xmas work: uma app que liga empresas a candidatos

Este Natal, vai ser possível encontrar trabalho de forma mais rápida, fácil e prática, com apenas três passos: registar, pesquisar e fazer “match”. O Xmas Work – a nova oferta da Randstad – traduz-se numa app para candidatos, que permite ver e aceitar empregos típicos desta época de Natal, e num portal para as empresas, que podem registar os seus pedidos de emprego, ficando imediatamente disponíveis no telemóvel dos candidatos. «O “match” é feito por via digital e depois basta aparecer para trabalhar», garante a Randstad.

O objectivo desta solução é permitir que empresas e candidatos encontrem mais rapidamente um emprego, à distância de uma consulta do telemóvel, e com todas as garantias de suporte por parte da empresa de Recursos Humanos, que é também quem assegura o pagamento, após a realização do trabalho.

As vantagens parecem evidentes e o processo simples para todos aqueles que desejam encontrar trabalho nesta época natalícia: os candidatos têm apenas que se registar na página www.randstad.pt/candidatos/registo-xmas-work. Depois, a Randstad verifica se o candidato cumpre os requisitos legais para que possa trabalhar e, caso isso aconteça, é-lhe enviado um e-mail com o código de acesso à app myRandstad (disponível em Google e iOS). Após o download, é possível ver todas as oportunidades adequadas ao perfil e aceitar o emprego e o horário pretendido.

Para as empresas, a experiência é igualmente simples. Têm apenas que preencher o formulário de pedido de informação sobre o Xmas Work , disponível em www.randstad.pt/candidatos/registo-xmas-work-clientes, sendo posteriormente enviado um e-mail com a proposta de adjudicação e com toda a informação sobre o produto. Tendo sido aceite, a empresa recebe então um acesso à plataforma, assegurando a Randstad suporte inicial para a utilização da mesma, e podendo começar desde logo a partilhar as suas vagas. «Em termos de investimento, existe um fee mensal de acesso digital e um valor de tabela para cada função disponível», esclarece-se.

Nesta primeira fase, e como o próprio nome indica, a solução está dedicada exclusivamente a funções típicas da época de Natal e apenas para a zona de Lisboa. «É uma experimentação que nos vai permitir perceber a apetência do nosso mercado para este tipo de solução», sublinha José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal. «Acreditamos que vai aproximar empresas e candidatos, em especial candidatos para trabalhos pontuais, empregos de part-time, experiências remuneradas e enquadradas na lei. Estamos muito entusiasmados com este passo que pode ser apenas o princípio de uma nova experiência no acesso ao emprego.»