auxiliar de produção

Cada programa de televisão, filme, vídeo musical e projeto comercial precisa de alguém que se certifique de que os desejos e necessidades de todos são satisfeitos. Aqui está tudo o que precisas de saber sobre as responsabilidades, salário e perspetivas de emprego, se estiveres interessado em te tornares um auxiliar de produção.

empregos como auxiliar de produção
1

o que é um auxiliar de produção?

Como auxiliar de produção, trabalhas em estreita colaboração com o produtor principal para te assegurares de que todas as suas necessidades são satisfeitas e de que os recursos adequados estão disponíveis para as suas tarefas específicas. Os auxiliares de produção asseguram que todo o equipamento, adereços, e quaisquer outros requisitos necessários para o projeto estão disponíveis quando necessário. O teu trabalho é também assegurar que todos os problemas de produção sejam resolvidos para evitar atrasos na conclusão de um projeto. Deves garantir que todo o calendário de produção é cumprido e que todos os prazos são respeitados. Além disso, deves ajudar o realizador e os atores a prepararem-se para a filmagem e certificares-te de que eles têm tudo o que precisam à disposição antes de começarem a filmar.  

production assistant
production assistant
2

salário médio de um auxiliar de produção

O salário de um auxiliar de produção varia em função do local e do tipo de trabalho. O salário difere de uma empresa para outra, dependendo da indústria, do emprego e de outros fatores. Como auxiliar de produção, o salário médio será de 955 euros por mês. Ainda assim, o salário depende do tipo de assistente de produção que fores, sendo natural que recebas melhor se fores um assistente de produção com mais experiência profissional.

3

tipos de auxiliar de produção

Os assistentes de produção desempenham diferentes papéis, desde secretários de produção a assistentes de câmara e coordenadores de produção. Os diferentes papéis e responsabilidades que tens, dependem do teu posto de trabalho. Enquanto que se fores assistente é natural que ocupes um cargo de nível inferior, podes também ser um assistente de produção sénior, cabendo-te a supervisão do pessoal dos escalões inferiores.  

4

trabalhar como auxiliar de produção

Trabalhar como auxiliar de produção tem muitas vantagens. A primeira vantagem é que o trabalho de um auxiliar de produção é normalmente muito flexível e confortável. A segunda vantagem de trabalhares como assistente de produção é que terás a oportunidade de conhecer muitas pessoas na indústria cinematográfica. A terceira vantagem de trabalhar como auxiliar de produção é que este trabalho pode ser muito gratificante, especialmente se fores um apaixonado por cinema e quiseres aprender mais sobre a indústria cinematográfica. Além disso, trabalhar como auxiliar de produção é, muitas vezes, o primeiro passo para conseguires um emprego melhor. Este primeiro passo é normalmente um trabalho de auxiliar de produção como estagiário ou subeditor, o que te dará uma grande experiência para esse cargo, e depois podes avançar para conseguires um emprego e uma carreira com melhor remuneração. As funções e responsabilidades dos assistentes de produção mudam consoante o posto de trabalho. Na maioria das vezes, não estás em posição de tomar decisões, mas ajudas na tomada dessas decisões em fase de pré-produção e produção. Por vezes, tens responsabilidades específicas para ajudar a montar o equipamento ou a deslocar o material. Aqui está uma visão geral do que se pode esperar num quotidiano como assistente de produção.

descrição do trabalho como auxiliar de produção

As funções e responsabilidades de um auxiliar de produção variam em função do projeto em que estás a trabalhar. Geralmente, serás responsável por receber pedidos ou tarefas específicas do diretor e depois completá-las de forma precisa e atempada. Os auxiliares de produção são a espinha dorsal de qualquer projeto. Aqui está uma lista de tarefas que podes esperar realizar quando te tornares um auxiliar de produção, incluindo:

  • ajudar a manter o diretor dentro do horário em agenda e organizado
  • obter os adereços e o equipamento necessários para uma cena
  • ajudar o diretor a filmar uma sequência ou cena de ação e fazer parte do elenco a filmar com a equipa de filmagem
  • ajudar a manter a concentração no realizador que está a dirigir a cena enquanto a câmara continua a filmar
  • levar o lixo, esfregar e limpar as áreas ou o cenário após a conclusão das filmagens
  • trazer adereços para as instalações e limpá-los
  • ajudar os atores e dar-lhes feedback sobre as suas falas, bloqueios e atuação
  • levar os adereços de volta para o departamento de guarda-roupa
  • ajudar o responsável pelos adereços na preparação de adereços para novas filmagens ou takes adicionais
  • assegurar que o realizador está ciente de todas as filmagens necessárias para o cumprimento do guião
  • dar assistência ao diretor em momentos de bloqueio e no assumir de novas funções
  • atender a quaisquer recados ou necessidades do elenco, da equipa ou do diretor
  • fornecer ao diretor assistente ou ao produtor as informações logísticas, incluindo transporte ou sobre onde jantar
5

educação & aptidões

Para te tornares um auxiliar de produção, deves ter uma formação em produção cinematográfica e televisiva. É muito importante que tenhas uma licenciatura ou algum tipo de certificação em produção cinematográfica ou televisiva. Um curso de Ciências da Comunicação ou Comunicação Audiovisual também te dará acesso a este cargo. Também deves ter experiência neste campo; muitas vezes, um estágio não remunerado ou trabalhar como assistente de realizadores, escritores, ou outro pessoal qualifica-te para que te tornes um auxiliar de produção. Por vezes, os realizadores procuram pessoas que já tenham completado algum tipo de programa de certificação especificamente para a indústria do cinema ou televisão. Seja qual for o caso, se quiseres ser qualificado como auxiliar de produção, deves ter pelo menos dois anos de experiência na indústria do entretenimento.

aptidões & competências

Como auxiliar de produção, deves possuir as seguintes competências para desempenhares as tuas funções com sucesso:

  • boa capacidade de gestão do tempo
  • fortes capacidades de organização
  • capacidade de trabalho em equipa
  • excelentes capacidades de comunicação verbal e escrita

Os auxiliares de produção também devem ser extremamente bons em multitasking, ser capazes de lidar com o stress a todos os níveis e ter grande atenção ao detalhe.

aptidões avançadas

Para seres um candidato ideal para um cargo de auxiliar de produção, deves também ter familiaridade com certas competências técnicas, como por exemplo:

  • escrever guiões
  • produção de som para filmes ou programas de televisão
  • trabalhar com câmaras ou equipamento de áudio
  • trabalhar num ambiente de pós-produção

Todos os auxiliares de produção devem ser proficientes com uma série de equipamentos, incluindo tablets, câmaras fotográficas, e software de edição. Enquanto auxiliar de produção, deves ser enérgico e capaz de executar tarefas fisicamente exigentes. Deves também compreender a importância da confidencialidade, que é fundamental para qualquer carreira neste setor.

6

FAQs

Aqui estão as perguntas mais frequentes sobre trabalhar como auxiliar de produção.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.