócios e de TI para desenvolver arquitetura e criar interfaces (APIs) que melhoram a usabilidade dos dados. Quer estejam a preparar as informações para utilização num painel de controlo, para serem importadas para uma base de dados ou extraídas para outros fins, como engenheiro és responsável por assegurar a integridade dos dados e das condutas. Outras tarefas regulares incluem a combinação de diferentes conjuntos de dados, determinares como armazenar a informação e trabalhares com cientistas e analistas de dados para adquirires os conhecimentos necessários.
salário médio de um data engineer
Segundo a Glassdoor, o salário médio de um data engineer em Portugal é de 3.066 euros mensais, correspondentes a 32.609 euros por ano. A oscilação nos valores salariais pode ir dos 1.093 euros aos 5.516 euros, sendo que o salário é influenciado por inúmeros fatores. Segundo o Relatório de Empregos Emergentes 2020 do LinkedIn, data engineer é uma profissão em crescimento significativo.
tipos de data engineer
Os data engineers dividem-se tipicamente em três tipos:
- generalistas: supervisionas todas as tarefas de dados dentro de uma organização, incluindo a análise.
- especialistas em pipelines: irás gerir todo o fluxo de dados para a empresa.
- especialistas em bases de dados: trabalharás com múltiplas bases de dados.
A dimensão da organização dita frequentemente o tipo de engenheiro de dados empregado, uma vez que ss mais pequenss podem ser limitadss a uma pequena equipa ou mesmo apenas a um indivíduo que gere os dados. As empresas com mais recursos podem ser capazes de empregar mais engenheiros para apoiarem um maior volume de trabalho e necessidades analíticas mais amplas.
trabalhar como data engineer
Se trabalhares como data engineer, algumas das competências necessárias para exerceres a profissão são:
- Capacidade de comunicação (dados). Sabes da necessidade de traduzir conceitos técnicos para uma linguagem não técnica e compreendes qual é a comunicação necessária para os intervenientes internos e externos.
- Análise e síntese de dados. Sabes como realizar a análise do perfil dos dados e do sistema de origem e podes apresentar aos colegas conhecimentos claros para apoiar a utilização final dos dados.
- Processo de desenvolvimento de dados. É possível conceberes, construíres e testares produtos de dados com base na alimentação de múltiplos sistemas utilizando uma gama de diferentes tecnologias de armazenamento e/ou métodos de acesso. Sabes como criar produtos repetíveis e reutilizáveis.
- Inovação de dados. Conheces as oportunidades de inovação com novas ferramentas e a utilização de dados.
- Design de integração de dados. Podes fornecer soluções de dados de acordo com as normas organizacionais acordadas que asseguram serviços resistentes, escaláveis e à prova de futuro.
- Modelação de dados. Compreendes os conceitos e princípios da modelação de dados e podes produzir, manter e atualizar modelos de dados relevantes para necessidades comerciais específicas. Sabes como inverter modelos de dados de um sistema ao vivo.
- Gestão de metadados. Podes trabalhar com repositórios de metadados para completares tarefas complexas tais como análise de impacto de integração de dados e sistemas. Sabes como manter um repositório para assegurar que a informação se mantenha exata e atualizada.
- Resolução de problemas (dados). Conheces os tipos de problemas em bases de dados, processos de dados, produtos e serviços de dados. (Nível pertinente de aptidão: sensibilização)
- Programação e construção (engenharia de dados). Podes conceber, codificar, testar, corrigir e documentar programas ou scripts simples sob a direção de outros. (Nível pertinente de aptidão: trabalho)
- Compreensão técnica (engenharia de dados). Compreendes conceitos técnicos fundamentais relacionados com a função e podes aplicá-los com orientação.
- Testes. É possível que executes roteiros de teste sob supervisão. Compreendes o papel dos testes e o seu funcionamento.
-
ambiente de trabalho
Se trabalhares em equipa enquanto data engineer poderás realizar os teus trabalhos no local ou remotamente. As ferramentas e conjuntos de dados utilizados para o trabalho são todos digitais, pelo que não há limitações quanto à tua localização física, desde que tenhas acesso seguro aos servidores. Apenas a cultura e as políticas da empresa ditam se o trabalho é realizado no local ou virtualmente, mas considerando a atual adoção generalizada do trabalho a partir de casa, é provável que muitos data engineers continuem a desempenhar as suas funções remotamente.
-
horário de trabalho
Com tantas empresas a gerar enormes quantidades de dados e a acelerar as suas operações digitais, a necessidade de conhecimentos empresariais nunca foi tão grande. Isto está a colocar uma enorme pressão sobre as equipas de dados para rapidamente recolherem, extraírem e processarem informação de forma mais expedita.
Para os data engineers, isto pode significar longos dias atrás da secretária, uma vez que estes enfrentam mais projetos. Se fores um especialista que trabalha em pequenas e médias empresas, pode ser-te pedido que trabalhes mais horas para satisfazer exigências crescentes. As horas são ditadas por uma série de fatores, incluindo a cultura da empresa, tipo de negócio, dimensão da equipa e trajetória de crescimento.
Cada vez mais, as empresas estão a empregar data engineers numa base contingente ou contratual para satisfazer as suas crescentes necessidades de dados. Isto permite que alguns trabalhadores assumam vários projetos e adquiram experiência valiosa em diferentes tecnologias para satisfazer uma variedade de necessidades empresariais. Estes acordos também permitem aos data engineers não contratados a título permanente passar de um cliente para outro para ganharem uma maior exposição a novos desafios e oportunidades.
-
quem são os teus colegas?
Nesta área terás de trabalhar com cientistas de dados e com profissionais da equipa de TI. É também provável que tenhas um supervisor no começo da tua carreira. Terás contacto com os demais profissionais da empresa onde trabalhas, que irão variar consoante a tua área de trabalho.
-
quais são as tarefas de um data engineer?
As tarefas diárias envolvidas na realização destes objetivos são variadas. Estas incluem:
- Extrair dados e prepará-los como parte dos processos ETL (extrair, transformar, e carregar)
- Fazer convergir conjuntos de dados
- Avaliar, analisar e limpar conjuntos de dados
- Codificar e executar
- Criar armazéns de dados e utilizá-los para análise
- Utilizar estruturas para servir os dados
É da responsabilidade principal do data engineer assegurar que a informação disponibilizada aos cientistas e outros interessados é verdadeira e utilizável. Isto também requer uma estreita colaboração com outros membros da equipa, incluindo criadores de aplicações, cientistas de dados e administradores de bases de dados.
-
vantagens de trabalhar como data engineer pela randstad
Sendo o maior negócio de serviços de RH do mundo, a Randstad trabalha com alguns dos mais experientes e talentosos data engineers e empresas líderes que os empregam. Como fornecedor de talentos à maioria das empresas da Fortune 500, os nossos candidatos têm acesso aos negócios mais admirados no seu campo, incluindo as principais empresas de TI&C, ciências da vida, serviços financeiros, indústria transformadora e outras.
As experientes equipas de recrutamento da Randstad em todo o mundo utilizam as mais recentes tecnologias de talento para criar fortes combinações de candidatos às vagas de emprego disponíveis. Os nossos recrutadores também passam um tempo significativo em interação direta com os candidatos a emprego para compreender os seus desejos profissionais e os conectar com os empregadores certos.
educação & qualificações
Para prosseguires uma carreira em engenharia de dados, as competências-chave envolvem programação, matemática, desenvolvimento de software, mineração de dados, gestão de bases de dados, TI e cibersegurança. É necessário que tenhas uma sólida formação tecnológica de todos os tipos de engenharia de dados, quer o papel seja de generalista, engenheiro especializado em pipelines ou especialista em bases de dados. A maioria das organizações que contrata data engineers procura candidatos com os seguintes graus:
Uma licenciatura, mestrado ou doutoramento em:
- matemática
- tecnologia da informação
- ciências da computação
- engenharia de software
Para além da formação universitária, os empregadores podem procurar certificação numa das várias áreas tecnológicas chave, sendo que muitos destes certificados são internacionais e obtidos junto de marcas de renome. De acordo com o CIO, as formações mais procuradas para engenheiros e arquitetos de dados incluem certificados emitidos pela Amazon, Google ou Big Data, que demonstrem especialização em setores específicos e reconhecimento de marcas internacionais.
-
aptidões & competências
Como data engineer precisas de ser bem qualificado em arquitetura de dados e conceção e manutenção de bases de dados. Para desempenhares os teus trabalhos de forma competente, é necessário que tenhas um forte conhecimento de uma variedade de tecnologias e línguas - cerca de 10 a 30, para escolheres as melhores ferramentas para os projetos em que trabalhas. Muitas organizações irão implementar um único conjunto de serviços na cloud de um fornecedor singular, pelo que é muitas vezes necessário teres um conhecimento profundo de uma plataforma, quer seja na AWS ou a Azure.
Algumas das competências de que um data engineer necessita incluem:
- Apache Spark
- SQL
- Hadoop
- Beam
- Java
- Python
- Databases
- Scripts Shell
- Platafomas ML: MLib (Spark)
- Computação em paralelo para Aprendizagem Profunda (Tensorflow, GPU Programming)
- Desenvolvimento em Containers (Docker, Rkt)
- Programming in Notebooks (Zeppelin, Jupyter)
- Java, C++, e/ou Go e linguagens funcionais (Scala, Clojure, Elixir)
Para além destas competências técnicas, a progressão na carreira também requer muitas competências transversais tipicamente possuídas pelos gestores em qualquer função: comunicação forte, colaboração orientada para a equipa, boa gestão de projetos e utilização eficiente do tempo.
Como os data engineers são normalmente solicitados para satisfazer uma necessidade empresarial, neste papel deves ser capaz de trabalhar com vários colegas de dados e líderes operacionais para determinares o objetivo de qualquer projeto ou iniciativa.
FAQs
Aqui estão as perguntas mais frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como data engineer.
-
o trabalho de um data engineer é semelhante ao de um cientista de dados?
Não exatamente. Os engenheiros concentram-se em garantir que a informação que será utilizada para criar uma visão empresarial seja precisa, organizada e pronta a ser utilizada pelos cientistas de dados. Estes dois papéis podem trabalhar em estreita colaboração para assegurar que o trabalho analítico resulte em informação que os líderes empresariais possam compreender e utilizar para alcançar os seus objetivos empresariais.
-
vou conseguir encontrar emprego como data engineer imediatamente após terminar a faculdade?
Muitos empregadores procuram candidatos com pelo menos alguns anos de experiência de trabalho na área, mas com a escassez de data engineers neste momento, alguns estão a recrutar licenciados que têm fortes conhecimentos de programação e tecnologia e capacidades de resolução de problemas. A melhor maneira de obteres trabalho como data engineer é adquirires muitas das competências de base e desenvolvê-las através de certificação adicional e trabalhando em projetos de dados.
-
os data engineers não são simplesmente um subsetor de codificadores informáticos?
A codificação é uma competência essencial que os data engineers devem possuir, mas o teu trabalho é muito mais complexo do que a mera programação. É necessária uma compreensão da arquitetura de dados, bases de dados e sistemas de distribuição. Deves ser capaz de identificar problemas com conjuntos de dados, desenvolver soluções para os resolver e integrar os dados nos sistemas que serão utilizados para analisar os números.
-
é necessário um mestrado em engenharia de dados para progredir neste campo?
Nem todas as empresas exigem que os seus engenheiros e cientistas de dados tenham um mestrado, mas para adquirires uma função a nível de gestão, isto é fortemente recomendado.
Há muitos especialistas experientes em dados que trabalham na área sem um diploma de pós-graduação, aproveitando a sua experiência de trabalho e conhecimentos tecnológicos para se destacarem na sua área. No entanto, um mestrado ou doutoramento oferece uma maior compreensão sobre teorias e resolução de problemas. Além disso, a certificação em várias ferramentas e tecnologias pode também ajudar-te a progredir na carreira neste setor.
-
como posso candidatar-me a uma vaga como data engineer?
Candidatares-te a um trabalho como data engineer é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!