O Inhouse é uma solução personalizada que ajuda as empresas de vários segmentos - desde automóvel e engenharia até ao fabrico e logística - a satisfazer as suas necessidades de contratação de alto volume. Este serviço pode apoiar a estratégia de talento da sua empresa, utilizando métodos que podem conduzir a poupanças de custos em toda a força de trabalho.

Então mas quais são esses métodos, e como pode o Inhouse ajudar a sua empresa a reduzir os gastos totais da sua força de trabalho?

 

Compreensão profunda

Para identificar as áreas onde existe uma maior oportunidade de otimizar os custos e ser mais eficiente financeiramente, primeiro precisa de ter uma forte compreensão da posição em que o seu negócio se encontra atualmente.

A solução de Inhouse ajuda-o a adquirir estes conhecimentos através de uma análise aprofundada do seu negócio. Isto envolve gestores de processo dedicados, também conhecidos como analistas de taskforce, trabalhando em estreita colaboração com partes interessadas de várias áreas da sua empresa - gestão, formação, operações, RH e procurement  - para compreender onde se encontra neste momento, onde quer estar no futuro, e os passos que pode dar para alcançar os seus objectivos.

O seu gestor de processos - um especialista da Randstad que será designado especificamente para a sua empresa - ajudá-lo-á a compreender melhor as operações da sua força de trabalho, fazendo perguntas vitais como:

 

  1. Quais são os seus principais objetivos empresariais? Quer aumentar as receitas, reduzir os custos, ou ambos?
  2. Como é que estes objectivos se ligam à sua força de trabalho?
  3. Como é que aborda o recrutamento? Que passos estão envolvidos na procura e seleção de candidatos, e quanto é que isso custa?
  4. Quanto gasta em atividades vitais de recrutamento novo?
  5. Como é que decide quantas pessoas precisa?
  6. Quais os custos que enfrenta em resultado do absentismo e da rotação de trabalhadores?
  7. Com base neste entendimento fundamental do estado atual do seu negócio - conhecido como a sua "medida zero" - podemos identificar as ações mais eficazes para impulsionar a eficiência e otimizar os seus custos.

 

Reduzir os custos sem perder produtividade

Uma das formas mais comuns de reduzir os custos para os clientes é através da melhoria do processo de onboarding.

O onboarding eficaz é vital, para que se possa assegurar que os novos trabalhadores estejam confortáveis no local de trabalho e preparados para atingir um bom nível de produtividade o mais rapidamente possível. Para as grandes empresas que dependem frequentemente de colaboradores contingentes, o onboarding regular também pode ser muito caro, especialmente se não for feito da forma mais rentável.

A experiência e o conhecimento da Randstad nesta área significa que a nossa área de Inhouse pode assumir o seu processo de embarque e torná-lo muito mais eficiente. Uma das formas de o conseguir é através da utilização das mais recentes tecnologias e inovações como a automação, que o podem ajudar a poupar tempo e a fazer o melhor uso possível dos seus recursos.

Indo um passo mais além do que o onboarding, a formação é outra área onde muitas grandes empresas têm oportunidades de melhorar. O excesso de formações é uma questão particularmente comum. Está a perder tempo e dinheiro a equipar as pessoas com competências que não são essenciais para as suas funções e que elas podem nem sequer utilizar?

Podemos ajudá-lo a identificar estas ineficiências e oferecer aconselhamento sobre como pode optimizar a sua formação.

Outro objectivo comum é controlar a rotação de trabalhadores. Afinal, se conseguir reter trabalhadores durante o máximo de tempo possível, o custo do recrutamento, onboarding e formação de novo pessoal será reduzido.

É vital manter estes custos sob controlo, particularmente em indústrias como automóvel ou o sector farmacêutico, onde muitas vezes é necessária muita formação e preparação antes que os novos recrutas atinjam um nível aceitável de produtividade.

Uma das formas mais eficazes de limitar a rotatividade é assegurando, desde o início, que está a contratar pessoas que não só têm as competências e experiência certas, mas que estão bem adaptadas à cultura da sua empresa e é pouco provável que saiam pouco tempo depois da sua entrada.

Uma organização eficiente da mão-de-obra é outro processo chave que o pode ajudar a assegurar que está a fazer o melhor uso dos recursos à sua disposição.

Métodos como estes permitem-lhe poupar tempo e reduzir custos, sem sacrificar a produtividade.

 

Resultados comprovados

A abordagem da solução Inhouse para compreender a mão-de-obra e identificar oportunidades para minimizar os custos sem perder a produtividade, tem produzido resultados para as empresas numa série de indústrias em todo o mundo.

Do ponto de visto global, estamos atualmente a trabalhar em programas de redução de custos com mais de 800 clientes, ajudando-os a alcançar reduções de pelo menos 2% a 3% no total dos seus gastos com força de trabalho.


Fonte: Randstad Países Baixos